Como posso saber se minha geladeira é 110V ou 220V?
Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V. Esse número, por exemplo, significa que o aparelho aguenta qualquer voltagem dentro desse intervalo.
Para identificar se um aparelho é bivolt, verifique o manual do usuário ou a etiqueta na própria máquina. Procure por termos como "bivolt" ou "110-220V". Alguns dispositivos têm uma chave seletora de voltagem. Se estiver incerto, consulte o fabricante ou um profissional.
O que acontece se eu ligar uma geladeira 110 no 220?
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V. Esse número, por exemplo, significa que o aparelho aguenta qualquer voltagem dentro desse intervalo.
Qual é a forma de identificar se uma geladeira é bivolt? Além de verificar a presença da chave seletora de tensão com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V, é possível identificar se a geladeira é bivolt observando se a seleção de tensão é automática, o que também estará indicado no produto ou na fonte do aparelho.
Como dissemos, existem poucas diferenças entre as duas correntes, e elas são tão poucas, que o uso de um aparelho 127V em uma corrente 110V não é proibido, e pode ser feito sem preocupação.
Como faço para mudar a voltagem de um aparelho de 110 para 220?
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Olha, nem toda geladeira é bivolt e isso vale mesmo pras modernas. Aliás, essa é uma vantagem que costuma aparecer em modelos bem potentes, tá? Os tipos simples geralmente são encontrados só numa voltagem, 110V ou 220V.
O produto está disponível em duas opções de voltagem: Geladeira Electrolux 4 Portas 220v e a versão para fiações de 127V. É necessário conferir essa informação ao escolher e selecionar a variação adequada para as características da rede elétrica de onde será instalada.
Para saber se um aparelho é bivolt ou não, é bem simples. Basta olhar na etiqueta de identificação do produto, ou conferir as informações presentes na embalagem do mesmo.
Se um dispositivo é projetado para funcionar apenas com uma tensão específica, como 250V, ele não deve ser conectado a uma tomada de 110V. A ligação incorreta da voltagem pode danificar tanto o dispositivo quanto a rede elétrica.
Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.
Como posso saber se meu equipamento é 110V ou 220V?
Se você possui aparelhos bivolts, ou seja, aqueles que funcionam tanto em 110V quanto em 220V, nem precisa se preocupar com a tensão da tomada. Basta dar uma olhada nas etiquetas de identificação no produto e verificar.
A informação da tensão necessária pode ser encontrada em uma etiqueta ou no próprio corpo do aparelho. Por exemplo, uma escova secadora bivolt pode ter a inscrição “127V” ou “220V” no cabo de alimentação ou na própria carcaça do aparelho.
Para fazer essa medição, é utilizado um aparelho chamado voltímetro. Sua unidade de medida é o Volt [V], nome dado em homenagem ao físico Alessandro Volta (1745-1827), que foi o inventor da pilha voltaica e o descobridor do metano.
Geladeiras de 110V tendem a ser mais eficientes energeticamente em regiões onde a voltagem da rede elétrica é 110V. Isso ocorre porque a voltagem está mais próxima daquela para a qual a geladeira foi projetada. Geladeiras de 220V, da mesma forma, são mais eficientes em regiões com rede elétrica de 220V.