Os cáseos amigdalianos (caseum na garganta) são comumente tratados com antibióticos e anti-inflamatórios ou por meio da excisão cirúrgica das amígdalas.
Os procedimentos médicos para a remoção de cáseos amigdalianos incluem: Antibióticos: As bactérias orais contribuem para o crescimento de cáseos amigdalianos e podem mesmo levar a infeções. O seu profissional médico pode prescrever antibióticos para ajudar a limitar este desenvolvimento bacteriano.
Saiba como fazer a LIMPEZA PARA RETIRAR OS CÁSEOS de suas amígdalas - Dr. Paulo Mendes Jr
Que remédio é bom para caseum?
Alguns exemplos incluem amoxicilina, azitromicina e eritromicina. Anti-inflamatórios: podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço associados ao caseum e infecções, facilitando a limpeza natural das placas.
Basta misturar um copo de água morna com uma colher de sopa de sal e fazer um gargarejo durante 30 segundos. Pode ser feito de duas a três vezes por dia.
O gargarejo com água morna e sal tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a aliviar a dor de garganta e a remover bactérias que podem causar inflamação e infecção da garganta, e formação dos cáseos.
As “bolinhas brancas” surgem devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca. Vale ressaltar que a presença de cáseos pode estar associada ao aparecimento de doença gengival e de infecções como amigdalites e faringites.
O que mais incomoda são as bolinhas brancas na garganta mal cheirosas, que causam mau hálito. Sendo assim, o caseum em si não representa maiores riscos à saúde.
Fazer gargarejo com enxaguante bucal após as refeições é outra dica muito útil, já que os cáseos podem se formar a partir de resíduos de alimentos presos nas depressões do fundo da garganta. O mais recomendado é gargarejar com enxaguante sem álcool depois de comer.
O caseum é um problema mais comum em pessoas que possuem amígdalas grandes ou que apresentam maior quantidade de criptas. Embora não seja uma condição grave, pode causar desconforto e ser bastante incômodo, principalmente devido ao mau hálito que pode provocar.
Como posso remover bolinhas fedidas da minha boca?
Escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia e use fio dental regularmente para remover os resíduos alimentares e as bactérias que podem se acumular na boca. Lembrando que a escovação deve durar, no mínimo, 2 minutos e, para uma boa higiene bucal, os dentistas recomendam escovar os dentes após cada refeição.
Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.
Os cáseos amigdalianos não representam grandes riscos à saúde, em grande parte dos casos, pois em sua maioria serão engolidos quando se desprenderem das amígdalas. Muitas vezes, as pessoas nem se dão conta que tem essas pedrinhas, só irão perceber quando, por exemplo ao tossir, elas acabam sendo expelida.
Escovar e usar fio dental regularmente são cruciais para manter a saúde bucal e reduzir o mau hálito. Prestar atenção extra à limpeza da parte de trás da língua e usar enxaguante bucal também pode ajudar a combater o mau hálito relacionado às amígdalas.
Qual o nome da bolinha que fica pendurada na garganta?
A úvula, popularmente conhecida como “sininho da garganta”, é uma das estruturas fundamentais da boca. Ela contribui para o processo da fala e para a deglutição dos alimentos, impedindo, por exemplo que os líquidos entrem na cavidade nasal.
Caseum sai sozinho? Em alguns casos, o caseum pode sair sozinho, isso geralmente ocorre quando as formações são pequenas e menos densas. A tosse, espirros ou até mesmo a ingestão de alimentos mais duros podem ajudar a deslocar e expelir os cáseos.
Ao exame, verificamos amigdalas normalmente hipertrofiadas e criptas com alimento no interior. Gargarejos com soluções higiênicas - como cepacol e listerine - podem ser atenuantes, mas não a solução. Cutucar as amigdalas no intuito de tirar o caseum também não resolve e pode provocar infecção.
Vários estudos sugerem que gargarejar com água salgada várias vezes ao dia ajuda a aliviar o desconforto e a remover bactérias. [2] Despeje meia colher de chá de sal num copo de água morna e gargareje, pelo menos, uma vez a cada hora. Prevenir a desidratação é crucial – especialmente se tiver a garganta inflamada.
Os cáseos não são uma doença, mas sim um transtorno que pode ser solucionado de maneira conservadora ou cirúrgica. Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito.