Pacientes que sofrem de mordida torta podem sentir sintomas além dos físicos, como ansiedade, fobia social, vergonha e timidez, baixa autoconfiança e medo de falar em público e ser motivo de brincadeiras maldosas.
Uma pessoa que tem a mordida normal, quando fecha a boca, os dentes superiores se encaixam perfeitamente com os dentes inferiores, como quando uma tampa se encaixa perfeitamente na panela. No caso da mordida cruzada, esse quadro se inverte, ou seja, os dentes inferiores ficam para frente e os superiores vão para trás.
Uma mordida correta está por trás de um sorriso harmônico e de bem estar facial. Ou, pelo contrário, uma mordida errada pode causar dores e incômodos e causar uma sensação diferente em quem olha. Além disso, mesmo não causando desconforto, acaba por desencadear alterações na fala, respiração e na mastigação.
Na maioria dos casos, a correção da mordida cruzada envolve a ortodontia, incluindo opções como aparelhos ortodônticos. Os aparelhos ortodônticos normalmente são usados na infância ou no início da adolescência, quando os maxilares ainda estão crescendo e se desenvolvendo.
A maioria dos casos de queixo torto são tratados com a cirurgia ortognática. Essa intervenção, feita por cirurgiões bucomaxilofacial, atua diretamente na correção dos maxilares e mandíbulas.
Ela pode causar fratura ou desgastes nos dentes, mordidas na parte interna da boca, problemas nas gengivas, perda da estrutura do maxilar, deformidade facial, dificuldade de mastigação, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, bruxismo, dores nas articulações, ombros e pescoço, entre outros sintomas.
Quanto tempo demora para arrumar uma mordida torta?
O aparelho pode ser fixo ou móvel, depende do caso. Quando é um descruzamento importante, geralmente é utilizado o fixo cimentado nos dentes da criança e fará a correção de mordida em 6 meses. Caso seja móvel, ficará por um período mais longo e depende do uso do aparelho.
Atualmente, há diversas técnicas que deixam o rosto mais simétrico e evitam sérios problemas no organismo. O botox odontológico, a cirurgia na maxila e mandíbula, a execução de movimentos com fonoaudiólogo e a maquiagem inteligente são algumas das possibilidades para ter harmonia na aparência e na função do rosto.
Quanto custa uma cirurgia para corrigir mordida cruzada?
Apesar desse procedimento não possuir um valor fixo, ainda é possível dizer um valor estimado que pode variar tanto para cima quanto para baixo. Sendo assim, o valor da cirurgia ortognática geralmente varia aproximadamente de R$15.000 (quinze mil reais) a R$40.000 (quarenta mil reais).
Não tratar de maneira correta a mordida profunda traz consequências. Além de interferir em questões estéticas, pode causar o não crescimento saudável da mandíbula e prejudicar a mastigação.
De forma resumida, a mordida correta é quando a mordida apresenta um fechamento ideal, quando os dentes de cima ficam um pouco à frente dos dentes da arcada inferior. Essa é uma condição não muito comum, por hábitos simples que podem desalinhar o sorriso.
Assim, o tempo médio que demora o tratamento ortodôntico através da correção com aparelho dentário poderá ter uma duração que vai desde alguns meses até alguns anos, dependendo da natural evolução do crescimento dos maxilares e da erupção dos dentes definitivos.
Um dos métodos mais comuns para corrigir a mordida errada é o tratamento ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos, como os tradicionais braquetes e fios metálicos ou os alinhadores transparentes, são usados para mover os dentes gradualmente até a posição correta.
Como corrigir queixo torto? O tratamento para adultos, é multidisciplinar, e envolve diversos profissionais como ortodontista, cirurgião buco maxilo facial, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Quando se trata de pacientes em idade adulta, a cirurgia ortognática é a opção de tratamento mais comum.
Pacientes que sofrem de mordida torta podem sentir sintomas além dos físicos, como ansiedade, fobia social, vergonha e timidez, baixa autoconfiança e medo de falar em público e ser motivo de brincadeiras maldosas.
Fisioterapia e fonoterapia são importantes para estimular a musculatura da mímica facial, da mastigação e da fala, assim como para evitar contraturas e atrofia das fibras musculares.
A mastigação unilateral contribui para o crescimento da mandíbula assimétrica. O lado que o paciente mastiga fica mais baixo que o outro, ocasionando assim, a Assimetria Facial que pode por algumas vezes ser observada com facilidade. E que para espantos de muitos, pode trazer sérias consequências.
Problemas na fala e na respiração, dificuldade para mastigar certos tipos de alimentos, dor de cabeça, dor de dente constante, dor na região mandibular, fratura ou perda precoce dos dentes e dor de ouvido são algumas das consequências recorrentes da mordida errada.
Assim como outros tipos de mordida, a mordida cruzada pode sim ser tratada através do uso do aparelho ortodôntico. Após avaliação e conclusão do diagnóstico feita pelo dentista, é possível escolher qual o tratamento mais indicado para o caso.
A correção da mordida profunda (ou sobremordida) pode ser efetuada através de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário. O aparelho ortodôntico para corrigir a mordida profunda, pode ser fixo aos dentes (aparelho fixo), ou não fixo (aparelho móvel ou removível).
A oclusão normal é quando os dentes superiores e inferiores encaixam-se corretamente quando a mandíbula está fechada, enquanto os dentes laterais ficam em contato com os dentes opostos. Qualquer situação diferente dessa pode ser classificada como má oclusão.
É normal os dentes de cima serem mais para a frente?
O deslocamento dos dentes é comum e pode não ser preocupante todas as vezes. Mas, em alguns casos, pode levar a problemas de mordida e dor. Além disso, pode comprometer sua saúde bucal de outras maneiras. A longo prazo, você pode sofrer de cárie dentária ou doença periodontal.
A mordida cruzada pode levar à sobrecarga dos tecidos que sustentam os dentes e da articulação temporomandibular. Ela também favorece o desgaste do esmalte dentário por causa do atrito excessivo ou inadequado entre os dentes durante a mastigação, sendo assim, é um problema que precisa ser tratado.