'Marmanjo', 'ratiá', 'apurado', 'apinchar', 'bocó', 'largatear' e 'calor de estalar mamona' são algumas expressões e gírias usadas no primeiro estado que forma o Sul do Brasil; confira quais são os seus significados. O Paraná e o paranaense tem um jeitinho todo singular de ser e principalmente se comunicar, né?
É o sotaque “Pé Vermelho”, caracterizado por um "R" acentuado e prolongado que colore as palavras. Ao percorrer as ruas de Londrina, por exemplo, é comum ouvir expressões como "porrrrrrrrta" e "porrrrrtão". O som do "R" retroflexo se faz presente, dando um ritmo particular à fala da região.
O falar paranaense tradicional corresponde à ocupação histórica vicen- tina: centro-sul-litoral; a segunda área se formou com a vinda de mi- grantes gaúchos e catarinenses, à cata de terras mais baratas, desbra- vando as matas do sudoeste e do oeste do Paraná, transformando-as em áreas agricultáveis.
A coroa foi repassada por Deise Caroline Ribas (Rio Branco do Sul) à Djenifer Frey (Missal), eleita Miss Paraná 2019. As demais participantes escolhidas, por ordem de classificação, são Gabriela Yasmin Porfirio (Cafelândia), Gabriela Feriato (Jacarezinho) e Gabriela Mariani (Umuarama).
“O 'véi' é uma palavra multifuncional, que não tem mais o sentido de adjetivo do velho, e tem em Brasília o uso como marcador de uma conversa, perde o gênero formal e tem um grande conjunto de usos”, pontua Lunguinho.
Mas, afinal, o que significa ser uma mulher CEO? CEO é a sigla para Chief Executive Officer (chefe executiva, na tradução em português), a posição mais alta na hierarquia de uma empresa. Cabe a ele ou a ela definir a missão, a visão e os valores da companhia, para orientar o planejamento estratégico.
Pra se defender, ela explicou: “Eu ganho pra isso, sou do job.” Desde então, “ser do job” virou sinônimo de acompanhantes de luxo ou garotas de programa.
Transexuais, a mais popular entre elas, são pessoas que possuem o gênero oposto ao designado pelo seu sexo biológico. Pessoas do sexo masculino que se identificam, experimentam e vivenciam o gênero feminino, são denominadas mulheres trans. O oposto são os homens trans.
A população paranaense é composta por diversas etnias, são principalmente imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses, além dos indígenas que já habitavam o território. Ao todo são 28 etnias, contribuindo para a pluralidade cultural do Estado.