Uma das principais diferenças é a sua composição química. A zircônia é composta principalmente de óxido de zircônio, enquanto a safira é composta principalmente de óxido de alumínio. Além disso, a safira é considerada uma gema preciosa, enquanto a zircônia é considerada uma gema sintética.
Cor da zircônia: ao ter contato com a luz, as zircônias refletem um arco-íris, que pode ser mais brilhante do que outras pedras. Cor do cristal: depende muito de como a luz interage com todas as moléculas presentes na pedra.
Para determinar se uma safira é real, existem aspectos que podem ajudar a identificar a autenticidade da gema. Primeiramente, a cor e a claridade podem ser indicadores relevantes. Safiras verdadeiras apresentam uma coloração rica e muitas vezes apresentam certa transparência, ou seja, permitem a passagem de luz.
A moissanita tem um brilho bonito, é mais barata e feita em laboratório. Está sendo substituída pelo Lab Grown na joalheira. A zircônia é a mais barata das três pedras. Tem um brilho muito bom, boa transparência, mas não são duráveis como os diamantes.
Como encontrar e identifica rubi e safira no rio pedra preciosa
Qual é a diferença entre safira e zircônia?
Zircônia são criadas em laboratório, são brilhantes, mais económicas, e tem um visual similar ao diamante. Safiras brancas são naturais, económicas e têm durabilidade. A sua escolha pode ser um anel, um brinco ou um colar.
Brilho e Durabilidade Incomparáveis: Se há uma característica que diferencia a moissanita da zirconia, é o seu brilho excepcional e sua incrível durabilidade. A moissanite é conhecida por sua capacidade de refletir a luz de uma maneira única, brilhando intensamente em qualquer ambiente.
A joia é composta por óxido de alumínio e no estado natural esse composto químico não apresenta coloração. Porém, na maioria das vezes, a safira apresenta a cor azul e isso se deve pelo fato de conter terno e titânio na composição química de material.
Safira. Uma favorita entre brincos, colares e anéis, o atual recorde pertence às safiras Richelieu de US$ 8,4 milhões. Possuem tons azuis e são encontradas principalmente em Sri Lanka, Mianmar e Austrália.
Natural: Esfregar a Safira natural com removedor de esmalte (acetona) não fará a pedra preciosa desbotar. Tingido: Passar a pedra tingida com um cotonete e um pouco de removedor de esmalte (acetona) pode fazer com que ela desbote.
Qual a origem das Safiras? As Safiras mais prestigiadas vêm de regiões específicas, como Sri Lanka , Myanmar, Madagascar e Índia, essa região produz algumas das Safiras azuis mais valiosas do mundo. As Safiras extraídas dessa região são as mais cobiçadas da história, devido à durabilidade e profundidade das cores.
Enquanto os diamantes são conhecidos principalmente por sua cor incolor, a zircônia pode ser encontrada em várias tonalidades, incluindo azul, rosa, amarelo, verde e muitas outras. Essa diversidade de cores permite criar peças de joias únicas e personalizadas.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
1. Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood.
Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original. Quanto às pedras tingidas, elas trazem diversas imperfeições se observadas de perto.
A safira azul é conhecida por sua cor azul profunda e intensa, que varia desde azul claro até tons mais escuros de azul-índigo devido a presença de ferro e titânio na estrutura da gema. A safira é uma pedra preciosa atemporal, símbolo de fidelidade, sinceridade e confiança.
Safira é um nome feminino de origem hebraica, derivado do termo "sappir". Esse nome está relacionado à gema preciosa de cor azul, a safira. A safira é conhecida por sua beleza e valor, sendo um símbolo de nobreza e sabedoria.
Uma das formas utilizadas para diferenciar as duas pedras é olhar elas sob luz ultravioleta. O diamante geralmente apresenta um brilho azulado, enquanto a zircônia não tem esse brilho.
Brilho. O brilho diz respeito ao reflexo da luz no interior da pedra. Devido ao padrão diferente de lapidação o tipo de brilho dessas duas gemas é diferente. O índice de refração da Moissanite é maior que um diamante natural.
A zircônia tende a escurecer um pouco, caso você não tome os devidos cuidados com as suas joias. Nesse caso, fica a dica para sempre limpar os acessórios, após o uso.