Os processadores Intel possuem um padrão claro de nomeação que facilita a identificação de sua geração. O número que indica a geração é o primeiro dígito após o nome da linha, como “Core”.
O processador i5 de 12ª geração foi lançado em setembro de 2022 e representa a categoria intermediária dos novos chips da Intel. Esta nova geração também inclui os processadores i3 (os mais básicos), i7 (os mais avançados) e i9 (os modelos top de linha).
Como saber a geração de um Ryzen pelo nome do chip? Depois do nome que informa o segmento do processador (Ryzen 3, 5, 7 ou 9), há um código de quatro dígitos, sendo que o primeiro deles se refere à geração (série).
Essa família de processadores inclui o processador Intel® Core™ i9, o processador Intel® Core™ i7, o processador Intel® Core™ i5 e o processador Intel® Core™ i3.
A AMD lançou sua série Ryzen 9000 de processadores para desktop na Computex 2024, finalmente dando continuidade ao Ryzen 9 7900X lançado em 2022. Essas novas CPUs estão sendo alimentadas pela arquitetura Zen 5 de próxima geração, que a AMD afirma ser, em média, até 12% mais rápida que a última geração.
O processador Intel Core i3-N305 de 12ª geração oferece potência para multitarefas sem esforço, enquanto a placa de vídeo Intel UHD Graphics Xe aprimora a experiência visual. Com 8GB de memória DDR5, o sistema oferece uma execução suave.
Atualmente, a família de processadores Core encontra-se na décima segunda geração, lançada em 2022. Ainda existem outras variações dentro de cada modelo dos processadores da linha Core da Intel, que são indicados além da letra I e do número que a sucede.
O processador i5 não é só bom, ele é excelente! É um chip intermediário com modelos que abrangem todos os públicos, desde os que buscam desempenho para o dia a dia até os usuários mais “hardcore”, que desejam montar um PC gamer com um ótimo processador, por exemplo.
A Intel anunciou a 14ª geração de processadores em outubro de 2023, mas eles só serão apresentados em outubro de 2024. Os novos chips trazem avanços em desempenho, eficiência energética e inteligência artificial, além de melhorias significativas em gráficos integrados.
Construído para jogos modernos. Desenvolvidos para gamers que buscam desempenho máximo para jogar os títulos mais recentes e também a capacidade de enfrentar outras cargas de trabalho. Os novos PCs com processadores Intel® Core™ da 14ª Geração ajudam a tornar tudo isso possível.
Os processadores Core i5 e Core i7 destacam-se quando se procura CPUs que são boas para jogos. O Core i5 é menos caro, mas o Core i7 tem um melhor desempenho enquanto multitarefa. Se for uma streamer, gastar um pouco de dinheiro extra e obter o Core i7 seria uma opção melhor.