Como ocorre o transporte de água no corpo das plantas?
A água é absorvida pelas raízes das plantas e transportada até as folhas através do xilema. Esse transporte ocorre devido à transpiração, onde a evaporação da água nas folhas cria uma tensão que puxa a água para cima.
O experimento demonstrou a condução de água através de vasos condutores de seiva presentes nas plantas, observado através da mudança de cor das pétalas das flores. Na natureza, esse processo permite que a água absorvida pelas raízes seja distribuída por todo o corpo da planta, chegando até as folhas e flores.
A água move-se RADIALMENTE pela raiz por difusão! Na raiz, a água move-se através do simplasto ou do apoplasto ou ainda via transmembrana. Suberina: Polímero de ácidos graxos contendo grupamentos hidroxila e epóxido, e também compostos fenólicos em sua estrutura.
Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.
A água entra nas plantas por meio dos pelos radiculares, que entram em contato com a água presente no solo. Após a absorção, a água chega ao xilema, um tecido condutor que, de maneira bem grosseira, pode ser comparado aos nossos vasos sanguíneos.
Como que a água sai das raízes e vai para as folhas? - Transporte pelo xilema
Como a água é transportada nas plantas do solo até as folhas?
A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor. A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal.
Como a água é transportada através das células vegetais?
A água é absorvida pelas raízes das plantas e transportada até as folhas através do xilema. Esse transporte ocorre devido à transpiração, onde a evaporação da água nas folhas cria uma tensão que puxa a água para cima.
As plantas apresentam dois tipos de vasos condutores: o xilema, responsável por conduzir a água e os nutrientes da raiz até as demais partes da planta; e o floema, responsável pelo transporte da água e dos açúcares produzidos pela fotossíntese das folhas até a raiz.
O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste na locomoção de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.
Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.
Várias espécies de plantas, principalmente algumas encontradas em ambientes com presença de neblina, absorvem água pela raiz e pelas folhas. Em períodos com pouca ou nenhuma ocorrência de chuvas, a neblina pode ser a única fonte de água para uma vegetação.
Ao movimento da água no interior da crosta terrestre, ou nos maciços terrosos em geral, chama-se percolação. A água nos solos move-se quando ocorrem diferenças de carga hidráulica (ou de potencial), sendo o sentido desse movimento dos pontos de maior para os de menor carga hidráulica.
Segundo a teoria da coesão-tensão, as moléculas de água são transportadas nos organismos vegetais através de finíssimos capilares condutores de seiva bruta (xilema), mantendo-se unidas por forças de coesão, formando uma coluna líquida contínua das raízes até as folhas.
O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.
Pelo xilema, a água sobe devido a atração (adesão) entre as moléculas de água e as paredes do xilema, devido a ligação entre as moléculas de água (coesão) e devido a uma pressão que puxa a água para cima gerando uma curvatura da coluna de água nos capilares (a tensão superficial da água).
A absorção de água na maioria das plantas ocorre principalmente através raízes, onde os pelos radiculares aumentam a superfície de contato com o solo. Já o transporte hídrico é realizado através do xilema, que conduz a água e os nutrientes minerais das raízes até as folhas, onde ocorre a transpiração.
A osmose acontece até que a concentração iguale-se nos dois lados da membrana. Nesse caso, a água tende a se difundir através da membrana, indo do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. A difusão da água acontece até o momento em que a concentração dos dois lados da membrana esteja igual.
Os meios de transporte fluvial são embarcações, como barcos, lanchas e canoas. É muito utilizado para o transporte de passageiros e de mercadorias em regiões específicas, sendo muito empregado também para a conexão entre diferentes modais. Apresenta capacidade para transportar cargas pesadas e de baixo valor agregado.
Os meios de transporte são de extrema importância para movimentação das pessoas, mas também são utilizados para deslocar alimentos, animais, matérias-primas e muitas outras cargas. Possuem grande relevância para o desenvolvimento econômico das cidades e são classificados em: terrestre, aéreo e marítimo.
Raízes absorvem água do solo, o qual é então transportado através da planta. Muita quantidade fica absorvida através dos pelos radiculares, que são pequenas radículas quê penetram no solo em torno das raízes e aumentar a área das suas superfícies.
O oxigênio é absorvido pelos estômatos, que são pequenos poros que podem ser encontrados nas folhas de todas as árvores, além de outras plantas vasculares, através deles libera dióxido de carbono (CO2) e absorve o oxigênio em torno deles.
O xilema é responsável pelo transporte de água e nutrientes minerais da raiz até as folhas e outras partes da planta, enquanto o floema é responsável pelo transporte de açúcares e outros nutrientes produzidos nas folhas para outras partes da planta, como frutos, sementes e raízes.
Exosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior; Endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior. Endosmose é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte.
A transpiração é o processo pelo qual as plantas perdem água para a atmosfera, na forma de vapor, através dos estômatos. Todavia, quando a transpiração diminui, algumas plantas também perdem seiva xilemática no estado líquido através dos hidatódios, em processo denominado gutação.
Os canais de proteínas chamados aquaporinas, que a célula pode abrir e fechar conforme sua necessidade, são utilizados para o transporte rápido das moléculas de água através da membrana plasmática. Crédito da imagem: Imagem modificada do original por OpenStax Biology, original de Mariana Ruiz Villareal.