Como emitir uma nota fiscal de bonificação no Simples Nacional?
Vamos aprender a emitir uma nota de bonificação no regime tributário Simples Nacional?
- Acesse a tela de ESTOQUE e, em seguida, clique na aba TRANSAÇÕES.
- Clique no sinal de SUBTRAÇÃO (-) e, em seguida, clique em BONIFICAÇÃO.
- Selecione os PRODUTOS que farão parte da bonificação.
- Selecione o CLIENTE (F5).
Qual a tributação de nota de bonificação?
Sendo assim, os valores de bonificação não integram a base de cálculo do ICMS porque não fazem parte do valor da operação da qual decorre à saída da mercadoria da empresa.Qual o CFOP para nota de bonificação?
CFOP 5910 Remessa em bonificação, doação ou brinde.Como fazer uma nota de bonificação?
Para gerar uma nota quando há bonificação, é necessário informar a natureza da operação (natOp) como BONIFICACÃO (sem acento), utilizar o CFOP 5910 para operações internas ou 6910 para operações externas e também destacar os valores de ICMS e IPI, se necessário.Descubra como fazer a entrada de nota fiscal de bonificação de forma correta e sem complicações!
Qual a diferença entre os CFOP 5910 e 6910?
CFOP 5910 - para doação de produtos dentro do estado com substituição tributária. Corresponde ao CSOSN 202 se o beneficiário for do regime Simples Nacional ou pessoa física. CFOP 6910 - para doação de produtos fora do estado com substituição tributária e protoloco/convênio entre os estados.Qual é o NCM para bonificação?
5910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde.Qual a diferença entre o CFOP 1910 e 2910?
O código fiscal 1910 registra a entrada de brindes, bonificações ou doações dentro do mesmo estado, aplicando-se a operações internas. Portanto, ele é utilizado para transações locais. Já o código fiscal 2910 registra a entrada desses itens provenientes de outro estado, cobrindo operações interestaduais.Quais impostos incidem sobre a bonificação?
A Receita Federal entende que as bonificações são consideradas receitas de doação e, portanto, devem incidir PIS e Cofins sobre o valor de mercado dos produtos. Por outro lado, algumas empresas argumentam que as bonificações são redutoras de custos e não possuem natureza jurídica de receita.O que é uma NF bonificada?
A NF-e de doação, bonificação ou brinde é utilizada quando o emissor deseja transferir gratuitamente algum produto que está em sua posse. Normalmente essa operação tem incidência de ICMS e IPI, porém existem casos em que ela é isenta de tributação.Quando usar o CFOP 5922?
O CFOP 5922 é usado para registro de vendas com prazos de entrega futuro.Qual CST para bonificação?
Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.Como emitir nota fiscal de bonificação simples nacional?
A nota de bonificação formaliza as operações com circulação de mercadorias gratuitas em função de bonificação, doação ou brinde. Acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Notas Fiscais > Naturezas de Operação'.Qual a diferença entre bonificação, doação e brinde?
Doação/Brindes:Tendo diferença da bonificação que está agregada à venda e que configura um desconto comercial, a entrega de amostras ou brindes tem como objetivo promoção dos produtos ou da própria empresa, sem nenhum tipo de vinculação com receitas auferidas. Sendo assim o tratamento contábil deve ser outro.
Qual é o código de tributação nacional para brindes?
selecione a aba “Natureza da Operação” e preencha o campo descrição com “brindes”; na aba CFOP, preencha o código 5910 ou 6910; no campo de tributação, insira os dados dos impostos a serem recolhidos, como ICMS, PIS, IPI e COFINS, conforme sua situação tributária.Qual é o CFOP para bonificação?
CFOP 2910 - Entrada de bonificação, doação ou brinde.Tem ICMS na bonificação?
Não Incidência de ICMSIncide ICMS nas operações de mercadorias com o título remessa de bonificação? Sim, de acordo com o § 14 do Art. 3º do RICMS/MT (abaixo reproduzido) é irrelevante para caracterizar o fato gerador o título que se dá à operação de circulação da mercadoria.