Uso de Cobertores Anti-Incêndio: Cobertores específicos para incêndios em VEs, como o Ultimate FI-BL0906 , podem ser utilizados para isolar o veículo, limitando a quantidade de oxigênio disponível e reduzindo a propagação do fogo.
É verdade que carro elétrico não consegue apagar fogo?
É mais difícil apagar o fogo de um veículo elétrico do que de um carro com motor a gasolina? É verdade que os bombeiros muitas vezes lutam para apagar o fogo de veículos elétricos, que podem queimar por mais tempo e exigir equipamentos especiais. O design complexo da bateria dificulta o acesso da água à fonte do fogo.
Posso apagar o fogo de um carro elétrico com água?
Mesmo que exista a possibilidade de apagar o fogo na bateria do carro elétrico com água, a quantidade necessária é exorbitante, e por isso, é um método inviável. Isso sem contar o tempo investido, que pode ultrapassar horas.
O granulado especial de extinção PyroBubbles® são eficazes no combate a incêndios incipientes. PyroBubbles® consiste principalmente de óxido de silício com uma granulometria média de 0,5 a 5 mm.
Segundo a Associação Nacional de Proteção ao Fogo (NFPA), dos Estados Unidos, é necessário grandes volumes de água para apagar o fogo em veículos elétricos. Por isso, o resfriamento é a principal técnica para controlar incêndios em baterias de lítio, mantendo a temperatura abaixo dos patamares críticos.
O recomendado é imergir o veículo elétricos queimado em container com água. Veículos elétricos queimados devem ser armazenados longe de estruturas e outros carros, sendo monitorado com câmera termográfica para identificar possível re-ignição.
Os extintores de incêndio para baterias de lítio possuem um de agente extintor com carga d'água combinada com um poderoso aditivo concentrado de tecnologia encapsulante, que promove uma excelente aderência e comportamento de penetração em combustíveis sólidos e reduz a reação em cadeia nos incêndios.
Apesar da gravidade dos acidentes, a incidência de fogo em carros elétricos é baixa. De acordo com a National Transportation Safety Board (NTSB), uma agência de segurança ligada ao governo dos Estados Unidos, o risco de incêndio de um carro a bateria é 60 vezes menor em comparação com veículos a combustão.
Use bicarbonato de sódio para pequenos incêndios elétricos
Se o fogo começou em um eletrodoméstico ou em um cabo sobrecarregado, depois de desconectar a fonte de alimentação, jogue o bicarbonato de sódio nas chamas.
Na avaliação de Gauer, o risco de um veículo elétrico pegar fogo é 60 vezes menor do que um a combustão e que se trata de um processo mais “lento”. Motivo: as baterias contam com uma proteção para retardar a “fuga térmica”, quando há um superaquecimento que pode vir a sair de controle e causar um incêndio.
Quando se trata de segurança automotiva, o Extintor Extimpel Bonassoli ABC é uma escolha que não passa despercebida. Com a classe de fogo ABC e um agente extintor eficaz 4-A 40-BC, ele atende perfeitamente às necessidades dos motoristas que buscam proteção confiável para seus veículos.
A preocupação da combinação de água com eletricidade não é necessária quando o assunto é carro elétrico. Se a bateria do veículo entrar em contato com água ou até for mergulhada, há uma interrupção na ligação entre bateria e motor - portanto, não há risco de que haja choque.
ESPUMA: agente extintor e uma das formas de aplicação de água, sendo constituída por um aglomerado de bolhas de ar ou gás, formada por solução aquosa, apagando o fogo por abafamento e resfriamento.
Qual a probabilidade de um carro elétrico pegar fogo?
Embora pesquisas e especialistas indiquem que as chances de um carro elétrico pegar fogo seja 60 vezes menores do que as de um veículo a combustão, é fundamental adotar medidas preventivas.
Os carros elétricos são uma alternativa sustentável e econômica para o transporte, mas também apresentam alguns riscos de incêndio. A principal causa desses incêndios é o superaquecimento das baterias de íons de lítio, que armazenam a energia elétrica nos veículos.
Os carros elétricos possuem baterias de íon-lítio que são eficientes, mas vulneráveis a curtos-circuitos em contato com água salgada, que atua como um condutor elétrico, criando curtos-circuitos entre os terminais da bateria. Isso resulta em explosões ou incêndios, que pode acontecer até dias após a inundação.
O especialista cita um levantamento do site AutoinsuranceEZ, que compila dados de seguradoras sediadas nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, a cada 100 mil carros elétricos, apenas 25,1 pegaram fogo em 2021. Já entre os modelos a combustão, ocorreram 1.529,9 incêndios para cada grupo de 100 mil veículos.
Recall da BYD não afeta veículos no Brasil; entenda. A BYD informou que está recolhendo quase 97 mil veículos elétricos (VEs) na China devido a uma falha de fabricação que pode levar a riscos de incêndio, segundo o órgão regulador do mercado chinês anunciou no domingo (29).
A professora ressalta que nas baterias mais antigas, de chumbo, o eletrodo (material usado para conduzir íons elétricos) era ácido sulfúrico. Enquanto isso, as baterias de lítio usam solvente orgânico, que pode entrar em ignição se tiver contato com o ar.
O F-500 EA quebra a tensão superficial da água e reduz o tempo de extinção de incêndios em até 10 vezes. Pode ser usado em fogos classe A, B, D, K e baterias de lítio de baixa energia armazenada.
O Extintor para bateria de lítio atua causando a supressão de incêndio, desse modo encapsula e controla as chama, pode ser utilizado em combate de incêndios envolvendo aparelhos eletrônicos (notebooks, smartphones), veículos elétricos (carros, bicicletas, scooters), locais com carregamento para esses veículos, armazéns ...
Para incêndios elétricos, use um extintor de CO2 ou de pó químico seco. Nunca use água em incêndios elétricos, pois isso pode causar choques elétricos. Se o incêndio não puder ser controlado rapidamente, evacue o local imediatamente e chame os bombeiros.
O extintor de incêndio eletricidade. Para incêndios provocados por eletricidade é recomendável e indispensável o uso de extintores secos como de carbono (CO2), já que o tipo de fogo é da classe C que são os materiais elétricos, como bateria, fiação elétrica, entre outros.