Koch inoculou cutaneamente o sangue de um animal enfermo, que havia sido necropsiado, em um animal sem a doença, que a desenvolveu em todas as suas fases clínicas. Koch apresentou seus resultados a Cohn, na Universidade de Breslau, que concordou em reproduzir o experimento no Instituto de Fisiologia de Plantas.
Existem evidências de que a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. A doença já foi encontrada em esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 A.C) e, mais recentemente, numa múmia pré-colombiana no Peru.
Em 1865, um médico do Exército francês comprovou que a doença era transmitida de pessoas para coelhos. Robert Koch queria agora evidenciar o causador da tísica através de testes com animais e análise microscópica.
Koch descobriu o agente bacteriano causador do carbúnculo (ou antraz) e descreveu, pela primeira vez, como a transmissão da doença se dá através dos esporos – este foi seu primeiro grande trabalho científico, publicado em 1876.
Hoje na História: 24.03.1882 - É descoberto o bacilo da tuberculose
O que Robert Koch desenvolveu para identificar a causa das doenças infecciosas?
No Egito, Koch descobriu que o agente dessa enfermidade era o vibrião colérico e mostrou sua relação com a doença e seus modos de transmissão. Além de determinar a etiologia, ele também obteve culturas puras dessa bactéria, levando-as para estudos na Alemanha.
Quanto a sua descoberta, ocorreu por acaso, quando um negociante holandês, Leewenhoek, ainda no século 16, estava observando resíduos de alimentos retirados de seus próprios dentes. Este comparou as minúsculas estruturas encontradas a outras, presentes em diversos materiais, como água parada e sujeira.
O imunizante foi fruto de uma longa pesquisa dos franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin. Eles atenuaram uma bactéria, batizada de Bacilo de Calmette e Guérin (por isso, a sigla BCG), e anunciaram, naquele 1º de julho de 1921, uma forma de debelar o bacilo de Koch, causador da tuberculose.
Em Breslau, em 30 de abril de 1876, Koch realizou a primeira demonstração sobre o ciclo de vida do bacilo de antraz, cujos esporos localizara na terra onde os animais eram sepultados. Ele havia conseguido isolar os bacilos numa cultura purificada, e a demonstração causou forte impressão nos presentes.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).
Síndrome de Koch é uma síndrome hereditária caracterizada por engrossamento anormal da pele na palma das mãos e da planta dos pés (ceratoderma palmoplantar), por “dedos em forma de baqueta”, diminuição da quantidade de pelos pelo corpo (hipotricose) e da capacidade de suar (hipoidrose), além da presença de dentes com ...
O Postulado de Koch é um método utilizado para caracterizar doenças causadas por microrganismos em animais e vegetais em pesquisas e estudos laboratoriais.
A descoberta em 1882 do bacilo causador da tuberculose humana - Mycobacterium tuberculosis, por Robert Koch (1843-1910), da forma de transmissão da doença através de gotículas produzidas pela tosse que se espalhavam pelo ambiente (Pflügge, 1847-1923) e pelo surgimento em 1895 da radiografia (Roentgen, 1845-1923), ...
Vulnerabilidade. Além dos fatores relacionados ao sistema imunológico de cada pessoa e à exposição ao bacilo (Koch), o adoecimento por tuberculose, muitas vezes, está ligado às condições precárias de vida. Assim, alguns grupos populacionais podem apresentar situações de maior vulnerabilidade.
Conheça as descobertas de Antonie van Leeuwenhoek, o pai da microbiologia. Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723) foi um cientista neerlandês amplamente reconhecido como o "pai da microbiologia".
Na segunda metade do século XIX, com o patologista alemão Robert Koch (1843-1910), Pasteur lançou as bases da microbiologia e o conceito – hoje óbvio – de que as doenças infecciosas são causadas por microrganismos e podem ser prevenidas por meio de medidas de higiene e de vacinas.
A partir de 1800 começa uma nova época no entendimento da TB. Em 1865 Villemin estuda a inoculação em cobaias de material retirado de tubérculos obtidos de seres humanos e em 1882, Robert Koch, em Berlim, Prússia, descobre seu agente causador, o bacilo da tuberculose, também chamado hoje de bacilo de Koch.
Como a bactéria é filtrada e esterilizada em laboratório não seria capaz de causar a doença. Essa substância foi desenvolvida em 1890 pelo cientista alemão Robert Koch. Esta era uma época de crescentes pesquisas no campo da microbiologia.
De acordo com os pesquisadores, a primeira bactéria, apelidada de LBCA (Last Bacterial Common Ancestor, ou último ancestral em comum das bactérias), teria vivido há cerca de 3,5 bilhões de anos.
→ Como foi a descoberta da penicilina? A penicilina foi descoberta, por acaso, por Alexander Fleming em 1928. Esse pesquisador estava estudando bactérias do gênero Staphylococcus e percebeu que sua amostra tinha sido contaminada por algum tipo de fungo.