O gênero textual tiras humorísticas ou tiras cômicas é um gênero textual que o seu suporte geralmente é o jornal, apresenta relativa- mente curta e como a charge relaciona o texto verbal e o não verbal, bem como a linguagem utilizada pode ser figuras de linguagem como a ironia.
o pai se mantém tranquilo no primeiro quadrinho, mesmo com a notícia de que seus números estão em baixa. o pai não tem conhecimento das informações trazidas pelo filho, ainda que apareça, nas imagens, sentado lendo um jornal.
O que provoca humor na tira? A tentativa da personagem de encontrar um aspecto positivo no que vê. A ignorância do grupo ao imaginar que encontraria um local próspero. A expressão de tristeza patética nas personagens.
O HUMOR DA TIRA DECORRE DA REAÇÃO DE UMA (...) | RECURSOS EXPRESSIVOS E RECURSOS LINGUÍSTICOS
O que provoca humor na tira?
Exagero: O uso de exageros ou hipérboles pode provocar risadas. Situações ou reações exageradas além do normal muitas vezes são engraçadas. Jogos de Palavras: Tiras que utilizam jogos de palavras ou trocadilhos também podem surpreender e divertir o leitor.
O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois.
O desejo do cascão é que gera humor na tira, pois mesmo ele não gostando de chuva, ele quer ver a plantinha dele crescer e então ele deixa o cactus tomar chuva enquanto observa de guarda-chuva.
O humor de uma tirinha geralmente consiste em um jogo de palavras, situações inesperadas ou exageradas, ironia, sarcasmo, ou uma combinação desses elementos. A piada muitas vezes se baseia em uma quebra de expectativa ou em uma observação perspicaz sobre o comportamento humano ou situações do cotidiano.
O efeito de humor está presente em um texto quando uma situação provoca surpresa cômica, devido a alguns fatores, como deslizes dos personagens, situações absurdas, soluções fora do comum para algum problema, ou até certos estereótipos.
A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra. Já no humor, se quer apenas fazer uma brincadeira para gerar entretenimento.
O efeito caracterizado pela tirinha é representado pela ironia. A ironia é um tipo de figura de linguagem que é usada para se referir algo que seja extremamente o oposto, de maneira proposital.
Para identificar o elemento de humor em uma tirinha, é importante observar alguns aspectos comuns que costumam gerar humor, como: Ironia ou Sarcasmo: A tirinha pode apresentar uma situação onde o que é dito ou mostrado contrasta com a realidade de forma inesperada.
Para construir o humor em um texto, pode-se utilizar técnicas como trocadilhos, ironia, sarcasmo, exagero, paródia, entre outras, tudo depende do objetivo do texto, do público-alvo e do contexto em que o texto será apresentado.
O humor numa tirinha geralmente é gerado por uma situação inesperada, um jogo de palavras, um mal-entendido ou uma reação exagerada dos personagens. Sem a tirinha específica, fica difícil identificar o elemento exato, mas esses são os mecanismos comuns de humor.
Na tirinha do Armandinho, o humor é provocado pelo fato de o pai do protagonista estar sempre dando livros de presente, que muitas vezes não são do agrado do filho.
Hendricks pensou nas coisas que considerava mais valiosas e identificou seus cinco desejos - amor duradouro, completude, escrever com o coração, sentir o divino e saborear a vida.
Normalmente, os três desejos são concedidos por um gênio ou derivam poder de alguma entidade maligna, então o primeiro desejo é ter riqueza, poder e amor, ou qualquer que seja seu maior desejo, mas então eles percebem que isso tem algum outro preço ou se metem em problemas por causa disso.
Outro efeito de sentido muito comum é a ironia que consiste na utilização de determinada palavra ou expressão que, em um outro contexto diferente do usual, ganha um novo sentido, gerando um efeito de humor.