A Fiat cortejava modelos populares desde 1912, quando apresentou o Tipo Zero. Mas foi só em 1936 que se plantou de vez no território dos modelos urbanos com o 500, imediatamente apelidado de “Topolino”, alcunha do Mickey Mouse na Itália.
Na Europa, onde a Fiat sempre foi líder no mercado de carros urbanos, é líder absoluta na Itália, com uma quota de mercado de 12,8% e o icônico Fiat Panda é o carro mais vendido do mercado.
Ao cadastrar um veículo, além da placa, você poderá informar um nome ou apelido para o mesmo. Desta forma procuramos facilitar a identificação do carro por pessoas que não saibam as suas placas.
Viagem de carro na Itália: sinalizações, estradas, estacionamentos, ZTL, pedágio e mais!
Qual carro é italiano?
Essas cinco marcas italianas - Ferrari, Lamborghini, Maserati, Alfa Romeo e Pagani - representam o ápice da inovação, design e performance no mundo dos automóveis.
O Fiat 500, ou Cinquecento, como chamamos o carrinho aqui, é, sem dúvida alguma, um ícone italiano. Mas você conhece a história desse carro? O primeiro Fiat 500 foi produzido em 1936 e eram os menores carros já produzidos em massa. Na Itália, o Cinquecento dos anos 30 recebeu o apelido de “topolino”, ou seja, ratinho.
Para dizer carro em português de Portugal, os portugueses usam a palavra viatura. Essa palavra é utilizada como referência de carros pequenos que transportam pessoas.
A Itália não possui um valor fixo para o salário mínimo, mas existe uma média que pode ajudar você a ter uma noção de quanto se ganha no país. Normalmente, o menor salário que se recebe na Itália vai de 800€ a 1100€.
A bollo auto é a taxa anual que se deve pagar para manter o carro em dia na Itália. Ela seria correspondente ao IPVA brasileiro e seu valor varia de acordo com a potência do carro, a classe ambiental do veículo e a região ou província de habitação.
Tombalux. A Toyota Hilux é uma das picapes mais populares do mundo. Mas nem por isso foi poupada de apelidos jocosos. A alcunha de Tombalux se deve aos constantes capotamentos que a picape registrou, em diferentes situações, inclusive no off-road.
Não tem jeito: entra geração, sai geração, a fama de carro de 'tiozão', ou de vovô, persegue o Corolla. O apelido foi evoluindo. Começou como Vorolla, em trocadilho com o nome do carro. Agora, virou Vovorolla.