O IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, ou seja, que ela foi exposta ao vírus e está na fase ativa da doença. Caso você não saiba se já teve dengue, pode fazer um teste de sorologia para detectar se há anticorpos no seu organismo.
O teste de sorologia serve para detecção dos anticorpos IgM e IgG no sangue. Deve ser feito a partir do 6º dia do início dos sintomas. É útil para saber se o paciente já teve dengue no passado.
Porém, ela pode não aparecer ou ser leve. “É muito raro uma pessoa ter dengue sem febre. As vezes é uma febre baixa, um calafrio, e a pessoa não sente.
Os exames laboratoriais realizados na rotina para diagnóstico não identificam os sorotipos virais da dengue. A identificação dos sorotipos do vírus da dengue é importante para monitorar a circulação viral e, também, para diagnóstico específico em algumas situações clínicas especiais.
O exame consiste em fazer o desenho de um quadrado no antebraço do paciente. Daí, a pressão arterial é verificada e o aparelho continua apertando o braço até que seja possível verificar a existência de pontinhos vermelhos dentro do quadrado.
Os adultos podem apresentar pequenas manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe, gengivorragia, sangramento gastrointestinal, hematúria e metrorragia. A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.
O médico lembra que, até o ano de 2013, são conhecidos quatro sorotipos da doença: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4. A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) é temporária por dois a três meses.
O Teste Rápido de Dengue IgG IgM e Antígeno NS1 é indicado para um diagnóstico precoce da doença, a partir do 1º dia de sintomas e ajuda na diferenciação da fase aguda e tardia da dengue. ATENÇÃO: Este é um teste de triagem e os resultados devem ser interpretados por um médico.
Para todos os que têm o diagnóstico confirmado, a hidratação é fundamental para evitar o agravamento do quadro. A distinção entre os diferentes quadros - dengue clássica e dengue grave - geralmente ocorre entre o terceiro e o sétimo dia, especialmente quando a febre diminui.
Os mosquitos da dengue são conhecidos por picar várias partes do corpo, mas preferem áreas expostas da pele, como braços, pernas e rosto. Eles geralmente buscam sangue humano durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã e à noite.
Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.
Como posso saber se o teste de dengue deu positivo?
Tanto IgM quanto IgG são anticorpos detectáveis no teste rápido da dengue. Um IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, ou seja, que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença, havendo a possibilidade do microrganismo estar circulando no paciente naquele momento.
No combate à dengue, uma ameaça silenciosa acendeu o alerta. De acordo com especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 50% dos casos são assintomáticos, ou seja, a doença não se manifesta com sintomas perceptíveis.
O antígeno NS1 é capaz de ser detectado logo após o 1º dia da infecção, tornando o teste rápido ideal para pacientes que estejam com até 5 dias de sintoma da doença.
A doença também pode ser assintomática, mas quando os sintomas surgem podem ser febre alta, dor de garganta e de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares, obstrução nasal, coriza, tosse seca. Outros sintomas menos comuns são perda de paladar ou olfato, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas.
Para fazer exame de Dengue de maneira segura, rápida e com a mesma qualidade de um laboratório, porém, sem burocracia basta agendar em uma unidade da Drogaria São Paulo mais perto de você.
Até essa descoberta, os cientistas sabiam que o sistema imunológico conseguia se livrar do vírus, mas nunca tinham entendido o processo em detalhes. O que a MBL faz é identificar moléculas de açúcar presentes ao redor do vírus. Uma vez que o corpo estranho é detectado, os anticorpos reagem e matam os vírus.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
“Importante atentar-se aos sintomas: dores musculares, febre, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, possível “gosto amargo” na boca e prostração”, disse.