Como saber se um produto tem ST ou não?

Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.contaazul.com

Como saber se um produto tem ICMS ST?

Como saber quais produtos tem substituição tributaria? O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saipos.com

Como saber se o produto é ST pelo NCM?

Se o código NCM estiver presente na lista da legislação da ST, compare a descrição da mercadoria na legislação ST com a sua descrição na NCM (tabela TIPI). Realizando esse passo você pode alcançar dois resultados: Identificar que as descrições coincidem, então todos os produtos com essa descrição são sujeitos a ST.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tributei.net

Como saber se é substituto tributário?

Substituto tributário

É a parte responsável pela retenção e pagamento do imposto, é quem deve emitir o documento fiscal e registrar no livro de registro da empresa. No momento em que a mercadoria for comercializada, a empresa seguinte da cadeia produtiva (ou comercial) terá a condição de substituída.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.nubank.com.br

Quando o produto não tem substituição tributária?

O regime de substituição tributária não pode ser aplicado nas situações listadas abaixo: Em operações nas quais destinem as mercadorias a sujeito passivo em substituição à mesma mercadoria. Por exemplo: saída de uma fabricante de cimento para uma indústria do mesmo setor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sebrae.com.br

COMO SABER SE UMA MERCADORIA ESTÁ NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA? | ICMS-ST

Quais produtos incidem ST?

São sujeitos ao ICMS-ST:
  • Autopeças;
  • Bebidas alcoólicas, exceto cerveja e chope;
  • Cervejas, chopes, refrigerantes, águas e outras bebidas;
  • Cigarros e outros produtos derivados do fumo;
  • Cimentos;
  • Combustíveis e lubrificantes;
  • Energia elétrica;
  • Ferramentas;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jettax.com.br

Quando a ST não é devida?

A substituição tributária não é utilizada quando as operações têm como destino mercadorias para um sujeito passivo que já está designado como substituto tributário para a mesma mercadoria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Quando tem ST na nota?

Quando você vende para outro estado um produto com ICMS ST, pode encontrar duas situações: a venda para um consumidor final (em geral um não contribuinte do ICMS) e a venda para uma outra empresa, que irá revender o seu produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

Como calcular o ST de um produto?

Base de cálculo do ICMS-ST: resulta da soma do valor do produto com o acréscimo calculado pela aplicação da MVA; A fórmula é: Base de Cálculo do ICMS-ST = Valor do Produto × (1 + MVA/100).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dattos.com.br

Quando se aplica a substituição tributária?

Quando se aplica a substituição tributária? A substituição tributária se aplica tanto para operações internas, ou seja, dentro do estado, como para operações interestaduais nos produtos enquadrados no Convênio ICMS 142/18 do Confaz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qive.com.br

Quais estados têm ICMS ST?

Nas operações entre os estados do Sul (RS, SC e PR), Sudeste (SP, RJ, MG e ES), além de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Pernambuco, a definição de Alíquotas, MVA e o cálculo do ICMS-ST são totalmente automáticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em substituicaotributaria.com

Como saber o mva de um produto?

Como calcular a MVA?
  1. identificar o produto e sua NCM: cada produto possui um código na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), determinante para a aplicação da MVA;
  2. consultar a legislação estadual: cada estado define diferentes percentuais de MVA para produtos sujeitos à substituição tributária;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.omie.com.br

Qual a relação entre NCM e ST?

A NCM é vinculada ao código ST. Cada número desse código é compreendido pela Receita Federal e adequadamente classificado. Assim, por meio do NCM e CEST, o Governo Federal consegue identificar os produtos que estão sujeitos à substituição tributária pelo ICMS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tributei.net

Tem ST para Simples Nacional?

As empresas optantes pelo Simples Nacional podem ser afetadas pelo regime de substituição tributária, tanto na condição de substitutas quanto substituídas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

Como saber a tributação de um produto pelo NCM?

Para consultar as informações sobre o tratamento tributário do Imposto de Produtos Industrializados (IPI), acesse o Sistema Classif, consulte o código NCM desejado e acione o botão IMP. Depois selecione a aba “IPI”, para consultar as alíquotas do IPI.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quem é o contribuinte substituto no ICMS-ST?

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS; 2) Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo diferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br

Como saber se um NCM tem substituição tributária?

Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.contaazul.com

Quais produtos têm substituição tributária?

Quando se aplica a substituição tributária?
  • Autopeças.
  • Bebidas alcoólicas, exceto cerveja e chope.
  • Refrigerantes, águas e outras bebidas.
  • Cigarros e outros produtos derivados do fumo.
  • Cimentos.
  • Combustíveis e lubrificantes.
  • Energia elétrica.
  • Ferramentas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fia.com.br

Como saber o CST de um produto?

Localize a tabela de origem do produto, disponível nos documentos ou sistemas de gestão tributária. Identifique a origem do produto (nacional, estrangeira – importação direta, estrangeira – adquirida no mercado interno, etc.) e anote o indicador numérico correspondente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em taxgroup.com.br

Quando não se aplica ST?

Os Estados estão autorizados a não aplicar o regime de substituição tributária nas operações destinadas aos seus territórios, quando realizadas entre estabelecimentos de empresas interdependentes, exceto se o destinatário for varejista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em substituicaotributaria.com

Quando o ICMS ST é cobrado?

São duas operações feitas no ICMS ST: aquelas dentro do estado e entre outros estados. No primeiro caso, o ICMS Substituição Tributária geralmente ocorre para “mercadorias de fácil sonegação” ou “mercadorias que tenham histórico de alta inadimplência”, como bebidas, cigarros, automóveis e outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qive.com.br

Como descobrir CEST pelo NCM?

Para descobrir o CEST de um produto basta pesquisar pelo NCM do produto nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17. Se um determinado NCM não está presente nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17, os produtos que se enquadram nesse NCM não estão sujeitos ao regime de substituição tributária de ICMS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nomus.com.br

Quando vende para consumidor final tem ST?

Em vendas destinadas a consumidor final de outros estados (destinatário ira fazer uso e consumo da mercadoria), onde haja protocolo/convênio, NÃO RECOLHEMOS ST, não há o que se dizer em recolhimento de ST pra vendas destinadas a consumidor final, seja internamente ou em vendas interestaduais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

O que acontece se não recolher ST?

Trata-se de crime contra a ordem tributária, com pena de reclusão de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. Ocorre o crime, quando o fornecedor da mercadoria, na condição de substituto tributário não recolhe aos cofres do governo estadual o ICMS retido a título de substituição tributária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Qual o fato gerador do ICMS ST?

Qual é o fato gerador? O fato gerador ocorre quando alguém compra a mercadoria sujeita à Substituição Tributária para revenda ou uso industrial. Além disso, esse fato gerador acontece antes do fato gerador do ICMS tradicional, que ocorre na venda final ao consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em andersonsouzaoficial.com.br