Como fazer um resumo simples exemplo?
O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.Quantas linhas deve ter um resumo simples?
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras.Como deve ser o resumo?
a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo. b) Do resumo deve conter o título do trabalho em letras maiúsculas: • Fonte Arial, tamanho 12, negrito e centralizado.Como se faz um resumo de um trabalho?
Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico
- Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
- Defina os Objetivos. ...
- Especifique o Método. ...
- Apresente os Resultados. ...
- Conclusão.
RESUMO SIMPLES E RESUMO EXPANDIDO: Como fazer
Como fazer um resumo bom e rápido?
8 dicas de como fazer um resumo eficiente
- Faça marcações. ...
- Anotações pós-estudo. ...
- Explique aquilo que aprendeu. ...
- Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. ...
- Se preferir, faça um mapa mental. ...
- Se concentre e escreva o resumo. ...
- Priorize a realização das etapas a mão.
O que é um resumo exemplo?
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.Quais são os três tipos de resumo?
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.O que colocar no título de um resumo?
O resumo deve conter: Título – o original do autor da obra original, quando só se usa um texto. Para dois ou mais textos pode-se criar um título. Corpo do texto – é o desenvolvimento.Quantas palavras tem que ter o resumo?
Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões. Versão em outro idioma do resumo da tese ou dissertação. Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação.Como fazer a introdução de um resumo?
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, atraindo o interesse do leitor para o assunto que será abordado. Para criar uma introdução eficiente, é importante levar em consideração o público-alvo do texto, o objetivo do conteúdo e o tipo de texto que está sendo escrito.Como fazer um resumo com palavras chaves?
4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras- chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.Como colocar as palavras chaves?
As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.Quais os 7 passos para fazer um resumo?
7 passos para escrever um resumo profissional
- #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
- #2. Determine o público-alvo. ...
- #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
- #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
- #5. Adapte-se ao cargo. ...
- #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
- #7. Revise e edite.
Que palavras usar para iniciar um resumo?
CONECTIVOS: Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, desse modo, logo, pois, assim sendo, nesse sentido.Como iniciar um resumo de um texto acadêmico?
Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico
- Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
- Defina os Objetivos. ...
- Especifique o Método. ...
- Apresente os Resultados. ...
- Conclusão.
Quantas páginas pode ter um resumo simples?
O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando os assuntos principais do documento original. Já um resumo expandido é uma versão mais longa, que pode ter entre 4 e 5 páginas, contando com os vários aspectos do conteúdo de origem.Pode ter referência no resumo?
Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.Como fazer um resumo simples ABNT?
Você DEVE:
- Colocar na primeira frase do seu Resumo a explicação sobre o tema principal do trabalho.
- Em seguida mencione o tipo de trabalho: se é por exemplo um Estudo de Caso, Revisão Bibliográfica, Pesquisa Teórica ou Aplicada, etc.
- Ressalte o(s) objetivo(s), a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho.
Qual é o processo mental para produzir um resumo?
Sumarização: Processo mental inerente à produção de resumos (e à leitura de um modo geral). Possibilidades: - Apagamento de conteúdos facilmente inferíveis a partir de nosso conhecimento de mundo.Qual é o principal objetivo de um resumo?
Um resumo fornece ao leitor uma descrição clara do seu estudo e resultados sem que o leitor tenha que ler o artigo inteiro. O resumo é uma ferramenta importante para os pesquisadores que precisam examinar centenas de artigos na sua área de estudo. O resumo é ainda mais importante em artigos sem acesso aberto.O que o resumo deve ressaltar?
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.Como escrever um resumo passo a passo?
Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos
- Fazer uma leitura atenta. ...
- Marcar partes importantes. ...
- Anotar comentários. ...
- Pensar em correlações. ...
- Organizar as informações. ...
- Escrever com as próprias palavras. ...
- Fazer listas ou tópicos. ...
- Ler novamente.
Como dar início a um texto?
Conheça o assunto do qual vai escrever!Você deve conhecer bem o tema do qual vai escrever. O tema está ligado ao propósito e objetivo do texto, por isso é muito importante fazer leituras para se informar, conhecer termos, saber argumentar, levantar problemas e hipóteses.
Como se começa um texto?
Confira algumas opções:
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.