Alguns até afirmaram que Luke sobreviveu à queda e nadou para a segurança, mas perdeu toda a memória de quem ele era, passando o resto de seus dias como um simples pescador. Mas historiadores mais legítimos, como Munkun, desconsideram tais contos e afirmam que Lucerys morreu com seu dragão.
Filho de Rhaenyra Targaryen e suposto filho de Laenor Velaryon, Lucerys morre quando seu dragão é atacado pelo dragão de Aemond Targaryen, Vhagar. Essa morte foi totalmente inesperada, pois o príncipe ainda era muito jovem e nem ele, nem seu dragão, tinham idade ou tamanho suficientes para enfrentar Vhagar e Aemond.
Conforme mostrado pela série, Aemond Targaryen tem um papel importante tanto na guerra civil quanto nos eventos que fizeram com que ela começasse. Ele foi o responsável por matar o jovem príncipe Lucerys, se vingando pelo episódio que resultou na perda de um olho durante sua infância.
O evento trágico que inicia de fato a guerra é o mesmo no livro e na série: a morte de Lucerys Velaryon em um confronto com o tio, Aemond, que passa a ser conhecido como “Aemond, Assassino de Parentes” após o acontecido.
ARVORE GENEALÓGICA DOS TARGARYEN *ANIMADA* [DE AEGON ATÉ DAENERYS] | HOUSE OF THE DRAGON
Lucerys Velaryon morre no livro?
Príncipe Lucerys e Arrax são mortos pelo Príncipe Aemond Targaryen e Vhagar, como descrito por Chase Stone em O Mundo de Gelo e Fogo. Antes que Luke pudesse partir, Aemond sacou sua espada e disse-lhe que ele devia uma dívida que agora tinha que pagar.
No entanto, nos livros, ela morre aos 181 anos nas mãos ou melhor, nas mandíbulas do temível dragão vermelho Caraxes, montado por Daemon Targaryen (Matt Smith). Isso ocorre durante a Batalha Acima do Olho de Deus em 130 d.C. (para referência, Game of Thrones começa em 298 d.C.).
Em Fogo e Sangue, livro escrito pelo norte-americano George R.R. Martin, que inspirou a história da série, o destino de Aemond é morrer em um sanguinário duelo contra Daemon.
Nos livros, o cavaleiro, que é apelidado de "Fazedor de Reis" por conquistar uma porção de terras em nome de Aegon II, morre um uma batalha contra os nortenhos e os senhores das Terras Fluviais, apoiadores de Rhaenyra. Ele e seu exército são pegos desprevenidos e ele é alvejado por flechas.
Ela ficou encarcerada em seus aposentos durante o reinado de Rhaenyra na Fortaleza Vermelha, até que se jogou da janela do quarto de Maegor e morreu empalada nas estacas do fosso seco.
Em um movimento ousado, Daemon salta de Caraxes para Vhagar e enfia sua espada no olho de Aemond, matando-o instantaneamente. Ambos os dragões então caem na água abaixo. E, reza a lenda, foi nesse momento que o príncipe Daemon Targaryen passou a perna por cima da sela e pulou de um dragão para outro.
Com a perseguição, Arrax se sente inseguro e cospe fogo no dragão de Aemond, sem a ordem de Lucerys. Depois disso, foi a vez de Vhagar desobedecer seu dono, ao morder Arrax e mastigá-lo em pedaços – e com isso, matando Lucerys Velaryon.
Um ou outro dragão conseguiu expelir fogo e tornou o fosso em um inferno flamejante. Nesse meio tempo, o dragão Syrax, que estava preso na Fortaleza Vermelha, foi solto pelo príncipe Joffrey Velaryon (que morreu ao tentar monta-la). Shrykos foi o primeiro dragão a sucumbir, morto por Hobb, o Lenhador.
O grande papel do dragão dourado será quando o Rei ordenar que queime e devore Rhaenyra (Emma D'Arcy) após capturá-la em sua tentativa de fuga. Infelizmente pouco tempo depois, a criatura morre devido os ferimentos sofridos em confronto contra Bailalua, montaria de Baela Targaryen (Bethany Antonia).
Mas a parte mais importante da vida de Daemon foi o casamento com a princesa Rhaenyra Targaryen. Ela foi a primeira filha de Viserys, mas não herdou o trono por ser mulher. Frustrada com a negação do direito dela, Rhaenyra viria a iniciar uma guerra civil pelo poder.
Alicent Hightower: Sobrevive à guerra, mas é confinada a seus aposentos no último ano de sua vida, morrendo durante um surto de Febre do Inverno em 133 AC. Daemon Targaryen: Marido de Rhaenyra, morre heroicamente durante a Batalha sobre o Olho de Deus, matando Aemond, mas desaparecendo nas profundezas do lago.
Infelizmente, Dreamfyre não é um dos dragões que sobrevive à guerra civil Targaryen. No livro Fire & Blood, Dreamfyre morre no evento chamado "Storming of the Dragonpit". Irritado por várias razões, o povo de King's Landing invade a Dragonpit e consegue tirar a vida a vários dragões, incluindo Dreamfyre.
No entanto, na série a personagem é queimada viva por seu próprio dragão após não conseguir dar a luz. Por isso, Ryan Condal foi perguntado pela Variety sobre a decisão tomada por ele e Miguel Sapochnik de fazer a mudança em relação ao livro. “Laena é uma valquíria.
Quando a fortaleza de Pouso de Gralhas foi cercada por um exército liderado por Sor Criston Cole em 129 d.C., Rhaenys voou com Meleys até lá para dar ajuda. Meleys foi atacada pelos soldados de Cole que usavam flechas e setas de ferro, que a irritava, mas não lhe fez mal. Em resposta, ela cuspiu fogo nos homens abaixo.
O confronto final entre Aemond e Daemon ocorre sobre o Olho de Deus, ao sul de Harrenhal. Ambos os dragões são mortalmente feridos e Daemon crava sua espada no olho de Aemond antes de ambos caírem para a morte. Este evento é crucial na guerra, eliminando dois personagens e dragões influentes.