Como saber se a tomada é 110 ou 220 pelo disjuntor?
Outra forma de descobrir qual é a tensão das tomadas da sua casa é dar uma olhada no painel de disjuntores. Normalmente, os disjuntores de 110V têm um interruptor único para cada circuito, enquanto os disjuntores de 220V possuem interruptores duplos.
Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V. Esse número, por exemplo, significa que o aparelho aguenta qualquer voltagem dentro desse intervalo.
A maneira mais confiável de identificar a tensão de cada tomada é verificar na caixa de disjuntores ou no quadro de distribuição elétrica. Os disjuntores são rotulados com a tensão nominal da rede elétrica.
A cor dos fios também pode dar uma pista. No Brasil, fios de aparelhos 220V costumam ser vermelhos ou pretos, enquanto os de 110V podem ser azuis ou marrons. Entretanto, essa não é uma regra fixa e pode variar conforme o fabricante.
Como saber se o aparelho é bivolt? Para identificar se um aparelho é bivolt, verifique o manual do usuário ou a etiqueta na própria máquina. Procure por termos como "bivolt" ou "110-220V". Alguns dispositivos têm uma chave seletora de voltagem.
Isso pode resultar em superaquecimento das fiações, curto-circuito e até mesmo incêndio. Além disso, ao tentar forçar um aparelho de 220V a funcionar em uma voltagem mais baixa, os componentes internos do equipamento podem sofrer danos irreparáveis, tornando-o inutilizável.
Sinalização: A NBR 5410 estabelece que todas as tomadas devem ter uma sinalização visível que indique sua voltagem, facilitando a correta conexão de aparelhos.
Como saber se o chuveiro é 110 ou 220 pelo disjuntor?
Os chuveiros 220 V possuem dois fios fase (da mesma cor) e um fio terra (verde). Já os chuveiros 127 V (110 V) são unipolares: têm um fio fase, um terra e outro neutro.
Para quem precisa utilizar aparelhos 220V em tomadas 110V e vice-versa, é necessário realizar a conversão de 110V para 220V, ou eles podem queimar e ter uma redução no desempenho.
Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes. O calibre dos fios que vão transportar a energia, por exemplo, são menores em uma tensão de 220V, do que em uma de 110V.
Como saber se a tomada é 110 ou 220V sem multímetro?
Basta dar uma olhada nas etiquetas de identificação no produto e verificar. Normalmente, os carregadores de eletrônicos e lâmpadas de led são exemplos de aparelhos que suportam a voltagem entre 100V e 240V. Aí é só ligar o equipamento que ele irá configurar a sua tensão sozinho.
A informação da tensão necessária pode ser encontrada em uma etiqueta ou no próprio corpo do aparelho. Por exemplo, uma escova secadora bivolt pode ter a inscrição “127V” ou “220V” no cabo de alimentação ou na própria carcaça do aparelho.
Caso você não saiba como identificar os fios pelas cores, as normas ABNT para tomadas são: fio azul (neutro), fio verde ou verde com amarelo (terra) e as outras cores (vermelho, preto ou marrom) são o fio fase. Para ligá-los, comece com o fio terra no pino do meio. O fio fase e neutro ficarão em lados opostos dele.