Para identificar um aro empinado basta centralizar todas as rodas do seu veículo, se um demostrar estar torta, provavelmente vai estar empenada. Sendo assim, se o mesmo estiver empenhado, chegou a hora de trocar o aro, ou em alguns casos (quando possível), desamassar e restaurar o aro.
O que acontece se a roda do carro estiver empenada?
Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus. Em boa parte dos casos, em rodas de aço, é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno.
O que causa o empeno das rodas? As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. A falta de conservação das ruas e rodovias no país é um fator de alto risco para as rodas.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
Como posso saber se o aro do meu carro está empenado?
Para identificar um aro empinado basta centralizar todas as rodas do seu veículo, se um demostrar estar torta, provavelmente vai estar empenada. Sendo assim, se o mesmo estiver empenhado, chegou a hora de trocar o aro, ou em alguns casos (quando possível), desamassar e restaurar o aro.
Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
Uma roda empenada pode causar vibração e instabilidade, desgaste irregular dos pneus, problemas de direção, desgaste prematuro da suspensão e aumentar o risco de acidentes. Evite esses problemas com uma avaliação profissional e mantenha suas rodas em boas condições.
Independentemente do motivo, se o pneu estiver torto o jeito é trocá-lo. Não há conserto para recuperá-lo. O motorista precisa ainda fazer balanceamento e geometria para conferir se o alinhamento está correto. Vale lembrar que é fundamental para vida útil do pneu a revisão da suspensão a cada 10 mil quilômetros.
Quanto tempo demora para desempenar roda de carro?
Reformas simples, como pintura ou polimento, podem levar entre 2 e 4 horas. Já reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem levar entre 1 e 3 dias.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.
🙌 As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. ✔Falta de conservação das ruas; ✔Buracos e falta de asfaltamento; ✔Passagem brusca em quebra-molas ou tartarugas; ✔Raspagem em meios fios.
O que devo fazer se a roda do meu carro estiver amassada?
Ao identificar rodas amassadas no veículo, é importante procurar um especialista que possa avaliar a situação e sugerir a melhor solução. Em casos simples, é possível desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno.
Desempenar significa ajustar a roda para que ela volte a ser perfeitamente circular e alinhada, corrigindo irregularidades que possam ter surgido devido a impactos, buracos ou desgaste.
Quando o eixo traseiro está desalinhado, você pode sentir vibrações ou trepidações no volante, especialmente em altas velocidades. Essas vibrações não só são desconfortáveis, mas também podem indicar problemas adicionais nos componentes de direção e suspensão.
A roda amassada prejudica o equilíbrio do conjunto roda-pneu, atrapalhando a condução e aumentando o desgaste dos pneus. Ao identificar essa condição nas rodas do veículo, é fundamental procurar um especialista, que irá analisar a situação e verificar o que pode ser feito para resolver o problema.
Neste caso, esse "desamassamento" pode ser feito de duas maneiras: de forma hidráulica ou por pressão. Na primeira situação, o desempenho da roda é medido por uma máquina simples que funciona com água e eletricidade. A técnica serve para corrigir os defeitos.