A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados.
As primeiras dessa lista são as cobras-cegas, ou cecílias, que parecem com as serpentes por possuírem um corpo alongado e sem patas, mas estão bem longe de serem uma.
🙋Cobra-cega (ou cabra-cega) surgiu na Idade Média, como um jogo palaciano. As regras são simples: um dos participantes, de olhos vendados, procura agarrar e adivinhar quem são os outros. Aquele que for pego e tiver sua identidade revelada se torna o cobra-cega da vez!
Esse jogo é bem parecido com outro clássico, o pega-pega. O objetivo da brincadeira cabra-cega é pegar um dos participantes enquanto se está vendado. Daí vem o nome “cabra-cega”. O jogador pego se torna o próximo a ser vendado e assim por diante.
A brincadeira acontece quando uma pessoa tem olhos vendados com um tecido e sai a procura dos outros integrantes, no intuito de descobrir quem é. Todas a vezes que a “cabra cega” acertar o nome da pessoa tira a venda dos olhos, venda a pessoa encontrada, que se torna a "cabra cega", e recomeça toda a diversão.
Origem. Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.
Acredita-se que a brincadeira, que já foi popular entre a criançada, tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra- cega eram opção para ...
As cobras-cegas recebem esse nome devido à presença de olhos rudimentares e pequenos que não formam imagem. Devido ao hábito fossorial, pouco se sabe a respeito da reprodução das cobras-cegas.
É NECESSÁRIO UM LENÇO OU PANO PARA AMARRAR À VOLTA DOS OLHOS DE UMA DAS CRIANÇA QUE SERÁ A CABRA-CEGA. OS PARTICIPANTES COLOCAM-SE DE MÃOS DADAS FORMANDO UMA RODA. A CABRA-CEGA FICA NO CENTRO DA RODA, E COM OS OLHOS VENDADOS COMEÇA A CIRCULAR TENTANDO PEGAR ALGÉM. QUEM FOR PEGO PASSA A SER O CABRA –CEGA.
As cobras cegas são inofensivas ― elas não têm veneno e não conseguem matar um ser humano, então, não precisa ter medo de ser atacado. Ao contrário do que muitos espalham ou do que foi escrito na mitologia grega, são animais que não incomodam e não oferecem perigos para nós ou para a maioria dos animais.
Frequentemente as cecílias são confundidas com as anfisbenas (ou anfisbênias), répteis que possuem corpo alongado, cilíndrico e que também não possuem patas. Externamente, a grande diferença entre cecílias e anfisbenas é que estas últimas possuem o corpo recoberto por pequenas escamas retangulares.
Regras do jogo: De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.
O objetivo é que um jogador com os olhos vendados consiga agarrar e identificar um dos companheiros, através do toque e dentro de um espaço previamente definido. O jogador identificado passa a ser a “Cabra Cega”, e a dinâmica repete-se.
Apesar de deixar as pessoas preocupadas e da possibilidade de morder, o réptil, que pode chegar a meio metro de comprimento a depender da espécie, não é peçonhento, ou seja, não tem veneno. "Ele é inofensivo para nós", afirma. A espécie é conhecida como cobra-cega, também, mas não é uma cobra.
A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano. A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.
Também conhecida como pata-cega, cobra-cega e galinha-cega, acredita-se que a brincadeira tenha se originado durante a Dinastia Zhou, na China, por volta do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era divertimento aristocrático para adultos: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), os ...
Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores. De modo geral, eles estão divididos nos que capturam e nos que devem fugir.
Percebe-se que a variação ao nome atribuído ao jogo é fruto desses significados e sentidos. português) compilado entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis Willughby já descrevia a brincadeira em que crianças pulavam sobre linhas no chão no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.
A academia ou cademia é conhecida como amarelinha ou marelinha no Rio de Janeiro, maré em Minas Gerais, e recentemente avião, no Rio Grande do Norte. Na Bahia dizem pular macaco. Em Portugal: jogo da macaca ou pular macaca, jogar macaca (Norte). Pela Extremadura é jogo do homem.
O objetivo da brincadeira cabra cega é estimular a interação entre os participantes de forma divertida, desenvolver a audição e percepção sensorial, além de trabalhar a confiança e a coordenação motora.
Ocupando o primeiro lugar da nossa lista, a amarelinha é uma das brincadeiras tradicionais mais antigas de que se tem notícia, talvez devido a sua praticidade. Há referências a esta brincadeira entre os Romanos na Antiguidade, e foi amplamente praticada na baixa idade média, entre os séculos XI e XVI.