Para realizar a multiplicação na notação científica, realizamos a multiplicação dos dois números, mantemos a base 10 e somando os expoentes. Diferente da soma e subtração, não precisamos ter o mesmo expoente para realizar a multiplicação.
Quando multiplicamos um número por 10, basta acrescentarmos à direita do número um zero. Quando multiplicamos um número por 100, basta acrescentarmos à direita do número dois zeros. Quando multiplicamos um número por 1000, basta acrescentarmos à direita do número três zeros.
As potências de base 10 são formadas pelo algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Se quisermos representar a potência de 1025, teremos o número 1 seguido de vinte e cinco zeros. Portanto, a potência 10n é formada pelo algarismo 1 seguido de n-vezes o algarismo 0.
Se você já se arriscou a perguntar a ela o valor de Pi, tente questionar sobre quanto é 10 elevado a 308. Caso tenha paciência, você vai passar algum tempo ouvindo a assistente virtual da Amazon falar que o resultado é 10 seguidos de 307 zeros.
Carnaval Espiritual com Gisele Almeida | Perguntas & Respostas
Como fazer potência de base 10 na calculadora científica?
As teclas [EXP] e [×10^x] são usadas para notação científica, não para inserir potências. É o mesmo que dizer "vezes 10 à potência de". Seja qual for o número inserido imediatamente após, será a potência sobre a qual o 10 será elevado. Para elevar algum número a alguma potência, use a tecla [^].
Toda vez que multiplicamos um número inteiro por 10, basta copiar o número que eu já tinha e acrescentar um zero ao seu final. Este padrão simplifica muito esse tipo de cálculo. Vamos verificar outras situações que envolvem números não tão simples quanto esses que já usamos. Vamos pegar, por exemplo, 49 vezes 10.
No sistema de numeração decimal, ou de base 10, que é o mais utilizado na prática, utilizam-se 10 símbolos diferentes (e daí o seu nome): 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. O sistema decimal de numeração tem sido empregue pela Humanidade desde épocas muito remotas e teve origem no facto de as mãos terem 10 dedos.
A primeira coisa que você deve fazer é resolver a multiplicação “(10x10)”, cujo resultado é 100. Depois disso, resolva a divisão “10/10”, da qual deverá obter o número 1. Em seguida, você deve adicionar o número restante ao 100, o que deve resultar em 110.
Para realizar a multiplicação na notação científica, realizamos a multiplicação dos dois números, mantemos a base 10 e somando os expoentes. Diferente da soma e subtração, não precisamos ter o mesmo expoente para realizar a multiplicação.
A tecla [EXP] é usada para notação científica, não para inserir potências. É o mesmo que dizer "vezes 10 à potência de". Seja qual for o número inserido imediatamente após, será a potência sobre a qual o 10 será elevado. Para elevar algum número a alguma potência, use a tecla [^].
Não precisa contar: trata-se de um número 1 seguido de 100 zeros - ou, como preferem os matemáticos, 10 elevado a 100 (10^100). O gugol é tão grande que supera a quantidade de átomos que existem no Universo (estima-se hoje que eles seriam em torno de 10 elevado a 80 - ou 10^80).
E se você quiser pensar em que número é este, basta você lembrar que dez elevado à sexta é um seguido de seis zeros, portanto um milhão. Menos 18 vezes um milhão são menos 18 milhões. É o resultado que nós obtivemos aqui até agora. Aqui nós teríamos, se quiséssemos representar, menos dezoito milhões.