Como regularizar um imóvel já construído na prefeitura?

Regra geral, para regularizar um imóvel serão necessários documentos de identidade e certidões comprobatórias de estado civil das partes e do imóvel, entre eles:
  1. Documentos pessoais;
  2. IPTU;
  3. Escritura do Imóvel;
  4. Matrícula atualizada do imóvel;
  5. Projeto arquitetônico;
  6. Alvará de construção;
  7. Alvará de regularização;
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O que é necessário para regularizar uma casa já construída?

Para regularizar o seu empreendimento, seja ele residencial ou comercial, é preciso apresentar uma declaração do dono da edificação, acompanhada da assinatura do engenheiro responsável. Este processo poderá ser feito pela internet, no site da Prefeitura de São Paulo.
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Quanto custa para regularizar um imóvel já construído?

O valor para regularizar um imóvel é de aproximadamente 8% do valor da transação imobiliária.
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Como regularizar um imóvel já construído irregular?

Nesse caso, você precisará procurar a justiça para registrar sua propriedade. O mais comum é utilizar uma ação por usucapião para regularização do imóvel. Apesar do nome difícil esse tipo de processo é bem simples: você precisa provar que mora naquele local há mais de cinco anos.
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Como posso regularizar uma obra que já está pronta?

Confira abaixo as 5 principais etapas deste processo:
  1. Faça a matrícula do imóvel. A matrícula do imóvel é um registro legal que consta no cartório de registro de imóveis. ...
  2. Contrate um profissional habilitado. ...
  3. Estruture o projeto. ...
  4. Emita o alvará ...
  5. Providencie documentos e licenças. ...
  6. Início da Obra. ...
  7. Pós-Obra.
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Como fazer averbação de construção

Como posso averbar um imóvel que já está construído?

Para averbar imóvel já construído, que passou por um processo de reforma ou ampliação na sua infraestrutura, é necessário comparecer ao Registro de imóveis munido dos seguintes documentos: cópia do IPTU, certidão de conclusão da obra, solicitação do interessado, habite-se e outros.
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Quanto custa o INSS de obra?

As empresas de construção devem recolher ao INSS 36,80% da folha de pagamento dos empregados a seu serviço para obtenção da Certidão Negativa de Débito.
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Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído?

5 passos para tirar o Habite-se de imóvel já construído
  1. Consulte a documentação do imóvel. ...
  2. Faça o requerimento padrão do Habite-se. ...
  3. Envie os documentos exigidos da propriedade. ...
  4. Pague as taxas envolvidas no processo. ...
  5. Aguarde a vistoria e a aprovação do Habite-se.
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Quanto custa o Habite-se?

Como o Habite-se é uma norma municipal, o valor do Habite-se varia conforme a prefeitura, bem como o prazo e a forma de solicitação. Na maioria das prefeituras, o requerimento pode ser feito on-line. Além disso, o preço médio é de R$ 60,00 por metro quadrado construído. O prazo de emissão gira em torno de 30 dias.
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Qual é a multa para imóvel irregular?

A Lei de Zoneamento permite que o fiscal multe por valores que vão de R$ 2 a R$ 10 por metro quadrado. Mas, como a lei não foi regulamentada, só pode ser cobrado o valor mínimo. Com isso, um imóvel irregular com 500 m2 e que reúne centenas de pessoas, por exemplo, seria multado em R$ 1.000.
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Como regularizar uma obra com mais de 5 anos?

Para regularizar uma construção que tenha iniciado há mais de 5 anos, é preciso seguir os passos de aferição junto à Receita Federal com o objetivo de emitir a certidão negativa de débitos do imóvel. Ou seja, regularizá-lo.
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Qual a metragem do imóvel para ser isento do IPTU?

O direito é garantido pela Lei Distrital 5638/2016, que modificou o inciso VII do artigo 5º da Lei Distrital 4727/2011, isentando do IPTU, até 31 de dezembro de 2019, “o imóvel com até 120 metros quadrados de área construída cujo titular, maior de 60 anos, seja aposentado ou pensionista, receba até 2 salários mínimos ...
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Como regularizar um imóvel já construído na Receita Federal?

Como regularizar a obra na Receita Federal: cadastro no SERO
  1. Acesse o portal e-CAC;
  2. Clique na aba “Declarações e Demonstrativo”;
  3. Na sequência, clique em “Acessar o SERO – Serviço Eletrônico de Aferição de Obra”;
  4. Em seguida, clique no menu “Aferir Obra”;
  5. Insira todos os dados da obra, conforme solicitado;
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Quanto um engenheiro cobra para regularizar um imóvel?

Planta do Imóvel: Caso o imóvel tenha passado por reformas sem aprovação prévia, será necessário regularizar a planta. O custo para contratar um arquiteto ou engenheiro para elaborar uma nova planta pode variar entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, dependendo do tamanho do imóvel.
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Quando caduca o INSS de uma obra?

→ Obras com mais de 5 (cinco) anos NÃO estão sujeitas, regra geral, à cobrança das contribuições sociais. É o que chamamos de prazo de decadência, ou decadencial.
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Quem pode fazer regularização de imóveis?

Quando o objetivo da regularização está relacionado a obras ou benfeitorias realizadas no imóvel, é necessário seguir normas técnicas da construção civil. Nesse caso, o profissional mais indicado é o engenheiro civil. Ele será responsável por: Elaborar o projeto técnico exigido pelas prefeituras.
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Quem libera o habite-se?

A solicitação é feita pelo proprietário do imóvel ou a construtora do empreendimento. O pedido deve ser realizado no começo da obra, com a indicação do prazo de conclusão. Esse aviso é necessário para os casos em que os agentes municipais visitem a obra ou façam a vistoria do local.
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O Certificado de Regularização substitui o Habite-se?

O Certificado de Regularização e o Habite-se são documentos diferentes, porém equivalentes. Se o imóvel foi regularizado, possuirá o Certificado de Regularidade. Se teve o pedido de construção aprovado, foi executado e concluído, então poderá ser solicitado o Habite-se.
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Quanto custa para aprovar uma planta na prefeitura?

Em média, essa taxa de registro custa cerca de 1% de todo o seu projeto. Sendo assim, se precisar gastar 100 mil nela, será preciso de mil reais para registrar a planta. Outro ponto importante é a contratação do engenheiro para desenvolver a planta.
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O que acontece se não tirar o Habite-se?

Impossibilita o financiamento do imóvel – Bancos e financeiras exigem o Habite-se no momento de conceder um empréstimo; Impossibilita a legalização de um condomínio – A falta do Habite-se impede a criação de convenção e definição de rateio de despesas; Inviabiliza a doação e a inclusão do imóvel em herança.
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De quem é a responsabilidade pelo Habite-se?

A responsabilidade da emissão do Habite-se é do proprietário do imóvel.
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Qual documento substitui o Habite-se?

Certificado de Regularidade da Edificação:

É o documento equivalente ao Auto de Conclusão, ao Habite-se, ao Auto de Vistoria e ao Alvará de Conservação.
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O que acontece se eu não pagar o INSS da obra?

Caso a empresa ou pessoa física se negue a pagar o INSS da obra, ela deverá pagar uma multa sobre o valor. A quantia pode variar de 75% a 125% a mais e em alguns casos, a dívida pode ser parcelada. Além disso, em casos de erro, o indivíduo deverá comprovar o pagamento e regularizar a obra.
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É obrigatório pagar INSS de obra?

Essa contribuição é essencial devido à mão de obra envolvida na construção civil. A falta do pagamento dessa contribuição implica na irregularidade do imóvel, impossibilitando a obtenção da Certidão Negativa de Débitos (CND), e podendo acarretar em multas.
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Como regularizar minha obra?

3 Como regularizar a minha obra? Todo o trâmite para regularizar a obra é feito no e-CAC. Assim, o contribuinte pode acessar o e-CAC para fazer o trâmite necessário ou contratar alguma empresa ou pessoa para realizar este serviço.
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