Como posso corrigir meu histórico de contribuição para a aposentadoria?
É comum surgir dúvidas na hora de corrigir informações para pedir a aposentadoria, visto que é um histórico de anos, muitas vezes administrado por terceiros. Mas, para corrigir os dados do CNIS (Extrato de Contribuição), é preciso ligar no telefone 135, no 0800-0135 ou ir presencialmente em uma agência do INSS.
Faça o pedido de revisão no INSS: Isso pode ser feito pelo site/aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Aguarde a Decisão: Se o erro de cálculo for confirmado, o INSS vai recalcular o valor do seu benefício e pagar os valores retroativos. Caso o pedido seja negado, você precisará recorre à Justiça.
Como é feita a correção das contribuições do INSS?
1 – Acesse o aplicativo ou site Meu INSS; 2 – Localizar e clicar em: Novo Pedido/Ajustes para Alcance do Salário Mínimo – Emenda Constitucional 103/2019; 3 – Preencha seus dados e escolha o ano para complementação. O sistema apenas indicará o ano em que houve contribuições abaixo do mínimo.
Uma das opções é realizar a retificação da guia por meio do site do e-CAC, portal de atendimento virtual do Governo Federal. O e-CAC oferece uma ferramenta específica para retificação da guia, na qual é possível selecionar o código de pagamento correto e corrigir os dados pessoais e empresariais.
Sim! É possível, desde que você comprove que tinha a qualidade de segurado do INSS naquele período que pretende pagar, por exercer alguma atividade remunerada. Além disso, há casos em que é possível pagar o INSS em atraso e há casos em que não é possível.
Quanto tempo demora para sair uma revisão da aposentadoria?
Importante: O prazo legal para resposta do pedido de revisão é de 30 dias. No entanto, pode ser prorrogado pelo INSS e chegar a 90 dias, se houver motivo justo.
Posso mudar de código no meio das contribuições? Sim, mas isso pode impactar os benefícios futuros. Por exemplo, mudar do código 1007 para o 1163 reduz a alíquota de 20% para 11%, mas também limita os tipos de aposentadoria.
Para quem tem contribuições abaixo do mínimo após a vigência da Reforma, a complementação deverá ser realizada via DARF - Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
Como posso retificar meu tempo de contribuição para a aposentadoria?
É comum surgir dúvidas na hora de corrigir informações para pedir a aposentadoria, visto que é um histórico de anos, muitas vezes administrado por terceiros. Mas, para corrigir os dados do CNIS (Extrato de Contribuição), é preciso ligar no telefone 135, no 0800-0135 ou ir presencialmente em uma agência do INSS.
Para averbação de tempo de serviço prestado à empresas privadas (Regime Geral), o servidor precisará da Certidão de Tempo de Contribuição emitida pelo INSS. Para solicitá-la é necessário entrar em contato nos canais de atendimento do INSS, telefone 135 ou Meu INSS.
Como posso aumentar minha contribuição para o INSS para aumentar o valor da minha aposentadoria?
Para aumentar esse valor, o advogado explica que a contribuição precisa ser maior, o que fará com que o trabalhador saia do código 1163 e possa receber mais na aposentadoria. "Ele precisaria passar a contribuir na alíquota de 20% e em um valor superior, um valor referente a dois, três, quatro salários mínimos.
Por que o INSS não reconhece meu tempo de contribuição?
O INSS trabalha com as informações que constam no CNIS, logo, “não constar INSS no CNIS” significa que houve um erro na contagem do tempo de contribuição porque o INSS ou o empregador não repassou as contribuições de maneira correta. Nesse caso, você não tem culpa e não deve ser prejudicado.
Como atualizar o valor das contribuições previdenciárias?
Para atualização ou em caso de dúvidas, o trabalhador pode ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Como posso corrigir o tempo de contribuição do INSS?
A atualização de tempo de contribuição pode ser realizada na ocasião do atendimento ao requerimento de um benefício, dispensando agendamento específico para esse fim. A falta de atualização prévia de tempo de contribuição não interfere no seu direito ao benefício.
Segundo a legislação previdenciária, o segurado tem o direito de pedir a correção do seu CNIS mediante a apresentação de documentos comprovatórios a qualquer momento. Portanto, ainda que o INSS informe que você só pode fazer a correção do seu CNIS na hora da aposentadoria, você pode fazê-la a qualquer momento.
Como posso corrigir divergências entre o INSS e a Receita Federal?
A pessoa deverá escolher entre corrigir os dados no INSS ou na Receita Federal. Se a divergência for no INSS, a pessoa será direcionada para usar o serviço “Atualização de Dados por Divergência Cadastral”. Se for na Receita Federal, a pessoa será encaminhada para preencher um formulário no portal.
Como o significado básico da expressão sugere, trata-se de dados que divergem de algo que foi informado inicialmente, não apresentando autenticidade, consistência e veracidade no que diz respeito ao seu teor original. Nessa perspectiva, os dados divergentes são informações inválidas e não têm utilidade para a empresa.
Para corrigir divergências no CNIS que envolvam dados como vínculos de trabalho ou contribuições não registradas, pode ser necessário anexar documentos como holerites, carteira de trabalho, declaração de pagamento ou outros comprovantes. O próprio Meu INSS oferece a opção de upload de documentos para análise do INSS.