Vibrações no volante: Rodas amassadas podem gerar vibrações perceptíveis no volante, tornando a condução desconfortável e potencialmente perigosa, principalmente em altas velocidades.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
Importante saber que, quanto menor o amassado, mais simples e barato o reparo - se a deformação for leve, lojas especializadas podem cobrar R$ 50 para fazer o conserto. Fique esperto: se o dano não trincou a roda, basta endireitá-la.
Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
COMO SABER SE A RODA ESTÁ EM BOM ESTADO? STOPA RESPONDE / 📽️ CASTELLANI
Como identificar roda amassada?
Vibrações no volante: Rodas amassadas podem gerar vibrações perceptíveis no volante, tornando a condução desconfortável e potencialmente perigosa, principalmente em altas velocidades.
Assim como o tempo para a reforma, o valor também pode variar conforme o modelo do seu carro, sua cidade, seu tipo de roda, entre outros. No geral, a reforma de rodas de liga leve ficam entre R$150 a R$300 para os casos de reparos leves como arranhões, fica em torno de R$ 50 a R$70 reais.
“Rodas amassadas ou rachadas podem ser retrabalhadas e, externamente, ficam como novas após a manutenção. No interior delas, porém, possíveis irregularidades estruturais colocam em xeque a segurança do veículo e, por consequência, a integridade de motorista e passageiros”, afirma.
O que acontece se a roda do carro estiver empenada?
Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus. Em boa parte dos casos, em rodas de aço, é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno.
Caso a roda chegue a esse estágio, o melhor a fazer é providenciar a sua substituição. Rodas de alumínio não podem ser desamassadas e precisam passar por processos especiais em oficinas especializadas”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
De maneira geral, a orientação de especialistas é que o carro passe por manutenção a cada 10.000 km rodados. Esse prazo pode ser maior se, ao longo desse período, o motorista adotar boas práticas e realizar os cuidados mínimos.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.
As rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus. O reparo nas rodas de aço na maioria das vezes pode ser resolvido num torno ou com um martelo de borracha.
Uma suspensão desalinhada ocorre quando os componentes do sistema de suspensão, como molas, amortecedores e braços de controle, não estão corretamente ajustados em relação às rodas do veículo.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
Para carros baixos com hatchs: R$300 a R$350; Para carros maiores, como as SUVs: R$150 para cada roda; Para reparar pequenos riscos ou arranhões: R$50 e R$70; Em carros de luxo: o preço pode ficar salgado, aproximando-se de R$ 1.500.
Uma roda empenada pode causar vibração e instabilidade, desgaste irregular dos pneus, problemas de direção, desgaste prematuro da suspensão e aumentar o risco de acidentes. Evite esses problemas com uma avaliação profissional e mantenha suas rodas em boas condições.
Barulhos estranhos e “sentir” o carro trepidar, são indicadores de problemas de eixo. Identificar o tipo de ruído é importante nesta hora. Perceba se ele ocorre o tempo ou só durante as curvas.
O que devo fazer se a roda do meu carro estiver amassada?
Importante ressaltar que a checagem deve ser feita por um profissional, afinal, ele irá verificar se há a necessidade de troca. Por vezes, o reparo na peça já resolve. Em boa parte dos casos o processo é bem simples, sendo possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno.
Na prática, a diamantação é um tipo de lapidação de rodas que oferece a recuperação de pequenos danos e renova o brilho da peça, especialmente focado em suas bordas, na parte de contato com os pneus, que geralmente ficam bastante desgastadas em relação ao resto.