Recomenda-se que as televisões sejam instaladas em áreas onde haja pouca ou nenhuma humidade e de temperatura controlada. Como é obvio, as altas temperaturas podem danificar as televisões e os seus componentes.
Ajuste o brilho da sua TV para uma opção mais equilibrada e que se adeque melhor à luminosidade do ambiente em que você está, quanto mais escuro o ambiente, menor a necessidade de brilho da TV, desta maneira você preserva vida útil da sua TV e também economiza na conta de energia.
Fazendo uma rápida pesquisa na internet, qualquer consumidor consegue conferir que o tempo de vida útil de uma TV é de, no mínimo, 7 anos. Considerando essa informação, não é razoável que uma TV dê problema em 1 ou 2 anos de uso.
Prolongar a vida útil da sua TV é fácil mas demanda cuidados especiais: 1. Instale a TV em um local arejado e longe de fontes de calor: Isso evita o superaquecimento e prolonga a vida útil dos componentes. 2. Limpe a tela com cuidado: Use um pano macio e seco para evitar arranhões e manchas.
A primeira dica é evitar produtos químicos como detergentes, pois podem danificar o material da televisão (seja a tela ou o chassi) e criar manchas. Em seguida, evitar o uso de toalhas de papel ou panos comuns, pois estes contém superfícies muito abrasivas que causam arranhões.
Um dos principais fatores que contribuem para a diminuição da vida útil das TVs é o calor. As TVs modernas produzem uma quantidade significativa de calor, especialmente quando estão em uso por longos períodos de tempo.
O que provoca a queima de leds da TV? Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.
Dentro das TVs há muitos componentes e circuitos sensíveis para que ela funcione corretamente. Simplesmente desligar a energia pode acelerar o desgaste dos componentes eletrônicos - mais ou menos o que ocorre quando há falta ou oscilação de energia elétrica.
Inicialmente, posicione o isopor na tela da TV e cole com ajuda da fita adesiva. Faça o formato de uma cruz com a fita, de modo que fixe bem uma extremidade à outra. Repita o processo na superfície traseira do aparelho. Por fim, certifique-se de que a televisão está bem protegida.
Câmeras fotográficas, impressoras e computadores também tendem a apresentar um período mais reduzido de posse, cerca de 3 anos. Equipamentos mais tradicionais como geladeira, fogão, lavadora de roupas e televisão apresentam maior período de uso: cerca de 5 a 6 anos.
Você pode colocá-la na horizontal? Normalmente, a razão pela qual você verá por que uma tela plana não pode ser colocada de lado é que você danificará os cristais de plasma ou LCD dentro da tela. Mas realmente não funciona assim. Você não vai danificar o funcionamento interno de sua TV de tela plana.
O tempo que uma Smart TV dura varia dependendo de quantas vezes você usa, dos cuidados, da marca e até do modelo. As versões com tela LED podem funcionar por 4 anos e meio sem parar, enquanto as LCD aguentam, pelo menos, quase 7 anos. Já os modelos de plasma costumam durar cerca de 100 mil horas.
Mantenha sua TV longe de fontes de calor como radiadores, lareiras ou luz solar direta. A exposição ao calor excessivo pode danificar os delicados componentes eletrônicos dentro da TV e levar a problemas de desempenho ao longo do tempo.
TVs, computadores, carregadores, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que não necessitam estar plugados podem e devem ser retirados da tomada após o uso, pois continuam consumindo energia. Muitas pessoas deixam os aparelhos em stand-by (aquela luz vermelha quando você desliga no controle remoto).
Gigantes como Samsung e LG possuem sólidas reputações, graças a seus avanços tecnológicos e qualidade de construção. A Sony também é conhecida por produzir TVs de alta performance e longevidade. Enquanto isso, outras marcas como Panasonic e TCL vêm ganhando espaço pelo bom equilíbrio entre custo e durabilidade.
Qualidade da imagem e áudio: Assistir por longos períodos pode reduzir a vida útil de componentes como alto-falantes e até mesmo diminuir a qualidade da imagem ao longo do tempo, embora isso geralmente seja um processo gradual.