Quais informações precisam ter na nota de simples remessa?
- Identificação da empresa emitente;
- Descrição detalhada do produto;
- Quantidade e medida do produto;
- Valor unitário e final dos produtos;
- Motivo da remessa;
- Data de emissão e saída;
- Dados da empresa destinatária, como razão social e CNPJ;
- CFOP.
Como lançar uma nota de simples remessa?
As informações essenciais para o preenchimento de uma nota fiscal de simples remessa incluem:
- Identificação do remetente e do destinatário.
- Descrição detalhada das mercadorias ou bens enviados.
- Quantidade e unidade de medida dos itens.
- Valor unitário e total dos produtos, se aplicável.
Como funciona o NF de remessa?
A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. No contexto do Comércio Exterior, de maneira geral, em algum momento o produto precisa circular para fora da fábrica, ainda que não tenha sido vendido de fato.Qual o CFOP de nota de remessa?
Qual o CFOP para Simples Remessa? O CFOP, Código Fiscal de Operações e Prestações, geralmente aplicado para remessas dentro do estado é o 5.949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado).Qual a diferença entre nota de remessa e nota de venda?
Mas qual a diferença?! No nota de saída você pode fazer diversas operações como Devolução, Remessa, Retorno, Cobrança de Industrialização, nota de ajuste ou complementar. Já na nota de venda a única operação que você pode fazer é vender.Nota Fiscal de Simples Remessa - O que é e como emitir na prática!
O que é o CFOP 5923?
CFOP 5923 Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem ou em operações com armazém geral ou depósito fechado.Qual a entrada do CFOP 5922?
CFOP 5922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.Quando fazer nota de remessa?
Quando um ou mais produtos precisam ser transportados para venda em outro local, é obrigatória a emissão da nota fiscal de remessa para venda. Isso inclui, por exemplo, a transferência de itens entre centros de distribuição, da fábrica para a loja, etc.Qual CFOP não gera imposto?
O CFOP 5949 é uma operação que está livre de tributos para a União e que não necessita pagar o famoso ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.O que é o CFOP 2106?
CFOP 6106 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva por ele transitar.O Simples remessa gera Difal?
Nas remessas não incide o Difal, nem nas operações com contribuintes nem nas com não contribuintes.O que é um código de remessa?
A identificação de remessa é um código único atribuído a cada pacote enviado, que contém informações como o número de rastreamento, o remetente, o destinatário, o endereço de entrega e o status do envio.Qual o CFOP para 5910?
CFOP 5910 Remessa em bonificação, doação ou brinde.Quando usar CFOP 5554?
5554 - Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento Classificam-se neste código as remessas de bens do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento.A Simples remessa gera imposto?
Um ponto importante é que a emissão de nota de simples remessa é muito importante para evitar problemas com a fiscalização da Receita Federal ou Secretaria da Fazenda. De toda forma, a emissão não significa pagar impostos, já que neste caso não há tributo de ICMS.O que significa CFOP 5916?
CFOP 5916 Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. 5916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.Qual CFOP de simples remessa?
O CFOP utilizado para a remessa é 5949 (Outras saídas) para dentro do Estado ou 6949 para interestadual e não permite envio para o exterior, por se tratar de exportação.Como saber se o CFOP é tributado ou não?
Em resumo, o CFOP indica se há ou não recolhimento de impostos sobre produtos transportados e como isso deve ocorrer. Há uma lógica no posicionamento de cada número na sequência do CFOP: Primeiro dígito: evidencia se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída.O CFOP 5910 tributa PIS e COFINS?
Fiscalmente existem exceções onde em alguns casos as notas fiscais de remessa, brinde, bonificação, doação CFOP 5910 e amostra grátis CFOP 5911 são geradas com tributação de PIS e COFINS, nestes caso essas notas devem ser apresentadas no arquivo da EFD Contribuições.Como lançar nota de simples remessa?
Para criar uma NF-e de Simples Remessa basta seguir os seguintes passos:
- Vá ao menu Estoque>Produtos em estoque.
- Seleciona os produtos que deseja (nesse caso você pode filtrar por alguma NF-e de terceiro, DI, código e etc, para facilitar a seleção)
- Clique em Gerar NF-e > NF-e simples remessa.
Qual a validade de uma nota de simples remessa?
441 do Anexo IX, o prazo previsto é de 30 dias.Qual CFOP vem primeiro, 5922 ou 5117?
O ICMS é devido no momento em que a mercadoria sai fisicamente do estabelecimento, ou seja, na emissão da segunda nota fiscal (CFOP 5117). Nessa situação, a primeira nota fiscal (CFOP 5922) serve apenas para formalizar a venda, sem implicar a obrigação de recolhimento imediato do ICMS.Qual é o CFOP para remessa de entrega futura?
CFOP de Remessa de Entrega FuturaO CFOP da Remessa de Entrega Futura é 5.922 ou 6.922 (depende se a operação é intra ou interestadual). É o mesmo caso da NF de Entrega Futura, mas é necessário, quando emiti-la, inserir as informações complementares corretas da remessa que você está realizando.