Mandioca, macaxeira, aipim… não importa como você chame em português: em espanhol, o mais comum é chamar de YUCA. Aqui eu te conto de onde vem esse nome! 🤓
VOCÊ SABE IDENTIFICAR O QUE É MANDIOCA BOA E MADIOCA BRAVA ? | canal do abe
Qual é outro nome para mandioca?
E por isso, o tubérculo segue as regionalidades e tem apelidos diferentes em cada lugar. Os sinônimos mais comuns para a mandioca, são: aipim, macaxeira, uaipi, castelinha, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga.
— Existem dois tipos de mandioca: a brava, utilizada para a produção de derivados, e a mansa, que a gente cozinha. Esta segunda muda de nome de acordo com a região: no Nordeste, se chama macaxeira, e no Sul e Sudeste, aipim — esclarece a chef do Bistrô Sesc Convento do Carmo.
Depois de alguns dias brotou uma planta, que chamaram de Maniva. Sua raiz, que era branca por dentro e marrom por fora, chamaram de mandioca em homenagem à menina, que é uma junção de Mani, nome da menina, e oca, local onde foi enterrada.
Um dos tubérculos mais tradicionais, antigos e populares na mesa dos peruanos é a mandioca, que em espanhol chama-se yuca, mas também é conhecida como mandioca ou casava e é sobre ele que iremos falar neste post.
¡Es la madre de Darren! Apenas no Paraguai, de 700 a 800 variedades de mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira) são cultivadas em 180 mil hectares, rendendo 6 milhões de toneladas de cultura básica.
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui o segundo alimento energético (atrás apenas do arroz) para 1 bilhão de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Cerca de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 5,7% da produção mundial.
Vale até usar açúcar para ter mandioca perfeita, como o sul-mato-grossense gosta. A raiz é chamada de macaxeira, aipim, mas em Mato Grosso do Sul a boa e amarela mandioca é excelência em muitas receitas regionais e, no acompanhamento do churrasco, não é mera coadjuvante.
Aliás, aqui cabe um parêntese: diferente de outros produtos brasileiros e latino-americanos que conseguem se desenvolver aqui (a batata, por exemplo), a mandioca não se adapta bem à Europa.
Manihot esculenta, conhecida como mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, é uma planta da família das Euphorbiaceae. Esta planta é nativa da América do Sul, no entanto está presente em muitas regiões do mundo.
Todos eles e muitos outros nomes – como maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre – são dados a esse tubérculo em diferentes lugares do país. Em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná e nas regiões Norte e Centro Oeste é chamada de mandioca.
Nos Estados Unidos e no México ele é chamado de chayote, na Colômbia de cidrayota, no Peru de gayota, na Argentina de papa del ayre e cayota, nos países de língua francesa de christophine e mirliton e no Brasil de chuchu, xuxu e maxuxu.
A humita en chala é basicamente a pamonha da Argentina, para simplificar. Uma pasta feita à base de milho, que é servida dentro da própria palha. A minha preferida é a salgada, que vem mesclada com queijo. Essa iguaria é cozida e é um prato argentino muito saboroso.