Uma cordilheira é uma área geográfica definida por um conjunto de montanhas relacionadas geologicamente. As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias.
Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Português. O coletivo trata-se de um substantivo que designa um conjunto de seres da mesma espécie ou objetivos da mesma tipologia. Nesse contexto, o coletivo de “montanhas” é “serra” ou “cordilheira”.
As cordilheiras são formadas quando partes da crosta terrestre – chamadas placas tectônicas – se chocam umas contra as outras e “sobem” (como se fossem o capô de um carro em uma batida). O Himalaia se formou a partir de uma colisão que começou há 55 milhões de anos.
Quando as montanhas estão em um conjunto extenso, são chamadas de cordilheiras ou de cadeias de montanhas. São paisagens espetaculares que atraem muitos alpinistas. Veja algumas das principais cordilheiras do planeta: Andes – na América do Sul.
Vale. É uma espécie de planalto entre duas montanhas ou colinas. Trata-se, na realidade, de uma depressão alongada da superfície terrestre entre duas vertentes, com forma inclinada e alargada. Tipicamente é uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.
Conjunto ou sucessão de montanhas que se ligam entre si, e podem apresentar a mesma composição geológica, o mesmo modo de formação com estruturas comuns. As cadeias de montanhas formam um conjunto alongado, que define geralmente o alinhamento montanhoso. 4 – Alpinas.
Qual o coletivo de cordilheiras? A palavra “cordilheira” já é, por si só, um termo coletivo, não havendo um coletivo do coletivo. Cordilheira é, portanto, coletivo de montanha. Isso significa que, quando se utiliza o termo “cordilheira”, está-se referindo a um agrupamento de montanhas.
Se você já se perguntou qual é o coletivo de banana, não está sozinho! Quando chegar na feira, não tenha dúvida: o nome dado a um conjunto de bananas é “cacho“ .
Os dobramentos são movimentos responsáveis pelo surgimento de regiões de grandes altitudes, das quais podemos destacar os Alpes, a Cordilheira dos Andes e do Himalaia, todas surgiram por meio do encontro entre duas placas litosféricas.
O alpinismo é uma prática desportiva de alta montanha, baseada em diferentes técnicas de progressão e com equipamento de montanha apropriado, pelo que não deve confundida com o montanhismo.
Qual a diferença entre uma serra e uma cordilheira?
Uma serra distingue-se de um maciço por possuir montanhas singulares em vez de agrupadas. A serra é, portanto, um subconjunto de montanhas que está dentro de outro conjunto maior e mais extenso, ao qual se dá o nome de cordilheira.
O Himalaia (ou Himalaias) é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. O nome Himalaia vem do sânscrito e significa “morada da neve”.
Montanha: relevo protuberante, com o cume definido. Na maioria das vezes tem a origem associada ao choque entre placas tectônicas, contudo, pode ter também como origem o vulcanismo. A um conjunto de montanhas dá-se o nome de cordilheira. Exemplo: Pico da neblina (AM).
Qual o nome da depressão existente entre montanhas?
Interplanálticas: como o próprio nome sugere, localizam-se em altitudes mais baixas que os planaltos que estão ao seu redor. Exemplo: Depressão Sertaneja e do São Francisco.
Qual é a diferença entre uma serra e uma montanha?
(1) Montanha: Refere-se a uma formação geográfica que se caracteriza por uma massa enorme de terra e de rocha bastante elevada, relativamente ao terreno que a rodeia. (2) Serra: É uma cadeia ou conjunto de montanhas com várias elevações e picos menores.