Interpretação dos Resultados do VPM Um VPM elevado pode ser um sinal de trombocitose, uma condição caracterizada pelo aumento anormal do número de plaquetas no sangue. Por outro lado, um VPM baixo pode indicar trombocitopenia, uma condição caracterizada pela redução do número de plaquetas no sangue.
Valores mais elevados de VPM caracterizam pacientes com IM e AI quando em comparação com aqueles com angina estável (AE) e dor torácica de origem não cardíaca. Além disso, elevado VPM tem sido reconhecido como fator de risco independente para AVC.
Os valores de VPM variaram de 6,8 a 14,0 fentolitros (fl). Esses valores foram estratificados em tercis, sendo o primeiro tercil de 6,8 a 10,0 fl, o segundo de 10,1 a 11,0 fl, e o terceiro de 11,1 a 14,0 fl. Foram considerados como VPM elevado os valores do tercil superior, ou seja, VPM > 11,0 fl.
Os resultados sinalizam que o VPM aumentado está relacionado à piora de eventos cerebrovasculares agudos, apesar de outros critérios clínicos. Uma correlação negativa pequena, porém importante, foi notada entre o VPM e a contagem média de plaquetas. O cálculo de plaquetas não foi associado à gravitação do avc.
Baseado neste fato, apesar do seu resultado estar dentro dos valores normais (7,5 a 11,5 fL), estudos recentes revelam que valores menores que 6.9 fL de MVP favorecem uma menor probabilidade do desenvolvimento de DAC, isto é, do paciente infartar.
O volume plaquetário médio (VPM) é um marcador da função plaquetária. Níveis elevados de VPM têm sido identificados como fatores de risco independentes para o IM em pacientes com doença cardíaca coronariana. No entanto, os valores biológico e prognóstico de níveis elevados de VPM ainda são controversos.
O VPM está geralmente aumentado quando há um aumento do “turnover” plaquetário (plaquetas são produzidas e destruídas rapidamente) e consequentemente existe um defeito e falha de produção.
O nível preocupante de plaquetas é de 50.000 células/ mm³ de sangue, pois aumenta o risco de sangramentos. Além disso, quando está abaixo de 10.000 células/ mm³ de sangue, é considerado muito grave, necessitando de tratamento imediato, pois pode colocar a vida em risco.
Os eritrócitos são considerados altos quando os valores estão acima de 5,4 milhões/µL, no homem e de 5,9 milhões de hemácias por µL de sangue em mulheres.
O VCM é um índice de tamanho da hemácia: Hemácias com VCM abaixo de 80 : são consideradas microcíticas, Valores acima de 95 : indicam macrocitose; O VCM é normal nas chamadas hemácias normocíticas. De maneira geral, as alterações no tamanho das hemácias são referidas como anisocitose (microcitose e macrocitose).
Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C. Já para abaixar o nível, o ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K e optar por aqueles possuam ômega-3, como sardinha, salmão e atum.
Pacientes que apresentam complicações no IM tem valor de VPM significamente maior. Desta forma o VPM > 10,0 fl após o IM está relacionado com o agravamento da forma clínica da doença cardíaca. Portanto o VPM como biomarcador visa a melhoria do prognóstico.
Os médicos irão tratar qualquer problema de saúde que tenha causado a contagem elevada de plaquetas. Quando esse problema melhorar, a contagem de plaquetas deve cair. É possível que os médicos administrem pequenas doses de aspirina para ajudar a aliviar os sintomas leves.
O volume corpuscular ou globular médio indica o tamanho médio das hemácias. A análise desse parâmetro deve ser feita em conjunto a outras análises do hemograma. ↓ Em caso de diminuição do VCM, pode haver um quadro de anemia por deficiência de ferro ou de origem genética.
Apesar dos reveses, os nossos resultados indicam que o VPM ainda pode ser um marcador útil na DAC crônica, já que a DAC menos grave pode ser antecipada em pacientes com um valor do VPM abaixo de 6.9 fL.
VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual) e descreve a oportunidade de estabelecer uma conexão de rede protegida ao usar redes públicas. As VPNs criptografam seu tráfego de Internet e disfarçam sua identidade online.
VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica, como por exemplo a anemia ferropriva; VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica, podendo ser indicativo de talassemia; VCM elevado: Significa anemia macrocítica, como a anemia megaloblástica, por exemplo.
Aumentos e diminuições podem indicar anormalidades com sangramento excessivo ou risco de coágulos. O volume plaquetário médio (MPV) é uma medida do tamanho médio das plaquetas. Plaquetas novas são maiores, e um aumento do MPV ocorre quando aumenta a produção de plaquetas.
Um MVP deve ser simples, mas não desleixado. Ele precisa ser funcional e entregar valor para o usuário. Isto porque, um produto inacabado ou que falha na entrega de sua principal proposta de valor pode prejudicar a percepção dos clientes e, consequentemente, o teste de mercado.
A cerimônia de entrega dos prêmios, nomeada NFL Honors, acontece no dia 6 de fevereiro em Nova Orleans, mesma sede do Super Bowl LIX. Como esperado, os quarterbacks Lamar Jackson, do Baltimore Ravens, e Josh Allen, do Buffalo Bills, lideram a lista de finalistas ao prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada.