Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.
Ele era chamado de "rabino" (João 1:49; 9:2) e frequentava o Templo de Jerusalém junto com seus discípulos. Provas da "judaicidade" de Jesus não faltam no novo testamento e muito de seus ensinamentos derivam de sua interpretação da Torá (Bíblia hebraica).
No original, o nome era bem compreendido, significando “Ajuda de Jeová” ou “Salvador”. Embora fosse um nome comum como João, Henrique ou Carlos hoje, foi divinamente prescrito, como já afirmado. O anjo disse a José, o esposo da Virgem: “…e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”
Jesus Cristo é o galileu! Apesar de ter nascido em Belém da Judeia, era chamado de Galileu, pois viveu a maior parte de sua vida nessa região ao norte da Palestina antiga, quase 30 anos.
Quando alguém se refere a Jesus como "Jesus, o nazareno", o entendimento mais comum é que essa referência indica o local onde ele foi criado depois que sua família retornou do Egito, ou seja, a cidade de Nazaré, na Galileia, no norte do que hoje é o Estado de Israel.
Jesus explicou quem Ele era antes da criação do mundo.
Quem disse que Jesus seria chamado Nazareno?
Mateus 2:15 encontra seu precedente em Jeremias 31:15. Porém, Mateus 2:23 não possui um correlativo claro no Antigo Testamento. Ali, lemos: “E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno”.
Para se referir a alguém, era comum dizer a cidade onde a pessoa tinha nascido e vivido ou quem era o pai. Nos evangelhos, Jesus é chamado de “Jesus de Nazaré”, “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho do carpinteiro” ou “Jesus, o filho de José”.
Resumidamente, Jesus nasceu judeu de uma filha de Israel, em Belém, no tempo do rei Herodes Magno e do imperador César Augusto. Sua cidade de origem é Nazaré, no território da Galileia, região semipagã e, por isso, desprezada pelos israelitas puros. Sua família era hebreia, e a língua falada era o aramaico galileu.
Nazaré, cujo nome significa “Cidade do Ramo”, era uma cidade na Baixa Galiléia, onde Jesus passou a maior parte de sua vida. É a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel.
Etimologia. Desde o tempo de Eusébio de Cesareia, porém, até o século XX especula-se que a etimologia de Nazaré deriva de netser, um "ramo" ou "broto", enquanto o Evangelho de Felipe (apócrifo) deriva o nome de nazara, que significa "verdade".
Yeshua Hamashia significa Jesus o Cristo ( do grego Χριστός (Khristós) ) ou Messias ambas palavras que traduzem UNGIDO. Um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.
O Santíssimo Nome de Jesus, o único nome ao qual tudo o que há nos céus, na terra e nos abismos se ajoelha para glória de Deus Pai. Nome escolhido pelo Pai, e como não há outro sob o Céu, dado para nos salvar. Como diz o Evangelho, ele teve três nomes: Filho de Deus, Cristo e Jesus.
Em vez disso, ele seria chamado de Yeshua ou sua variante Yeshu, que eram dois dos nomes mais comuns na Galileia na época. Além disso, 'Cristo' não era um sobrenome, mas um título honorífico, que significa "o ungido de Deus".
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
O nome do pai (YAUH) + SHA (salvação), formando nome ”composto” do filho: YAUSHA. Nós temos provas suficientes mostrando que o nome de YAUH foi completamente apagado das Sagradas Escrituras, do conhecimento comum e uso geral, por causa das tradições humanas de nossos antepassados e rabinos.
A maior parte do norte de Israel é genericamente conhecida como a Galiléia (Galil em hebraico). Estende-se virtualmente do Mediterrâneo até o mar da Galiléia que tem a forma de uma harpa e o Rio Jordão onde, às suas margens diversas histórias foram presenciadas.
Segundo os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus, Jesus Cristo nasceu em Belém, cidade palestina localizada a 10 km de Jerusalém, na parte central da Cisjordânia.
Uma bela e adorável lenda criada para que se cumprissem as profecias segundo as quais o Messias deveria ser da estirpe de Davi, que havia nascido em Belém. Na verdade, Jesus e toda sua família eram de Nazaré.
Nazaré foi a residência de Jesus até atingir cerca de trinta anos de idade; e, de acordo com o costume de chamar os indivíduos pelo nome de suas cidades, como complemento de seus nomes pessoais, p nosso Senhor tornou-Se conhecido como Jesus de Nazaré.
Qual a diferença entre Jesus Cristo e Cristo Jesus?
A palavra geralmente é interpretada como a alcunha de Jesus por causa das várias menções a "Jesus Cristo" na Bíblia. A palavra é, na verdade, um título, daí o seu uso tanto em ordem direta "Jesus Cristo" como em ordem inversa "Cristo Jesus", significando neste último O Ungido, Jesus.
Alguns outros títulos de Jesus: Emanuel (Deus conosco) - Mateus 1:23; Filho do Homem-Mateus 25:31; Filho de Davi - Lucas 20:41; Filho de Deus - João 1:34; Senhor - Atos 2:36; Verbo - João 1:1; Servo - Filipenses 2:7; Cordeiro de Deus - João 1:29; Sumo Sacerdote - Hebreus 7:26, 8, 6; Mediador - 1 Timóteo 2:5; Juiz - 2 ...
A maior parte dos académicos concorda que Jesus foi um judeu da Galileia, nascido por volta do início do primeiro século, e que morreu entre os anos 30 e 36 d.C. na Judeia.
Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.