Loxosceles sp. Possuem corpo revestido por cerdas curtas e sedosas, de cor variando em tonalidades de marrom esverdeado até avermelhado. Podem atingir 1 cm de corpo e até 3 cm de envergadura de pernas. São pouco agressivas, de hábitos noturnos e geralmente picam quando comprimidas.
A dor é descrita como entorpecimento e dormência, podendo ser desproporcional aos sinais clínicos. Em 1 hora após o envenenamento, pode haver no local da picada aumento da dor, diaforese, eritema e piloereção. Às vezes, há manifestação de sintomas remotos e/ou sistêmicos.
A aranha-violinista ou aranha-violino é conhecida assim por ter uma mancha nas costas que lembra o formato de um violino. Seu nome científico é Loxosceles rufescens e ela costuma viver em regiões de clima quente e seco, como em partes do sul dos Estados Unidos e algumas áreas da Europa, em especial no Mediterrâneo.
Quais são os sintomas de uma picada de Loxosceles?
Pode ocorrer febre, mal‐estar geral, fraqueza, náusea, vômitos e mialgia. Forma cutâneo-hemolítica: Hemólise intravascular, de intensidade variável. A principal complicação é a injúria renal aguda por necrose tubular. Anemia, icterícia e hemoglobinúria se instalam geralmente nas primeiras 24 horas pós‐picada.
Quais são os sintomas de uma picada de aranha no primeiro dia?
Sintomas da picada: inicialmente não se sente a picada da aranha, mas até 24 horas surge uma dor que vai aumentando, vermelhidão, bolhas e inchaço na região da picada e também pode acontecer da pessoa sentir febre, mal estar e vômitos.
As alterações locais mais comuns são: dor em queimação, vermelhidão, mancha roxa, inchaço, bolhas, coceira e enduração. Dias após, podem ocorrer outras alterações como necrose, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea, dores pelo corpo.
A picada causa dor imediata, inchaço local, formigamento e suor no local da picada. Deve-se combater a dor com analgésicos e observar rigorosamente novos sintomas, como vômitos, aumento da pressão arterial, dificuldade respiratória, tremores, espasmos musculares, caracterizando acidente grave.
Qual é o tratamento para o acidente por Loxosceles?
Tratamento: Geral: Corticosteróides – A prednisona é a droga de escolha, na dose de 0,5-1mg/kg/dia em crianças (máximo de 40mg/dia) e 40mg/dia em adultos, por via oral, durante períodos de 5 a 10 dias. Essa dose deve ser fracionada a cada 12 horas.
Quanto tempo leva para necrosar uma picada de aranha?
Isso acaba prejudicando a eficácia do tratamento, pois a necrose, muitas vezes, já está estabelecida”, explica a médica Ceila Málaque, do Hospital Vital Brazil. As pessoas picadas pela aranha-marrom desenvolvem uma lesão dolorida e arroxeada que vai escurecendo e pode evoluir para necrose após cerca de três dias.
Possuem corpo revestido por cerdas curtas e sedosas, de cor variando em tonalidades de marrom esverdeado até avermelhado. Podem atingir 1 cm de corpo e até 3 cm de envergadura de pernas. São pouco agressivas, de hábitos noturnos e geralmente picam quando comprimidas.
Uma das opções mais viáveis para matar aranhas é o ácido bórico. Essa substância é encontrada facilmente em lojas de material de construção, e é uma forma barata de erradicar as aranhas.
A Loxosceles laeta ou aranha-violinista – que no Brasil também é conhecida como aranha-marrom – pode ser encontrada nas casas das pessoas escondida em armários, roupas pouco usadas, frestas e lugares escuros e de pouco movimento.
Não amarre (torniquete) o membro acometido e, muito menos, corte e/ou aplique qualquer tipo de substancia (pó de café, álcool, entre outros) no local da picada.
Comportamento: embora a maioria não seja agressiva, as aranhas venenosas podem se comportar de maneira mais agressiva quando se sentem ameaçadas, como a aranha-armadeira. Teias: a maioria das aranhas usam sua peçonha para matar presas, por isso não costumam fazer teias.
A mordida de barata pode causar sinais e sintomas como vermelhidão, inchaço, feridas, dor e coceira, podendo acontecer principalmente ao redor da boca, nas mãos ou pés. Além disso, as baratas também podem transmitir, através do contato direto com os alimentos, bactérias como Salmonella, Estafilococos e Streptococcus.
Pílula Farmacêutica #131: Soro antiofídico deve ser administrado em até 24 horas após picada. É de conhecimento geral que anfíbios, peixes, escorpiões e serpentes carregam substâncias venenosas, cujas picadas podem ser fatais se não houver tratamento imediato.
O tratamento comum para todas as picadas de aranha é feito pela limpeza local da ferida, analgesia e compressas frias para reduzir a dor, elevação do membro, profilaxia antitetânica e observação. A maioria das reações locais responde a tais medidas. Se infecção secundária antibióticoterapia com cefalexina.
Normalmente, uma picada de aranha vai parecer como qualquer outra picada de inseto, deixando uma protuberância vermelha e inflamada sob a pele. Pode ser caracterizada por coceiras e dores, ou mesmo passar despercebida.
Veja: O ataque do pernilongo rende uma bolha relativamente discreta; Já pulgas fazem uma “constelação” de pontinhos vermelhos, principalmente nas pernas e na barriga do “freguês”; No caso do mosquito borrachudo, a situação fica mais desagradável.
Quantos dias depois da picada aparecem os sintomas?
Os primeiros sintomas começam, em média, cinco dias após a picada do mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti – esse período é chamado de incubação. São eles: Febre alta (40°C)
Também é recomendado procurar atendimento médico de forma imediata se a região da picada apresentar vermelhidão, inchaço e formação de bolhas de forma persistente. Esses sinais na pele indicam uma possível reação alérgica e requer tratamento.