A mistura de bicarbonato e óleo também costuma ser utilizada para tirar adesivo, pois a combinação ajuda a soltar a cola sob as etiquetas. Aplique a pasta sobre a superfície, deixe agir por por um bom tempo e, em seguida, esfregue suavemente com uma esponja, pano macio ou espátula.
Depois de retirar o adesivo, passe um pouco de óleo vegetal de cozinha sobre os restos de cola e deixe agir por alguns minutos, até a cola amolecer. Você deve conseguir retirá-la com facilidade depois, com a ajuda de um pano seco e limpo.
Muitas pessoas não sabem, mas a acetona é um ótimo aliado para remover resíduos de cola. Passe o líquido em um pedaço de algodão e o pressione em cima do rótulo, o deixando totalmente umedecido. Após esse processo, esfregue a área umedecida e verá que o adesivo sairá com mais facilidade.
Use óleo de cozinha para removê-la. Para isso, aplique o óleo sobre a cola, utilizando um algodão, e deixe agir por alguns minutos. Depois, remova com cuidado, usando uma espátula plástica que não arranhe. Em seguida, limpe com um pano, água morna e um pouco de detergente.
Aplique uma pequena quantidade de acetona sobre a cola e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, use um pano macio para limpar a superfície. "Tenha cuidado ao usar acetona em plásticos, pois pode danificar o material", alerta.
Como Tirar Cola do Carro e Limpar Resíduos de Cola.
Qual produto usar para tirar cola de adesivo?
Encharque o pedaço de pano na água morna com sabão, vinagre branco ou removedor de esmaltes. Coloque o pano sobre a superfície e deixe que a solução encharque o adesivo. O tempo de absorção pode variar conforme o tamanho e o poder de adesão do resíduo de cola.
Remova adesivos antigos ou etiquetas pegajosas com uma mistura de vinagre: Embeba a área pegajosa com vinagre. Deixe de molho por um tempo. Lave. Sature etiquetas adesivas ou resíduos de cola em vidro ou cerâmica com vinagre.
Vinagre. Assim como o limão, o vinagre também pode ser um aliado na hora de tirar cola de adesivo, especialmente em superfícies de vidro, visto que pode manchar áreas mais sensíveis. Aqui, a dica é aplicar um pouco de vinagre, esperar agir e esfregar com uma esponja.
Aplique o vinagre diretamente na cola do adesivo; Aguarde alguns minutos até que o adesivo comece a se soltar da embalagem; Limpe com um pano para remover os resíduos remanescentes.
O detergente do dia a dia também pode ser utilizado como removedor de cola de adesivos nas mais diversas superfícies. Nesse caso, basta esfregar a região com o produto e água morna e, em seguida, enxaguar bem. Repita o processo quantas vezes for necessário.
Passo-a-passo: Aplique um pouco de vinagre, de preferência o vinagre de vinho branco, sobre toda a área do adesivo e onde a cola estiver esparramada. Deixe descansar um pouco. Em seguida, esfregue com os dedos ou com uma esponja de cozinha. Pronto, o adesivo sai e o produto fica livre de cola.
Secador de cabelo ou pistola de calor (para amolecer a cola do adesivo). Solução de limpeza (álcool isopropílico ou uma solução específica para remover adesivo).
O álcool ajuda a remover adesivos sem deixar resíduos na superfície. O álcool isopropílico é ideal para adesivos de carro que são difíceis de sair. Basta umedecer um pedaço de papel toalha com ele e colocá-lo sobre a área da cola, esperando por alguns minutos enquanto o líquido age sobre o adesivo.
Em seu manual de limpeza de eletrodomésticos, a Consul indica o uso de soluções como bicarbonato de sódio, vinagre branco ou detergente neutro com água para retirar resíduos e desamarelar o equipamento sem danificá-lo.
Bicarbonato de sódio e vinagre são muito úteis, inclusive para auxiliar na remoção de plástico do fogão. Você pode misturar cada um desses produtos com água separadamente. Os dois tipos de misturinhas podem ser aplicados e, depois que ajudarem a remover os pedaços, podem ser retirados com detergente neutro.
Molhe o pano na água morna com sabão, no vinagre branco ou no removedor de verniz das unhas. Coloque o pano sobre a área e deixe que a solução sature a cola. Os tempos de saturação podem variar em função do tamanho do resíduo e da força de união da cola.