De acordo com Clemente de Alexandria em seu livro Stromata, Zaqueu foi apelidado de "Matias" pelos apóstolos e tomou o lugar de Judas Iscariotes após a ascensão de Jesus. As Constituições Apostólicas, posteriores, identificam "Zaqueu, o Publicano" como o primeiro bispo de Cesareia Marítima (7.46).
Foi transcrito em grego como Zakchíos e em latim como Zacchaeus. O seu uso em Portugal é muito raro. Zaqueu era o publicano de Jericó que, segundo Lucas 19, trepou a uma árvore para ver passar Jesus e depois o recebeu em sua casa.
Jesus não escolheu alguém ao acaso: conhecia e o chama pelo nome. Sabia de quem se tratava bem como toda sua fama e pecados que o publicano trazia consigo. Zaqueu era pequeno em estatura, mas sua fama era grande na cidade. Significativa é a expressão narrada por Lucas: “Jesus levantou seus olhos”.
“Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo.
De forma geral, Zaqueu era conhecido como pecador. Jesus o chamou de “filho de Abraão”, não para insinuar que de repente ele havia se tornado perfeito, mas que a salvação de Deus o incluía também.
De acordo com Clemente de Alexandria em seu livro Stromata, Zaqueu foi apelidado de "Matias" pelos apóstolos e tomou o lugar de Judas Iscariotes após a ascensão de Jesus. As Constituições Apostólicas, posteriores, identificam "Zaqueu, o Publicano" como o primeiro bispo de Cesareia Marítima (7.46).
Qual o significado da figueira brava que Zaqueu subiu?
, verá uma referência bíblica mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 19:1-10). De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.
Desse modo, Zaqueu é um exemplo para todos os seguidores de Jesus, ao qual o encontro com o Mestre deve gerar mudança de vida. Aceitar a mensagem salvífica de Jesus deve gerar um compromisso pessoal com toda a sociedade, buscando agir sempre com justiça.
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.
Por que Jesus disse a Zaqueu que houve salvação na casa dele?
Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus.
Zaqueu era um curioso e, sabendo que Jesus estava na sua cidade, resolveu unir-se à multidão e foi vê-lo. Subiu numa árvore para enxergar aquele Nazareno que atraía as pessoas com suas palavras e seus atos de misericórdia. Zaqueu é surpreendido quando Jesus revela conhecê-lo ao dizer o seu nome.
Os publicanos ou cobradores de imposto eram os coletores de tributos e taxas destinados ao Império Romano. Por essa razão, eram odiados pelo povo. Costumava-se dizer: “Só os publicanos são ladrões”. Podemos afirmar sem medo de errar que na época de Jesus a profissão de publicano era a pior.
Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo.
A figueira brava é originária do Egito e cresce nas planícies, atingindo entre 25 a 40 metros de altura. Seu tronco é forte e de grande circunferência. A madeira é utilizada na produção de móveis. Possui copa arredondada e não tem espinhos.
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.
Amós 7:14-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Amós respondeu: “Não sou profeta e nunca fui treinado para ser profeta. Sou apenas um boiadeiro e colhedor de figos. Mas o SENHOR me tirou de junto de meu rebanho e disse: 'Vá e profetize a meu povo, Israel'.
Zaqueu era cobrador de impostos, homem rico, mas faltava algo na sua vida. E, por isso, ele procurava ver Jesus. Sendo baixinho, subiu numa árvore no momento em Jesus passaria ali por perto, no meio da multidão. Como viver esse Evangelho no dia de hoje?
E o que significa Zaqueu nesta história? No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.
45 - Ele olhou por primeiro (Zaqueu) Enquanto curava o cego Bartimeu, a menos de cem metros dali um jovem de baixa estatura, vestido com roupas luxuosas, saía de sua casa para a rua.
Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor, paixão, abundância e renascimento. O empreendimento foi projetado com toda atenção, para preservá-la em suas condições naturais, além de criar um espaço de conexão com a natureza para os futuros moradores do Solar!