Tipos de estrofes Dístico: Estrofe composta por dois versos. Terceto: Estrofe composta por três versos. Quarteto ou Quadra: Estrofe composta por quatro versos. Quintilha: Estrofe de cinco versos.
O que é estrofe? Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.
O Dicionário Electrônico Houaiss da Língua Portuguesa assume que nona é a forma antiga para designar a estrofe de nove versos (sendo frequente em antigos cancioneiros).
O soneto italiano é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) seguidos de dois tercetos (estrofes de três versos). Já os tipos de versos mais comuns em sonetos são os decassílabos (dez sílabas poéticas) e os alexandrinos (12 sílabas poéticas). Assim, esse tipo de poema encerra uma reflexão em 14 versos.
Estrofe de seis versos, cujos esquemas rimáticos podem ser variados. Ex.: Por água brava ou serena / deixamos nosso cantar, / vendo a voz como é pequena / sobre o comprimento do ar / se alguém ouvir temos pena: / só cantamos para o mar..." (Cecília Meireles).
Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som".
Decassílabo, como o nome sugere, é um verso com dez sílabas. Esta métrica é muito comum nos sonetos, tal como o famoso de Luís Vaz de Camões, que começa com a conhecida frase O amor é fogo que arde sem se ver.
Haicai é um gênero de poesia com forma fixa. Possui três versos: o primeiro e o terceiro são redondilhas menores — versos de cinco sílabas —, e o segundo, redondilha maior — verso de sete sílabas. ...
A estrofe básica do cordel é a sextilha (seis versos), mas também são populares as quadras ou quartetos (quatro versos), as sétimas (sete versos), as oitavas (oito versos) e as décimas (estrofes com dez versos).
A rima é um recurso literário baseado na semelhança de sons entre palavras, de forma a dar sonoridade a um poema. Por exemplo, palavras como “severidade” e “modernidade” rimam, já termos como “perder” e “ação” não rimam, pois não apresentam semelhança fonética.
O que é eu lírico? Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo.
A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.
1 Estância de seis versos. 2 coloq Estância constituída de seis versos de sete sílabas, com rimas nos versos pares; colcheia, repente, verso de seis pés.
Verso alexandrino é um verso dodecassílabo que apresenta, obrigatoriamente, sílaba tônica nas posições 6 e 12. Tem este nome porque foi empregado por Alexandre de Bernay.
O soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras são constituídas por quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos.
Em poética, a métrica é a medida e a estrutura de um verso. É justamente aquilo que o diferencia da prosa, garantindo-lhe uma linguagem musical por meio da escansão silábica, do ritmo verbal e das cesuras. O nome dado ao estudo normativo da métrica é metrificação.
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.