A abreviação correta do prefixo quilo é “k” e não “K” (e.g., km, kg, kV etc.). É errado usar abreviações no plural acrescentando a letra s, como em “kms”, “kgs” etc.
Tanto o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras quanto os dicionários continuam registrando apenas as formas “quilo”, “quilograma”, “quilômetro” etc.
Por mais que muitas palavras no diminutivo sejam usadas para nomear aves, como noivinha, freirinha e alegrinho, quilinho é, na verdade, uma expressão que define cochilo.
Quilo é um prefixo significa exatamente 1000 (mil). Então, quilograma é igual a falar mil gramas. Se eu disser, por exemplo, 2 mil gramas eu posso simplesmente falar dois quilogramas.
Alguns pesquisadores afirmam que a palavra quilo é africana e chegou ao Brasil trazida por angolanos que falavam o idioma quimbundo. Em quimbundo, quilo significa sono, daí o entendimento de que a expressão fazer o quilo é dar uma boa cochilada depois do almoço.
Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).
A metade de um quilo é meio quilo, ou seja, em 1 quilo existem 2 meio quilos. Para expressar essa quantidade, também podemos escrever 1/2 kg ou em decimal é 0,5 kg.
2kg (dois quilos); 2,5kg (dois vírgula cinco quilos); 5m² (cinco metros quadrados); 5,5m² (cinco vírgula cinco metros quadrados); 5% (cinco por cento).
Quilo — prefixo do Sistema Internacional de Unidades que indica que a unidade de medida padrão foi multiplicada por mil. Kelvin — unidade de temperatura termodinâmica do Sistema Internacional de Unidades. Potássio — cujo símbolo químico é K. Constante matemática — usualmente representada com k.