O primeiro sinal de como saber se o gás está acabando é o peso do botijão. Geralmente, é possível perceber que o gás está no fim quando o recipiente fica bem mais leve. Isso porque quando ele está perto de esvaziar, o gás muda de estado líquido para o gasoso por causa da compressão.
Quando o recipiente de GLP está cheio, a chama produzida tem uma cor intensa e azulada, mas quando o bujão se esvazia, ela acaba ficando com um tom mais alaranjado ou amarelado e trepidante.
Quando o gás do botijão está no final, as pontas da chama do fogão, que antes eram de um azul intenso, ficam alaranjadas ou amareladas e trepidantes, até que o fogo falhe completamente.
Quando o botijão está com gás, as chamas ficam azuis. Esse é o sinal de que você tem gás suficiente para cozinhar. Já quando o gás está acabando, as chamas ficam em tons de amarelado e avermelhado e podem ficar trepidantes. Isso acontece porque a quantidade de oxigênio é maior do que o de gás durante a queima.
Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio. Isso é sinal de que a combustão não é suficiente e há uma proporção muito maior de oxigênio que de gás na queima. Quando perceber isso, prepare a troca.
Em situação normal, as chamas são azuis, mas, quando o gás está no final, as pontas ganham um tom de avermelhado a amarelado, além de ficar trepidantes. Quando acontece isso, é sinal de que, em breve, o fogo vai falhar completamente.
Basta ferver um pouco de água e jogar no botijão. O nível de gás coincidirá com a parte em que a parede estiver fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.
Sentir cheiro de gás é um sinal de alerta para defeitos em botijões, aquecedores e fogões. Por isso, fazer a manutenção dos equipamentos é crucial para evitar acidentes, como explosões, incêndios ou intoxicações por inalação.
Veja a posição dele. Na vertical, o gás vai para aparelhos como o fogão. Se estiver na horizontal, o gás está fechado. Ter cuidado com o seu posição de registro de água aberta e fechada é crucial para segurança.
Quanto tempo demora para o gás de cozinha sair do ambiente? Isso dependerá da ventilação do ambiente. Se for um local bem arejado, em alguns minutos, não haverá nenhum resquício de gás no local. Por outro lado, se for um lugar sem saídas de ar, poderá ser preciso aguardar algumas horas.
Sempre verifique a cor das chamas nos aparelhos a gás, como fogões e fornos. Uma chama azul é normal e indica uma combustão eficiente. Chamas vermelhas, verdes ou laranjas podem ser um sinal de problemas na queima do gás e requerem atenção imediata.
Mas dentro do botijão feito de aço, esse gás está submetido a uma pressão muito elevada, que faz com que ele se liquefaça, isto é, passe do estado gasoso para o líquido (daí o nome Gás Líquido Pressurizado). É por isso que, se você balançar o botijão de gás, sentirá um líquido lá dentro.
Um botijão de gás de cozinha de 13 kg dura cerca de 50 dias, dependendo da quantidade de uso. Se a medida for em horas, aceso, um botijão de gás GLP de 13 kg duraria cerca de 40,4 horas.
Como fazer: adicione o álcool no copo de alumínio, posicione a grade do fogão na pia, coloque a latinha ou o copo com o álcool e acenda com um fósforo. IMPORTANTE: Quando estiver acabando o álcool e a comida não estiver pronta, apague o fogo, adicione mais álcool e acenda novamente.
verifique a chama do fogão: se a chama estiver fraca e amarelada em vez de azul, isso pode ser um sinal de que o gás está acabando. Quando o botijão está cheio, a chama é forte e azulada; pese o botijão: um botijão de gás cheio pesa em média 13 kg.
Existem várias razões pelas quais um ar condicionado pode deixar de gelar adequadamente. Alguns possíveis motivos incluem baixo nível de refrigerante, filtros sujos, condensador sujo, problemas com o compressor, falhas no termostato ou sensores de temperatura, problemas elétricos ou até mesmo um capacitor defeituoso.
Ele apenas passa por repetidas transformações físicas dentro do sistema do aparelho. Quer dizer, ele passa do estado gasoso para o estado líquido, aí volta à forma de gás, depois transforma-se em líquido novamente, e assim sucessivamente ao longo do ciclo de refrigeração.
O cheiro característico do gás também é um sinal de que o botijão está acabando. Isso ocorre porque, à medida que o gás é consumido, o odorizador (geralmente composto de mercaptanas) se torna mais concentrado.
O gás de cozinha tem um cheiro bastante específico, que costuma ser o primeiro sinal de alerta para quem suspeita de um vazamento. Em alguns casos, o botijão vazando também pode fazer um barulho, conforme explicamos, também, em outro artigo nosso: “Botijão de gás faz barulho?”.
O primeiro passo para lidar com gás vazando é reconhecer os sinais de alerta como o cheiro característico que parece ovos apodrecidos, e o sibilo ou assobio nos tubos de gás. Vale a atenção também nos casos de aumento na conta de gás ou se o gás está acabando rápido demais em casos de uso de botijões.
Um dos testes mais comuns para o bujão de gás caseiro é o da espuma. Você deve pegar uma esponja com detergente e água, e esfregá-la bem até que forme bastante espuma. Passe-a na válvula de conexão do bujão com a mangueira e também na conexão com o fogão. Se a espuma for soprada, então isso significa que há vazamento.
Caso o registro esteja na horizontal, significa que o registro está fechado, que não há passagem de gás. Se estiver na vertical, há passagem de gás normal até o fogão.
Para descobrir onde está o nível do gás, basta ir colocando a mão na superfície onde derramou a água e sentir a temperatura. Nas regiões em que você sentir o quentinho da água, significa que naquela área o botijão está vazio.