Como medir a compactação do solo? Para medição de resistência a penetração do solo, pode-se utilizar penetrômetros, equipamentos portáteis que podem ser levados para o campo.
O teste de compactação de solo é um procedimento que consiste em compactar o solo em camadas, utilizando um equipamento padronizado, e medir a densidade seca e a umidade do solo em cada camada. A partir desses dados, é possível obter a densidade seca máxima e a umidade ótima do solo, bem como o grau de compactação.
Uma forma prática de identificar se um solo está ou não compactado é estabelecer comparativos de resistência à penetração em áreas como mesmo tipo de solo e umidade, porém com diferentes manejos.
O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.
Mais uma maneira de saber se o solo está compactado, principalmente em sistemas de plantio direto, é por meio do uso de ferramentas como os penetrômetros — aparelhos que conseguem ler o grau de resistência à penetração do solo.
Manejo do solo: veja como avaliar a presença de camadas compactadas na lavoura
Qual a densidade do solo compactado?
Se para o referido solo o valor da densidade estivesse abaixo de 1,10, não haveria limitações físicas. Valores acima de 1,10 já caracterizam compactação. Valores de densidade acima de 1,37 limitariam completamente o crescimento de raízes.
Nos últimos anos, o uso de escarificadores e subsoladores tem sido a principal forma de remediação para áreas com compactação do solo. Esses equipamentos são utilizados para romper essas faixas de compactação formadas nos solos, buscando aumentar a porosidade, permitir a drenagem e evitar encharcamento.
Acerca do conteúdo estudado observou-se que o ideal é compactar o solo de forma a obter um grau de compactação superior ou igual a 100% para se ter um melhor resultado, caso contrário é preciso compactar novamente e realizar novos ensaios no campo.
Consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
A técnica de rega profunda de raízes oferece três benefícios para as árvores simultaneamente: irrigação, nutrição e descompactação do solo. Com o uso de um equipamento especial, o solo é descompactado com jatos de água de alta pressão, enquanto água e nutrientes são aplicados diretamente nas raízes.
Qual a diferença entre o CBR e o grau de compactação?
A principal diferença entre o ensaio de CBR e o grau de compactação é que o CBR é uma medida da capacidade do solo de suportar cargas, enquanto o grau de compactação é uma medida da qualidade da compactação do solo durante a construção.
O solo compactado vem resultando na diminuição no crescimento das raízes em profundidade, predispondo a planta à morte em curtos períodos de seca, no acúmulo de água na superfície do solo impossibilitando a respiração das raízes e favorecendo o processo de erosão hídrica do solo.
O penetrômetro é um instrumento projetado para medir a firmeza ou resistência das frutas. Ele funciona inserindo uma sonda na polpa do fruto e medindo a força necessária para realizar essa penetração. Essa medição indica o grau de maturidade e a qualidade do produto.
As melhores opções provavel- mente sejam culturas como aveia, centeio e, principalmente, nabo forrageiro, as quais têm sido preferidas por agricultores adotantes do sistema plantio direto.
Como medir a compactação do solo? Para medição de resistência a penetração do solo, pode-se utilizar penetrômetros, equipamentos portáteis que podem ser levados para o campo.
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
Constatou-se que a adição de cal ao solo traz um aumento de sua umidade ótima e também há um aumento do CBR. Este trabalho tem como finalidade analisar o estudo de experimentos do solo com o uso de cal, para que se ampliem suas características físicas do CBR e umidade.
Qual o limite mínimo recomendado pelo DNIT do grau de compactação em campo?
c. 6) o grau de compactação deve ser, no mínimo, 100% em relação à massa específica aparente seca máxima, obtida no ensaio DNIT-ME 164/13 (energia intermediária);
O Ensaio de Compactação Proctor Normal é realizado com 25 golpes de compactação, aplicados a uma altura de queda de 30 cm, usando um martelo com peso de 2,5 kg. A energia total de compactação é de 596 Joules/m³. Este ensaio é normalmente utilizado em solos mais suaves.
- nos cortes onde o material do subleito não apresentar CBR mínimo de 10%, deve ser feita a substituição do material, numa espessura mínima de 0,40 m, com materiais que atendam os parâmetros CBR ≥ 10% e expansão ≤ 2%.
Dessa forma o melhor indicador do grau de compactação é a macroporosidade (volume de macroporos/volume de solo. Há um consenso na literatura que em geral valores abaixo de 0,10 m3/m3 (10 %) limita a aeração da raiz, sendo considerado solo compactado.
Afofe bem a terra usando uma enxada ou trator específico para isso - essa etapa é muito importante para descompactar o solo e permitir o bom arejamento do gramado. Então, nivele todo o terreno e espalhe por cima uma fina camada de areia, terra vegetal e húmus de minhoca previamente misturados em partes iguais.