E, quando não têm intersecção, nós dizemos que as ruas são "paralelas". Então, a rua 1 é paralela à rua 2. Agora, observe a rua 1 e a rua 4. Elas possuem uma intersecção, um ponto em comum; só que elas formam um ângulo reto, um ângulo de 90 graus, por isso a rua 1 e a rua 4, elas são chamadas de ruas "perpendiculares".
Os encontros entre rodovias, sendo elas federais ou estaduais, dando acesso aos municípios ou às vias arteriais do transporte interestadual, representam as interseções.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Ruas Transversais são as ruas que se ligam com as ruas estruturantes e foram denominadas na pesquisa como transversais porque conectam as ruas estruturantes com as ruas locais da área pesquisada.
Uma rua oblíqua se refere a um tipo de rua que ão é perpendicular ou paralela a outra via principal. Na prática, a rua oblíqua realiza uma inclinação em relação as vias principais ou as outras ruas, formando assim um ângulo diferente de 90º.
Qual a diferença entre rua paralela e transversal?
Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum. Ao traçarmos duas retas r e s, tal que r // s (“r é paralela a s”), e também uma reta transversal t que intercepte r e s, haverá a formação de oito ângulos.
AS RUAS 1 E 3 SÃO PARALELAS. ESSAS RUAS SEGUEM NA MESMA DIREÇÃO, UMA AO LADO DA OUTRA, E NÃO SE CRUZAM. NA GEOMETRIA, DIZEMOS QUE DUAS RETAS SÃO PARALELAS QUANDO TÊM A MESMA DIREÇÃO SEM SE ENCONTRAREM.
Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais. Observe um exemplo na magem abaixo. Imagem 2: Ruas transversais.
As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.
As marcas longitudinais podem ser amarelas ou brancas, do tipo simples ou contínua, elas separam e ordenam vias de tráfegos, definindo assim a sua circulação. Faixas longitudinais amarelas, são separadoras de fluxos opostos.
O termo coorte vem do latim cohorte e significa parte de uma legião de soldados do antigo Império Romano. Para pesquisa acadêmica, um coorte é um grupo de pessoas da mesma população, que têm uma experiência comum.
Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.
Ângulo raso: Ângulo que mede exatamente 180 graus, os seus lados são semirretas opostas. Neste caso os seus lados estão localizados sobre uma mesma reta.
Resposta: Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).
Se entre duas retas paralelas traçarmos segmentos formando “bicos”, a soma das medidas dos ângulos com vértices, na direção dessas retas, à direita é igual à soma das medidas dos ângulos com vértices, na direção oposta, independentemente da quantidade de tais ângulos.