Como identificar uma perífrase?

Perífrase verbal é o mesmo que locução verbal. Portanto, ela é composta por um verbo auxiliar e um verbo principal (no infinitivo, gerúndio ou particípio): Eduardo foi comprar refrigerantes. Dirce estava vendendo bolo de chocolate.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Como identificar a perífrase?

A perífrase é uma figura de linguagem. Caracteriza-se por fazer a substituição de poucos termos por muitas palavras. A perífrase não nomeia diretamente um ser, lugar ou objeto. A identificação acontece indiretamente por meio de uma expressão que se refere a características e atributos do ser, lugar ou objeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cursinhoparamedicina.com.br

Quando a perífrase indica uma pessoa?

Antonomásia ou perífrase

É quando ocorre a substituição de uma expressão por outra que a qualifique. Se o termo substituído for alguma coisa ou animal, teremos uma perífrase. Mas se for uma pessoa, estaremos diante da antonomásia: O rei dos animais está em extinção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual é a diferença entre perífrase e metonímia?

A perífrase distingue-se da metonímia, na medida em que esta procura uma expressão mais breve e condensada, enquanto a perífrase é mais analítica e, logo, mais longa. Não obstante, a perífrase poderá ser um tipo de sinédoque (e, logo, um tipo de metonímia).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Como saber se a frase é metonímia?

Muitas vezes, em uma metonímia, a frase não tem o sentido literal, uma vez que o termo usado está “no lugar” de outro. Por exemplo: “Eu já li Machado várias vezes”. No sentido literal, é impossível ler, de fato, uma pessoa. O que o autor da frase quer dizer é que leu as obras escritas por Machado de Assis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Figuras de Linguagem - Perífrase e Antonomásia [Professor Noslen] #professornoslen #carecadesaber

O que é uma antítese exemplo?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

O que é metonímia e dê exemplos?

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. No exemplo acima, a palavra “cabeças” representa o número de animais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é sinestesia exemplo?

A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Veja o exemplo: Julia tinha um cheiro doce característico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

O que é hiperbole exemplo?

Exemplos de hipérbole

“A comida demorou tanto que eu até morri de fome!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a fome tirou a vida da pessoa. “Eu corro mais rápido do que um carro!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a velocidade da pessoa é maior do que a de um carro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

O que é litote exemplo?

Uma litotes, também chamada litote ou lítotes, é uma figura de linguagem que combina, frequentemente num eufemismo, a ênfase retórica com a ironia, em geral sugerindo uma ideia pela negação do seu contrário. Um exemplo de litotes: dizer "não é dos melhores" por "é ruim"; ou "não ser dos mais bonitos" por "ser feio").
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como fazer uma perífrase?

A perífrase ou locução verbal é a junção de um verbo auxiliar ou modal a outro verbo principal para criar um novo sentido. O verbo auxiliar ou modal sempre vem flexionado de acordo com a pessoa, o tempo, o modo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.khanacademy.org

Como identificar o verbo principal e o auxiliar?

Formação dos tempos verbais compostos

Para estruturar uma locução verbal, a regra é simples: o verbo auxiliar deve aparecer conjugado de acordo com o tempo e o modo verbais convenientes, já o verbo principal deve aparecer em uma das três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio ou particípio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

O que foi o eufemismo?

Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é catacrese e dê exemplo?

Catacrese. A catacrese ocorre quando um termo impróprio é usado por não haver outro mais específico ou por perda do sentido original. Em outras palavras, é quando usamos um termo emprestado para nos referirmos a outa coisa que não possui um termo específico. Por exemplo: “Já estamos há quase um ano de quarentena”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em kumon.com.br

Qual a diferença entre perífrase e metonímia?

A perífrase é designada quando uma palavra, diferente do que acontece com a metonímia, é substituída por várias outras palavras. Igualmente sem mudar o sentido do texto. Espero ter ajudado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

O que é metonímia e seus exemplos?

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Qual das orações abaixo apresenta uma perífrase?

Resposta verificada por especialistas. Entre as orações do enunciado a única que apresenta uma perífrase (antonomásia) é a LETRA B: "Foi salvo pelo melhor amigo do homem." A perífrase trata-se de um recurso verbal no qual a ideia expressa poderia ter sido passada utilizando um menor número de palavras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

O que é sinestesia exemplos?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é pleonasmo figura de linguagem?

O pleonasmo se caracteriza por uma superabundância de palavras que expressam uma mesma ideia em uma frase. Isso acontece, por exemplo, em frases como: "subir para cima", "descer para baixo", "entrar para dentro". Quando digo que vou subir, é óbvio que é para cima, Isso não precisa ser repetido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.khanacademy.org