Como falamos acima, a palavra xará vem do tupi-guarani. Nessa língua, significava “tirar do meu nome” ou “aquele que tem meu nome”. E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.
O que acontece se duas pessoas tiverem o mesmo nome?
Os gemeos que tiverem nome igual deverão ser inscriptos com duplo prenome ou nome completo diverso, de modo a se poderem distinguir uns dos outros. (Dec. n. 9.886, cit., art.
“Xará” é sinônimo de homônimo. Além disso, “xará” escreve-se com X, nunca com CH. Isso porque essa palavra vem do termo tupi xa'ra, que deriva de xe'rera: “aquele que leva o meu nome”.
Homônimos são palavras que têm pronúncia e/ou grafia idênticas, mas significados diferentes. Veja a seguir: Esta manga está deliciosa! No primeiro enunciado, a palavra “manga” refere-se à fruta adocicada de cor amarela, laranja e vermelha.
O nome Tijuca, de origem indígena, significa água podre, charco ou brejo. Referia-se às lagoas da atual Barra, depois passou para as montanhas, floresta e vertente oposta, correspondendo à antiga região do Andaraí Pequeno que, entre os séculos 19 e 20, transformou-se no atual bairro da Tijuca.
Entretanto temos diversos casos de pessoas como mesmo nome e sobrenome que são chamadas de homônimos. Sei que isso é muito difícil de acontecer, mas talvez em um grande empresa não seja. Podemos falar que é improvável, mas não que é impossível.
Sim, é. Depende da origem do sobrenome. Sou parente de todos que têm o meu sobrenome, já que ele se originou de uma área específica e não surgiu independentemente em outros lugares.
1. 2. mulher a quem se atribuem capacidades sobrenaturais de origem demoníaca que, supostamente, lhe permitem prever o futuro, causar malefícios, produzir encantamentos, etc.
A palavra “juquira” tem origem na língua tupi, onde “juquira” significa “mato” ou “vegetação rasteira”. Esse termo foi incorporado ao vocabulário popular brasileiro e é amplamente utilizado em contextos informais para descrever áreas de vegetação densa e desordenada.
Agnome é o termo utilizado para diferenciar pessoas de nomes iguais em uma mesma família. Os agnomes como 'Filho', 'Júnior', 'Neto', 'Sobrinho' ou congêneres serão utilizados apenas ao final do nome e quando repetir de forma idêntica o prenome e patronímico(s) do homenageado.