É possível descobrir qual homocinética está fazendo barulho ao observar o movimento que causa esse ruído. Se acontecer quando o carro está virando, é provável que o problema esteja na homocinética externa.
O que acontece se andar com a homocinética estalando?
Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
Quais são os sinais de que a junta homocinética está ruim?
Barulho ao girar o volante: se você ouvir um barulho de estalo ou clique ao girar o volante, isso pode indicar uma junta homocinética com defeito. Perda de potência: uma junta homocinética defeituosa pode causar perda de potência, mesmo quando o acelerador é pressionado.
Sua durabilidade depende das condições de uso do veículo. É recomendado avaliar a junta entre 5 mil km e 10 mil km e estar atento a ruídos com o veículo esterçado e em movimento, pois pode indicar a necessidade de reparação.
Como identificar barulho de junta homocinética rapidamente! Mecânica Tomoto
Por que a homocinética estala?
As principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.
Mão de obra. Além do custo da peça, é necessário considerar a mão de obra. O serviço de troca da homocinética geralmente é feito em uma oficina especializada e pode levar algumas horas. O preço da mão de obra pode variar entre R$ 150 e R$ 400, dependendo da região e da complexidade do serviço.
Ruídos não usuais durante a condução, especialmente ao fazer curvas, trepidação ou qualquer resistência incomum no volante são indicativos de que algo pode estar errado. Esses sintomas podem ser resultado de desgaste, danos ou falta de lubrificação na junta.
Qual o risco de andar com a homocinética quebrada?
Em outras palavras, sem a presença da junta homocinética, o veículo seria incapaz de se deslocar quando as rodas estivessem viradas. A quebra ou desgaste dessa peça pode resultar em problemas significativos, afetando não apenas o desempenho, mas também a segurança do veículo.
O que pode causar a quebra da junta homocinética? Existem diversas maneiras, os conhecidos hábitos que prejudicam o carro e a segurança no trânsito, que causam o desgaste mais rápido da junta. Ao sair com o carro quando ele está parado de maneira muito brusca, ocasionando trancos, a peça sofre mais rapidamente.
Uma das causas mais comuns de desgaste da junta homocinética é a contaminação da graxa com resíduos que entram devido à falha de vedação da coifa, tornando-a uma pasta abrasiva que prejudica a superfície de trabalho dos rolamentos.
Segurança na direção: Se a coifa rasgar, a junta homocinética fica exposta a esses elementos. Como resultado, isso pode levar a seu desgaste e travamento, ocasionando perda de controle do veículo em situações de risco.
Um dos barulhos mais comuns ao virar o volante é o rangido. Esse ruído geralmente indica falta de lubrificação nas peças do sistema de direção, como as juntas esféricas e as barras de direção. O atrito entre essas peças causa o rangido característico.
BARULHO NA RODA - Quando o pneu está com algumas partes consumidas que outras, surge esse som que remete a um ventilador em funcionamento. Com o tempo esse som se torna mais áspero, como se a borracha estivesse repleta de areia. É um problema do rolamento que precisa ser reparado para não causar travamento da roda.
A homocinética é composta por duas partes importantes, a junta deslizante e a junta fixa. Ambas podem fazer o carro apresentar ruídos, sendo que uma delas está ainda mais ligada às rodas. Entenda melhor no próximo tópico.
Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
Se o carro continuar a rodar com a junta danificada, ela sofrerá desgaste ainda maior e, em algum momento, irá falhar. O efeito mais fácil de identificar que a homocinética está ruim é um estalo que acontece quando se gira as rodas. O barulho aumenta quando o veículo é acelerado.
As juntas homocinéticas são responsáveis pela transmissão da força do motor para as rodas. A vida útil das juntas homocinéticas é longa. Geralmente 50 mil km revisao-50-000-km rodados.
A durabilidade da junta homocinética pode ser bastante longa, mas sempre dependendo das condições de uso do veículo. Em caso de quebra de qualquer uma das juntas, o veículo não traciona e para de funcionar. Se for necessária a troca da junta homocinética, é preciso fazer o alinhamento do veículo.
Se a junta homocinética quebrar, o incidente pode causar o travamento da roda, o que resultará em direção difícil ou até em uma avaria completa. Uma peça que está com problemas nem sempre faz barulho e pode demorar um pouco para você perceber, mas de qualquer forma, ela deve ser verificada e reparada, se necessário.
As principais causas de quebra do componente são: - Carro rebaixado altera o ângulo do semieixo e provoca a quebra da homocinética deslizante, aplicada no lado câmbio. - Coxim do motor e/ou câmbio quebrado causa desalinhamento do conjunto e posterior quebra da junta.
Apresentando sinais de desgaste acentuado, caso não seja substituída, a junta homocinética pode se romper e o resultado pode ser a perda de tração, travamento ou mesmo danificar peças importantes do carro como: semi-eixos, câmbio, rodas e suspensão.