Após se livrarem de Sor Robin Ryger que vinha em seu encalço - graças à uma estratégia de Brienne, que afundou o barco de Ryger com uma avalanche de pedras - Jaime e Brienne são capturados pelos Bravos Companheiros de Vargo Hoat, que haviam traído Tywin Lannister e agora serviam a Robb Stark.
Jaime é capturado em uma batalha e sequestrado pelos Stark para servir como moeda de troca, já que as filhas de Ned Stark estavam presas em Porto Real, mas Catelyn decide libertá-lo e manda Brienne de Tarth acompanhá-lo para recuperar as filhas.
Locke cortou a mão de Jaime Lannister apenas para lhe dar uma lição. Locke foi enviado pelo Lorde Roose Bolton para rastrear Sor Jaime Lannister, que estava fugitivo após Lady Catelyn Stark libertá-lo.
Após dormir com Brienne em Winterfell, Jaime partiu o coração da guerreira (e de boa parte dos fãs) ao decidir rumar a Porto Real para salvar Cersei. Ele também morreu durante o desmoronamento da Fortaleza Vermelha, ao lado da irmã e amante.
Ele empurrou Bran de uma janela porque o garoto havia visto o incesto entre ele e sua irmã, Cersei, a mulher que ele amava, e todos seus filhos seriam executados, portanto, pressentiu não ter outra escolha.
Tyrion Lannister volta a ser Mão de Rei, mas dessa vez para Bran. O final de Tyrion Lannister é quase cíclico no último episódio da série. Depois de constatar a destruição causada por Daenerys, Tyrion decide deixar o cargo de Mão do Rei da Mãe dos Dragões, que o condena à prisão por traição.
Porque ele quebrou seu juramento. Não foi que ele matou o rei, foi que ele havia jurado proteger o rei com sua vida. Ele quebrou seu juramento como guarda real ao fazê-lo.
Depois de Bran descobrir a relação incestuosa de Cersei e Jaime, o Lannister atacou a criança e jogou ela pela janela - o que quase custou a vida do Stark.
Cersei recebe uma ameaça de Dorne, onde a filha Myrcella está, prometida em casamento a Trystane Martell, e envia Jaime para trazê-la de volta, mas a menina morre envenenada por Ellaria Sand e as Serpentes de Areia.
Após cruzar o rio ele surpreende e destrói o exército de Jaime Lannister que cercava Riverrun, capturando-o no processo. Após saber da execução de seu pai pelo rei Joffrey em Porto Real, ele é coroado Rei do Norte por seus soldados e os lordes das Terras Férteis também lhe juram lealdade.
Hoat suspeita de que seu senhor, Roose Bolton, tenciona se aliar aos Lannister. Por isso, ele ordena que cortem a mão da espada de Jaime, pensando que Bolton levaria a culpa por isso. Perder a mão devasta Jaime, e ele logo desiste de viver.
Intitulado The spoils of war, o episódio exibiu a batalha entre o exército de Jaime Lannister, interpretado por Nikolaj Coster-Waldau, e Daenerys (Emilia Clarke), montada no seu dragão Drogon.
Jaime e Brienne formaram um casal tão fofo quanto improvável. Os dois começaram como inimigos e se tornaram amantes, e assim permaneceriam até o fim de Game of Thrones, caso o Lannister não tivesse retornado aos braços de Cersei, sua amada irmã.
Jaime Lannister matou Aerys II Targaryen durante o Saque de Porto Real, rendendo-lhe o apelido pejorativo de "Regicida". "É o que diz a si mesmo à noite? Que é um servo da justiça? Que vingou meu pai quando você cravou sua espada nas costas de Aerys Targaryen?"
A morte mais importante de Arya (e talvez de toda a Westeros) foi a do Rei da Noite. A garota matou-o com um golpe na barriga no último instante, quando tudo parecia perdido.
Na última temporada, Jon Snow mata a nova rainha de Westeros, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), após ela ter um surto e matar diversos inocentes. Por conta disso, o personagem acaba punido e volta a ficar isolado na Muralha com a Patrulha da Noite.