- Pois não, com certeza. Na resposta «Pois sim», afirma-se «que sim», que pode usar isto. Na resposta «Pois não, com certeza», a resposta é também afirmativa, mas encontra-se sincopada.
Pois não significa o mesmo que dizer, sim, claro. Pois não é uma maneira cortez de responder, simplesmente sim, e que atender àquele pedido não irá causar qualquer incômodo. O termo expressa a anuência ou disponibilidade de fazer alguma coisa, ou tomar alguma atitude.
Isto é, ... de emprestar / fazer / comer / ir, ou qualquer outro infinitivo, que se pronunciam encurtadas. Dizemos, pois, que a expressão "pois não", tanto brasileira como portuguesa, resulta do encurtamento da expressão "pois não havia de" – infinitivo.
Bem, na verdade é o contrário de pois não! Pois sim é usado frequentemente de forma extremamente negativa ou mesmo irônica. Como o pois não foi criado para ser uma forma muito educada de dizer sim a alguém, não demorou muito para que as pessoas usassem as palavras contrárias para ironizar.
Pois não! fórmula de cortesia que se usa quando alguém nos pede alguma coisa, e que significa que não podíamos deixar de a conceder: Pois não! com muito gosto o acompanharei.
Como usar a expressão POIS É em português? | Vou Aprender Português
Tem vírgula no pois?
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando."
✔️ PÔS Forma do verbo pôr. Ex.: A Miranda pôs o telemóvel à mesa. ✔️ POIS Conjunção conclusiva. Ex.: Não irei à praça do Mutundo, pois está chover muito.
Na resposta «Pois sim», afirma-se «que sim», que pode usar isto. Na resposta «Pois não, com certeza», a resposta é também afirmativa, mas encontra-se sincopada. Completa seria assim, por exemplo: Pois [então] não [havia de poder?]
É incorreto o uso de pois não com o sentido de sim visto ser uma construção informal da língua portuguesa?
É incorreto o uso de “pois não” com o sentido de “sim”, visto ser uma construção informal da língua portuguesa. A inadequação está na explicação sobre o uso do futuro do pretérito em "gostaria".
A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.
Obrigada. Lê-se como se fosse uma só palavra, com o s intervocálico a valer de z que é o seu valor normal nesta posição: pois é = *poisé /poizé/. A outra pronúncia, que ainda é infantil ou animada, não é dialectal. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
✔️ PÔS Forma do verbo pôr. Ex.: A Miranda pôs o telemóvel à mesa. ✔️ POIS Conjunção conclusiva. Ex.: Não irei à praça do Mutundo, pois está chover muito.
Pois é classificado como uma conjunção coordenativa, que pode ter valor explicativo ou conclusivo. Como tal, esta conjunção deverá ser utilizada no início da oração coordenada, porque desempenha precisamente a função de conector, isto é, a de ligar duas orações.