Você sabe qual a diferença entre as veias, artérias e capilares? Cada tipo de vaso sanguíneo desempenha uma função dentro do sistema circulatório. Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo.
As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue oxigenado do coração para o corpo. As veias são os vasos sanguíneos que trazem o sangue com menos oxigênio e mais gás carbônico dos tecidos e órgãos ao coração.
O sangue conduzido pelas artérias, na circulação sistêmica, é chamado de sangue arterial. Por ser proveniente do pulmão, o sangue está rico em oxigênio e demais nutrientes necessários para carrear ao longo do organismo. É um sangue de coloração vermelho vivo.
Como posso diferenciar uma veia de uma artéria em um cadáver?
válvulas: As veias geralmente possuem válvulas que ajudam a manter o sangue fluindo em direção ao coração, enquanto as artérias não possuem válvulas (exceto as válvulas aórtica e pulmonar em suas origens).
Altas taxas de oxigênio refletem a cor vermelha e altas taxas de CO2 refletem a cor azul, que nas veias menos superficiais, misturada com a cor amarelada da gordura e/ou pele acaba aparecendo esverdeada.
Esta é a localização da veia femoral no corpo humano
A veia femoral está localizada na região da coxa, posicionada próxima à artéria femoral, que é uma das principais artérias do corpo humano e não deve ser confundida com a veia.
O exame de sangue arterial é indicado para aferir nível o de oxigênio. A coleta é feita nas artérias e não nas veias porque as artérias possuem índices mais altos de oxigênio.
Veias superficiais: estão localizadas mais próximas à nossa pele, podendo, inclusive, ser visualizadas. Veias profundas: estão localizadas mais internamente e podem estar sozinhas ou acompanhadas de artérias. As veias que acompanham as artérias são chamadas de satélites.
Eles geralmente têm menos de 1 milímetro de diâmetro e podem aparecer em qualquer parte do corpo, embora sejam mais comuns nos membros inferiores. Embora possam ser considerados antiestéticos, os vasinhos geralmente não são perigosos e não causam sintomas significativos.
Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.
As veias carótidas, fundamentais para o sistema circulatório, encontram-se estrategicamente localizadas no pescoço, em ambos os lados da traqueia. Essas veias, conhecidas como carótidas comum direita e esquerda, possuem uma anatomia complexa que inclui ramificações que se estendem em direção à cabeça.
Assim, as artérias funcionam com pressão bem mais elevadas que as veias, e por isso têm paredes mais grossas que as veias, e apresentam pulsação. Já as veias têm paredes mais finas, têm aspecto azulado e não apresentam pulsação (certo cantor que me perdoe, mas “no pulsar das minhas veias,” não existe!).
Mas se você for um estudante de anatomia experiente saberá que, nos atlas de anatomia, o azul geralmente se refere a veias, o vermelho a artérias e o amarelo a nervos.
Por que o sangue é vermelho e a veia é azul? As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio. Mas, para entender isso é preciso saber o caminho que percorre dentro do corpo.
2) Complicações e Riscos: trombose arterial, embolia, hematoma, hemorragia, infecção, aneurismas e fístulas artério-venosas, complicações neurológicas, dor e inflamação no local da punção, compressão nervosa, isquemia ou perda do membro.
TLDR. as veias entupidas nas pernas ocorrem devido à formação de coágulos ou obstruções parciais, com causas que incluem trombose venosa profunda, flebite e hábitos de vida não saudáveis. seus sintomas principais são dor, inchaço, sensação de peso, descoloração e diminuição da temperatura na região afetada.
As veias cefálica do antebraço e basílica do antebraço são preferíveis para coleta de sangue, mas pode-se utilizar outras veias do braço e da mão. A veia cefálica está localizada no aspecto lateral (radial) do braço, e a veia basílica no aspecto medial (ulnar).
Qual perna passa a veia do coração, a direita ou a esquerda?
As veias da circulação cardíaca têm como função drenar o sangue para o átrio direito. A principal é o seio coronário, ele percorre da esquerda para a direita e recebe veias tributárias nesse percurso.
Se o sangue fluir lentamente para o interior do tubo ou não fluir, pode haver várias razões para isso. O reposicionamento mínimo da agulha pode ser suficiente para ativar o fluxo sanguíneo. Ao remover a agulha, não aplique pressão no local da punção até que a agulha tenha sido completamente removida.
A doença venosa é caracterizada por um retorno dificultado do sangue ao coração, o que faz com que as veias das pernas se dilatem progressivamente. Já a doença arterial é decorrente do entupimento das artérias, impedindo que o sangue de chegar aos tecidos.