São elas: Página capitular, onde se inicia o capítulo; fólio, que é a numeração nas páginas da obra, com exceção da falsa folha de rosto, início do prefácio e página capitular.
A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra. E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas. A segunda pode ser chamada de contracapa anterior e a terceira de contracapa posterior.
É a parte de trás do livro, nela consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre do que se trata a obra. Obs: A área interna da capa é denominada segunda capa e a área interna da contracapa é chamada de terceira capa.
CONTRACAPA. O verso do livro (que o leitor chama de contracapa, mas nós profissionais do livro chamamos de quarta capa) é outra área nobre da embalagem de seu livro.
Colofão. Também chamado de cólofon, é a última parte impressa no miolo, na última página ímpar. Contém informações técnicas sobre a impressão, como o nome da gráfica, o endereço, a data de impressão, o tipo de papel usado e a tipografia.
Em geral livros técnicos compõem-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. A enumeração dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem no texto. Se a obra for apresentada em mais de um VOLUME, em cada um deles deve constar o SUMÁRIO completo da obra.
A folha de rosto ou fronstispício é normalmente a primeira página de um livro em que são indicados o nome do autor, o título, o local, a data de impressão e o nome da editora.
A palavra epílogo também é oriunda do grego epílogos, epilogus, pelo latim, que significa conclusão, sendo a denominação dada a uma parte final de um texto – uma obra literária ou dramática. No epílogo é feito um resumo final das ideias expostas.
Resumidamente, o epílogo significa conclusão. A origem do seu nome, inclusive, vem do grego epílogos, que significa desfecho/conclusão. É o exato oposto do prólogo. É a parte final de um discurso, no qual é feito um resumo final das ideias expostas, ou também pode ser apresentado o desfecho da história.
O epílogo é um texto que sucede o último capítulo de um livro e serve para concluir a história, mostrando o que aconteceu com os personagens depois do desfecho da trama ou deixando alguma questão em aberto para provocar a reflexão do leitor.
Jacket: É uma sobrecapa que acompanha o hardcover, possuindo todas as 4 capas citadas mais acima, só que pode ser “retirada” e “encaixada” de volta no livro.
O que são os capítulos de um livro? De modo geral, os capítulos podem ser explicados como as divisões da história, seja ela uma narrativa de ficção, uma autobiografia ou qualquer outro gênero.
Então, dentro de um livro, o prefácio se localiza nas páginas que antecedem o começo da história principal. É literalmente o começo do livro. Nesse sentido, o prefácio pode apresentar uma justificativa para contar uma história ou para escolher o tema, por exemplo.
Para fins editoriais, as capas dividem-se em quatro: a primeira capa, que encima a falsa folha de rosto; a segunda capa, que corresponde ao verso da primeira capa; a terceira capa, que vem logo a seguir à última página do miolo; e a quarta e última capa, ou contracapa, que corresponde ao verso da terceira capa.
Introdução: expõe os objetivos do livro, o método utilizado para desenvolver a obra e a sua justificativa. Texto: é a descrição do tema de forma mais detalhada. Desenvolvimento: é a parte principal do texto. É bastante aconselhável dividir (estruturar) em partes ou capítulos.
É um “capítulo” após o capítulo final, é narrar um fato depois do fim. Nele o autor pode explicar o que aconteceu aos personagens muito – ou pouco – tempo depois que o livro acabou, pode amarrar alguma ponta solta ou mistério que propositalmente deixou aberto.
A palavra "lombada" vem de lombo,, que stricto sensu é o dorso do boi. Por analogia, lombada também é o lado do livro ou revista onde fica a costura das folhas, oposto ao corte da frente, mantendo as folhas do livro unidas. É um dos artefatos dentro do design de livros.