O ponto de encontro das alturas de um triângulo é chamado de ortocentro. Em um triângulo acutângulo, o ortocentro se encontra no interior do mesmo; Em um triângulo retângulo, o ortocentro coincide com o vértice do ângulo reto; E em um triângulo obtusângulo, o ortocentro fica na região externa ao triângulo.
O circuncentro é o ponto de encontro das mediatrizes, retas perpendiculares a cada lado do triângulo e que cruzam o ponto médio. O ortocentro é o ponto de encontro das alturas, segmentos perpendiculares a cada lado com uma extremidade no vértice oposto.
O baricentro de um triângulo é o ponto de encontro das medianas. Ele geralmente é denotado pela letra G , pois coincide com o centro de gravidade do triângulo.
Ponto de interseção entre duas retas. O ponto de interseção entre duas retas, ou ponto de encontro, pode ser obtido igualando as equações relativas a elas ou resolvendo o sistema formado.
A palavra ceviana é decorrente do nome do matemático italiano Giovanni Ceva (1648-1734), o qual formulou o teorema que leva o seu nome. As cevianas principais de um triângulo são: Mediana, que liga um vértice ao ponto médio do lado oposto. interno limitada pelo lado aposto.
Conhecemos como bissetriz a semirreta interna de um ângulo traçada a partir de seu vértice, dividindo-o em dois ângulos congruentes. A bissetriz é a semirreta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes.
A intersecção de dois conjuntos é representada por A∩B — o conjunto formado pelos elementos que pertencem ao conjunto A e ao conjunto B simultaneamente. A diferença entre dois conjuntos é representada por A – B — o conjunto formado pelos elementos que pertencem somente ao conjunto A.
O incentro é dado pela intersecção das bissetrizes internas de um triângulo, ou seja, é dado pelo encontro dessas semirretas. Como as bissetrizes são internas, o incentro também sempre ficará no interior do triângulo.
Em um triângulo, o incentro (símbolo I) é o ponto em que as suas três bissetrizes se cruzam, e fica à mesma distância de todos os seus lados. Uma circunferência inscrita, ou seja, interior ao triângulo e tangenciando os seus três lados, tem como ponto central o incentro.
Matematicamente, é o ponto mais elevado de um terreno. Os termos cimo, cimeira, cúmulo, cúpula, topo, ápice, apogeu, auge, clímax, pináculo, píncaro ou pico são seus sinônimos.
Quais são os 4 casos de congruência de triângulos?
1º caso de congruência: Lado, Lado, Lado (LLL) 2ºcaso de congruência: Lado, Ângulo, Lado (LAL) 3º caso de congruência: Ângulo, Lado, Ângulo (ALA) 4º caso de congruência: Lado, Ângulo, Ângulo oposto (LAAo)
O Ponto de Encontro é um espaço de prática e aperfeiçoamento da fala em público. São disponibilizadas dicas e informações sobre a construção das apresentações além de oferecer ao estudante um espaço para simular uma situação real.
Estes Pontos de Encontro asseguram a assistência necessária em situação de emergência e facilitam a coordenação das operações de socorro, permitindo uma atuação célere e eficaz das equipas de emergência.
O elemento mais simples de um plano é o ponto, uma entidade que não tem dimensões. Bastam três pontos para definir um plano. O segundo elemento mais simples é a reta – um conjunto de infinitos pontos, enfileirados, sempre em uma mesma direção e nos dois sentidos.
Alturas: A altura de um triângulo é um segmento que tem uma extremidade em um vértice e a outra extremidade no lado oposto ao vértice, sendo que este segmento é perpendicular ao lado oposto ao vértice. Existem 3 alturas no triângulo retângulo, sendo que duas delas são os catetos.
Em geometria, as cevianas são segmentos de reta que partem do vértice do triângulo para o lado oposto. Medianas, alturas e bissetrizes são casos especiais de cevianas. O nome ceviana vem do engenheiro italiano Giovanni Ceva, que formulou o Teorema de Ceva, que dá condições para que três cevianas sejam concorrentes.