Como saber a velocidade máxima que o pneu aguenta?
A resposta é rápida e simples: no perfil do pneu, você encontrará informações como a banda de rodagem do pneu, a data em que foi fabricado e também a letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.
Como posso saber a velocidade máxima que o meu pneu suporta?
Na banda lateral há uma sequência alfanumérica. Cada letra, por exemplo, corresponde a uma velocidade em km/h, sendo 'A' uma velocidade mais baixa e 'Z', mais alta. VEJA TAMBÉM: Veja um pneu levado ao limite até estourar – de dentro dele.
O índice de velocidade é a medida que revela a velocidade máxima suportada pelo pneu. Ele é indicado por uma letra que varia de L a Y. “Cada letra possui sua respectiva representação de velocidade em km/h. Supondo que um pneu tem índice H, a velocidade máxima que ele aguenta é de 210 km/h”, afirma o docente.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Deve-se utilizar a tabela padrão de índice de carga para localizar a carga máxima suportada por esse pneu. Neste caso, 87 refere-se à carga de 240 kg, V: Trata-se do símbolo de velocidade do pneu. De acordo com a tabela padrão, o símbolo “V” refere-se à velocidade máxima de 240 km/h.
"O pneu Goodyear 235/60R16 WRL Fortitude HT tem índice de carga 100, o que significa que suporta até 800 kg de peso por pneu, e índice de velocidade H, indicando que pode ser utilizado a velocidades de até 210 km/h.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
Em resumo, os pneus AT são versáteis e adequados para um uso misto, enquanto os pneus MT são projetados para enfrentar terrenos off-road mais desafiadores. Avalie suas necessidades e escolha o tipo de pneu que ofereça o desempenho ideal para as suas aventuras.
Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
O que significa XL em pneus? Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
O número “82” indica a capacidade máxima de carga que o pneu pode suportar, enquanto a letra “t” representa a velocidade máxima para a qual o pneu é classificado. Portanto, um pneu com a classificação “82t” pode suportar uma carga máxima de 475 kg e é classificado para velocidades de até 190 km/h.
A melhor classificação de um pneu, considerando eficiência de combustível, aderência em pista molhada e ruído externo, seria “A” para eficiência de combustível, “A” para aderência em pista molhada, e uma única onda sonora para ruído externo.
Pneus projetados para sedãs e cupês. H: suporta até 210 quilômetros por hora. Pneus projetados para sedãs e cupês esportivos. V: suporta até 240 quilômetros por hora.
Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.
Para carros de passeio, rodas com aro entre 15 e 17 polegadas são adequadas e oferecem um equilíbrio entre estabilidade e economia de combustível. Além disso, rodas de alumínio são mais leves e criam menos atrito do que rodas de aço.
– Código de velocidade: Além do índice de carga, os pneus também trazem um código de velocidade, que é representado por uma letra (T). Esse código indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar com segurança.
A diferença nos números finais se refere a especificação de carga. O 94W (que é o importado pela Pirelli para o Golf) suporta uma carga maior que o 91W (que é o pneu que vem originalmente no Golf), deixando a dúvida se os pneus originais do Golf (91W) não são adequados para as vias brasileiras, ocasionando as bolhas.
O que é o TWI? O indicador de desgaste da banda de rodagem é um recurso que permite saber, a partir de suas medidas, quando está na hora de trocar os pneus. TWI é um recurso projetado para demarcar quando os pneus atingem o limite legal de desgaste.
+ S - refere-se ao índice de velocidade. Indica o máixmo, em km/h, suportado pelo composto. A letra "S" equivale a 180 km/h. Para ver a tabela completa de índices de carga e velocidade, clique aqui.