Algumas frutas são mais práticas, é só colocar na lancheira: mimosa, banana, maçã (com a casca, sempre, para não escurecer), morango, uva, goiaba, pêra. Outras frutas você precisa descascar e colocá-las num pote cortadinhas: laranja, manga, kiwi, mamão, melancia, melão. Mande sempre um suco ou água para hidratar.
E anote essa dica: adicionando suco de limão ou de laranja, você evita o escurecimento de alimentos como a maçã, a banana e a pera. Já as frutas inteiras devem ser embrulhadas em papel alumínio ou filme, e dentro de potes, para que não amassem.
Proteção com frutas cítricas: Espremer algumas gotas de suco de limão sobre as fatias de banana é uma maneira eficaz de inibir a ação da enzima polifenoloxidase. Após esse processo, armazene as fatias na geladeira e consuma dentro de três dias.
Algumas frutas são mais práticas, é só colocar na lancheira: mimosa, banana, maçã (com a casca, sempre, para não escurecer), morango, uva, goiaba, pêra. Outras frutas você precisa descascar e colocá-las num pote cortadinhas: laranja, manga, kiwi, mamão, melancia, melão. Mande sempre um suco ou água para hidratar.
O que fazer para a banana não escurecer depois de cortada?
É colocar a fruta na água e pingar algumas gotinhas de suco de limão. O ácido cítrico do limão neutraliza a ação do oxigênio na fruta e mantém a enzima inativa. Não se preocupe que o suco não altera o sabor da fruta, desde que você não exagere na dose.
Algumas, como banana, maçã e pera tendem a escurecer dessa. A boa notícia é que existe uma dica para evitar que isso aconteça: deixar as frutas já picadas por 15 minutos dentro do suco de laranja espremido na hora.
Para conservar banana cortada, evite o escurecimento espremendo um pouco de suco de limão ou abacaxi sobre as fatias. O ácido cítrico no suco ajudará a prevenir a oxidação, que é o que causa o escurecimento. Coloque as fatias em um recipiente hermético e guarde na geladeira.
Salame, presunto, peito de peru, mortadela, salsicha e outros alimentos desse grupo soam como acompanhamentos perfeitos para um lanche infantil, mas por trás da praticidade, existe uma falta de nutrientes, além do excesso de sódio, gorduras e conservantes.
Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.
Segundo o engenheiro de alimentos Augusto Ichisato, a questão está na circulação do ar. "Quanto mais ar circula pela banana, mais o etileno é dispersado e mais lento é o amadurecimento. Ensacar a banana iria aumentar a exposição a esse gás naturalmente produzido pela banana, e acelerar o amadurecimento", explica.
Usar um pouco de suco de limão em fatias de bananas contribui para reduzir o escurecimento da fruta guardada na geladeira por inibir a enzima que provoca a oxidação da banana. Outra opção é o congelamento quando a fruta estiver madura.
E também, pode ser usado para maçãs, pêras ou pêssegos. Suco de frutas cítricas ajudam para não escurecer as frutas que você vai utilizar na sua receita, mantendo-às original e mais fresquinhas possível.
Frutas não podem faltar nunca na lancheira das crianças. Banana, manga, morango e kiwi são as favoritas, sejam pelo colorido ou pelas texturas que ajudam a desenvolver as sensações do paladar da criança. E não pode faltar maçã ou pêra descascada e picadinha também.
Para resolver isso, é só colocar a fruta em uma embalagem fechada, como um saco de papel. Assim, o seu gás etileno vai ficar concentrado na embalagem e acelerar a maturação.
🍌A dica de hoje é sobre como mandar banana na lancheira sem que ela escureça ou fique molenga. 🍌Super simples! Corte com uma faca a ponta que fica grudada na penca. Dessa forma, a parte interior da banana não terá contato com o ar, logo não irá oxidar! .
Muitos dos truques de armazenamento de bananas envolvem o uso de filme plástico, papel alumínio ou um lenço úmido enrolado no caule para mantê-las frescas, mas esse método é diferente: basta colocar a banana em um pote de vidro fechado, sem retirar a casca.