No caso da Lei Nº 6.004/2024, que prevê a remissão dos débitos de IPTU, o perdão da dívida, é necessário apresentar requerimento de solicitação do benefício, seguindo os mesmos critérios exigidos pela isenção: imóveis que valem até R$ 168 mil e comprovação de renda familiar de até dois salários mínimos.
A Fazenda Pública Municipal pode cobrar uma dívida tributária por até cinco anos. Depois disso, a dívida ativa prescreve e não ocorre a cobrança judicial. Geralmente, as ações para cobrança de créditos tributários prescrevem em cinco anos, contados da data da constituição da dívida.
Os contribuintes que não possuam condições financeiras de efetuar o pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo podem solicitar a remissão dos débitos (que é o perdão da dívida). Será feita uma avaliação social, para se identificar o nível de vulnerabilidade social da família.
A prefeitura tem um prazo de 5 anos para cobrar o débito do IPTU e, se não o fizer, perde o direito de executar a dívida. Isso não significa dizer que se a pessoa ficar 5 anos sem pagar o imposto está livre da cobrança.
DÍVIDA DE IPTU COM MAIS DE CINCO ANOS O QUE PODE ACONTECER? PERCO A MINHA CASA?
O que acontece se ficar 10 anos sem pagar IPTU?
Sim, se a dívida não for quitada e permanecer em aberto por um longo período, o proprietário pode perder o imóvel. Antes disso, o órgão notifica o proprietário e oferece a chance de negociação. Só depois é que a prefeitura abre o processo de execução fiscal, com o leilão do imóvel para quitar os débitos.
Como posso solicitar a prescrição de débitos de IPTU?
Para requerer a prescrição de débitos de IPTU/TLP o contribuinte Pessoa Física deve acessar o Atendimento Virtual, clicar aqui, e registrar a solicitação em Todos os Serviços, Assunto “IPTU/TLP” e Tipo de Atendimento “Solicitar Prescrição de Débitos de IPTU/TLP - serviço".
Não pagar IPTU, por si só, não é considerado um crime. No entanto, é uma infração tributária que acarreta penalidades financeiras e pode levar à perda do imóvel.
Para realizar o pedido de isenção de IPTU é necessário retirar requerimento próprio na praça de atendimento da subprefeitura, preencher e anexar cópia do demonstrativo de rendimento do órgão pagador, contendo valor bruto e tipo de benefício, referente ao mês de janeiro do ano corrente.
Quando um imóvel vai a leilão por falta de pagamento de IPTU?
Muita gente não sabe, mas o atraso no pagamento do IPTU pode resultar na perda do imóvel. Nesta situação, a propriedade é colocada em um leilão e poderá ser arrematada por um valor bem menor que o seu preço real. É por isso que o imposto deve ocupar um papel importante na lista de prioridades de donos de imóveis.
Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia; Apresentação de declaração de próprio punho, afirmando não possuir outro imóvel neste município ou em qualquer outro município do país. (Inciso I, do artigo 2º da Lei 11.614/1994, com redação dada pela Lei 17.719/21).
Para verificar se seu IPTU está prescrito, é necessário consultar o histórico de débitos com a prefeitura. Lá, você vai ter uma relação com informações relevantes como a data do débito, data da inscrição da dívida ativa e, eventualmente, informações sobre o processo de Execução Fiscal (judicial).
Para esses casos, é necessário protocolar pedido de regularização junto à Prefeitura de São Paulo. Todo o processo ocorre de forma 100% digital via Portal de Licenciamento.
Para quitar a dívida e não enfrentar fila nos postos de atendimento, o contribuinte pode acessar o link: www.dividaativa.prefeitura.sp.gov.br , que facilita bastante o processo.
A partir de 60 anos de idade, idosos podem conseguir a isenção do pagamento do IPTU, dependendo das regras do local onde moram e outras variáveis. Os interessados devem solicitar a isenção do imposto junto à Secretaria da Fazenda ou junto à Receita Federal.
A primeira coisa a se fazer para baixar o valor de IPTU é contratar uma empresa de avaliação de imóveis para fazer um laudo de avaliação do imóvel em questão. Este laudo de avaliação tem que ser feito segundo a norma da ABNT Nbr 14.653 por um perito avaliador de imóveis capacitado.
Para quem precisa quitar débitos de IPTU atrasado pode ser mais difícil conseguir desconto. A melhor alternativa é aproveitar as ofertas para colocar as contas em dia.
O que acontece se eu ficar 10 anos sem pagar o IPTU?
O não pagamento do IPTU pode levar à inclusão do nome do proprietário em cadastros de inadimplentes, cobrança judicial com juros e multas e, em último caso, à penhora do imóvel.
Quantos anos de IPTU atrasado a casa vai a leilão?
Embora os trâmites sejam burocráticos, não é bom correr o risco de deixar um imóvel ir a leilão por falta de pagamento do IPTU. Há um prazo limite de cinco anos - contados a partir do primeiro dia de atraso - passado o período, o inadimplente e proprietário do imóvel será notificado em relação ao débito.
Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal.
Acesse o portal REGULARIZE e clique em "Pedir Revisão de Dívida Inscrita". Selecione um dos motivos apresentados para revisão. Preencha todos os campos do requerimento e anexe as cópias dos documentos exigidos, de acordo com o motivo da revisão.
Embora a prefeitura tenha o direito de cobrar IPTU atrasado, essa cobrança está limitada a 5 anos. Assim, quando falamos da cobrança de impostos atrasados, precisamos considerar a "prescrição", ou seja, o prazo máximo que a prefeitura tem para cobrar uma dívida.
Se você tiver uma dívida prescrita, você pode solicitar a exclusão dessa dívida do banco de dados do Serasa Limpa Nome. Para isso, você deve entrar em contato com o Serasa Limpa Nome e solicitar a exclusão da dívida. O Serasa Limpa Nome deve excluir a dívida do banco de dados em até 15 dias úteis.