A energia solar pode ser vendida de duas formas: por meio de leilões regulamentados pela ANEEL ou no mercado de contratação livre, a partir de usinas solares. Também, é possível “vender” a energia solar gerada pelo seu sistema fotovoltaico para a rede distribuidora, recebendo créditos de energia.
Caso você queira comercializar esse tipo de energia, será preciso criar uma usina solar fotovoltaica. Atuando no mercado livre de energia conforme os parâmetros e normas exigidas, também é preciso ser associado à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a CCEE.
Colocando em termos práticos, existem duas maneiras de comercializar a energia solar: por meio de leilões regulados pela ANEEL ou pelo mercado de contratação livre utilizando usinas solares.
Pessoas físicas (mais de um imóvel da mesma pessoa)
Mas se você quer saber: posso vender para outro endereço em meu nome, incluindo um em que more um inquilino? Sim. Você pode, desde que esse imóvel e conta de luz estejam no mesmo CPF (Cadastro de pessoa Física).
Como VENDER a ENERGIA produzida do meu sistema de Energia Solar [ Usina fotovoltaica ]
É possível vender energia solar excedente?
Com o crescente interesse por fontes de energia renovável, muitas pessoas e empresas estão investindo em sistemas de energia solar. Uma das principais vantagens desse tipo de investimento é a possibilidade de vender o excedente de energia produzido.
Ou seja, quanto mais vendas fizer, mais o vendedor terá ganhos. Em geral, as comissões praticadas pelo mercado variam entre 5% e 10% do valor da venda. Assim, se o profissional vender um sistema de energia solar no valor de 50 mil reais em um mês, com uma comissão de 10%, ele receberá 5 mil reais.
Como transferir energia solar para outra residência?
O processo de transferência pode variar de acordo com a legislação local, mas, geralmente, o titular deve solicitar a transferência à concessionária, que irá realizar a análise e, se aprovada, atualizar os registros para que os créditos de energia solar sejam utilizados na unidade consumidora de destino.
Para o processo de como vender energia solar pelo WhatsApp, é fundamental configurar o WhatsApp Business adequadamente. Primeiro, registre-se com um número de telefone dedicado ao negócio, pois isso separa as comunicações profissionais das pessoais. Crie um perfil de empresa completo.
É possível produzir e vender a energia solar gerada em sua casa com a utilização dos créditos de energia referentes à geração excedente, ou vender aos consumidores do mercado livre de energia, sendo um autoprodutor associado à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Como fazer a transferência dos créditos de energia solar? É possível fazer a transferência dos créditos excedentes entre propriedades onde a conta de luz esteja sobre o mesmo CPF/CNPJ ou CPFs/CNPJs diferentes, desde que firmado em contrato.
O que acontece se eu gerar mais energia do que consumir?
Benefícios Ambientais: Gerar mais energia do que consome contribui positivamente para o meio ambiente. O uso de energia solar reduz a dependência de fontes de energia fósseis, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e ajudando na conservação dos recursos naturais.
O que é cobrado na conta de luz para quem tem energia solar?
Não existe cobrança de energia solar em si. Isso significa que quem tem sistemas fotovoltaicos instalados ainda em 2022 não paga pela geração de energia, somente paga essas taxas se o sistema for conectado à rede pública.
Se o objetivo é dividir energia com um vizinho que não compartilha o mesmo CPF ou CNPJ, é necessário formalizar essa relação por meio de um consórcio ou cooperativa, dentro da modalidade de geração compartilhada . Nesse caso, um contrato estipula como o excedente de energia será rateado entre as partes envolvidas.
É possível compartilhar energia solar para duas casas?
É possível dividir energia solar? A resposta para esta pergunta é: sim, é possível dividir a energia solar para duas casas. Esta é uma prática que permite uma melhor utilização do excedente energético gerado por um sistema fotovoltaico, garantindo maior abrangência deste recurso.
Para quem deseja ganhar dinheiro com a revenda de energia solar, a fonte fotovoltaica é mais interessante no momento, pois é ela quem transforma diretamente a luz do sol em eletricidade para alimentar residências, empresas, propriedades rurais, prédios públicos e outros tipos de empreendimentos.
Como ganhar dinheiro com energia solar fotovoltaica? Um dos caminhos é investir em uma franquia responsável por vender e instalar sistemas fotovoltaicos. Para isso, é fundamental compreender como essa tecnologia funciona, quais as suas principais vantagens, o seu público-alvo e a regulamentação no mercado.
Investir em usinas solares traz vantagens atrativas para quem busca ganhar dinheiro. Uma delas é a chance de ganhar uma renda extra mensal ao “alugar” a energia solar. Isso pode render até média 24% ao ano. Além disso, essas usinas solares trazem uma rentabilidade superior ao mercado imobiliário.