A faca ou punhal, no contexto dessas entidades, possui um poder simbólico e espiritual profundo. Ela não é usada para ferir fisicamente, mas para cortar o que está impedindo o avanço espiritual da pessoa ou situação.
O candomblé consiste no sacrifício de animais a orixás, exus, caboclos e eguns, o que se chama matanças. O indivíduo que conduz o sacrifício é conhecido como axogum ou às vezes como faca.
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
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O que é abasse?
Iabassê, é a responsável pelo preparo dos alimentos sagrados no candomblé. Todos os iniciados podem auxiliá-la, sendo ela a responsável por qualquer falha eventual. Ela deve estar em todos os eventos do terreiro, já que é ela quem prepara toda a comida sagrada.
Reg ( BA ) , Rel Nos candomblés, na umbanda e em outros ritos afro-brasileiros, ogã responsável pelo sacrifício dos animais destinados ao consumo votivo; mão de faca, ogã de faca.
Daí, uma Yalorixá também pode ser chamada de Yalaxé (Iyálàse), ou seja, “Mãe do Axé” ou a pessoa responsável pelo zelo do Axé ou força da casa de Orixá. Axé também pode significar “Vida”.
12 (1) Ajogun literalmente significa, “guerreiros contra o homem”, é um nome coletivo para oito coisas ruins: ikú (morte), àrùn (doenças), òfò (prejuízos), ègbà (paralesia), òràn (tribulações), èpè (pragas), èwòn (prisão), èse (preocupações de qualquer tipo), os quais os iorubás acreditam ser os mais importantes ...
Xangô é o orixá dos raios e da justiça, considerado justo e bondoso. Seu culto faz parte da cultura iorubá, e foi trazido ao Brasil por meio do tráfico negreiro. Xangô é um dos principais orixás presentes nas religiões de matriz africana.
Exu Olóbé é representado pela nlá òbe (grande faca). Dia: segunda-feira, bom para planejamentos. Oferenda: Mia ìyèfun àkùko epo - farofa de farinha de mandioca com carne de galo no dendê.
Iansã é a Orixá da força dos ventos e natureza e representa a garra e independência feminina. A adaga era seu principal instrumento nas batalhas, representando sua força e determinação.
Olodumarê (em iorubá: Olódùmarè), também chamado Olorum (Ọlọrun), é um conceito de Ser Supremo e Deus presente nas religiões Iorubá e afrodescendentes, como o Culto de Ifá, Umbanda e Candomblé. Olódùmarè se localiza numa dimensão paralela conhecida como Orum, por isso também é aclamado como Senhor do Orum (Ọlọrun).
Ogã Axogum (ogã de corte ou mão de faca): é o ogã que tem o poder da mão de faca, ou seja, é quem tem a autorização perante o pai de santo e dos orixás para realizar qualquer matança (sacrifício de animais).
Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.
2. Que é relativo a ou é causado pela ansiedade (ex.: avaliação ansiogénica ; depressão de origem ansiogénica ; sintomatologia ansiogénica ). Origem etimológica: ânsia + -o- + -génico .
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
O termo abassá, que remete ao espaço de saber, ao templo sagrado, dá nome ao projeto “Abassá de saberes” do Sesc Avenida Paulista. O Grupo Guerreiros de Senzala, parte do Núcleo de Artes Afro-brasileiras da USP, estará aqui de 30/8 a 11/9 em uma programação gratuita, de duas semanas na Praça (Térreo). Participe!